12 passos para revigorar a saúde






A maioria dos especialistas agora concorda que mudanças no estilo de vida – dieta balanceada, exercícios, controle de peso, ingestão moderada de álcool (ou até mesmo radicalizar, não beber nem socialmente), e não fumar- têm papel vital quando o assunto é manter-se saudável. Tais mudanças não apenas ajudam a aliviar as queixas mais comuns, incluindo dor nas costas e prisão de ventre, mas podem reduzir o risco de enfermidades como doenças cardíacas e câncer. Ainda assim, apesar da crescente consciência sobre a importância de se ter uma alimentação saudável, os hábitos alimentares inadequados permanecem. Pesquisas mostram que as pessoas falham em atingir os patamares recomendados de nutrientes-chave em suas dietas, e poucas consomem cinco porções de frutas e vegetais diariamente.

Nossa saúde também fica em risco quando estamos sob estresse: a pressão na vida doméstica ou no trabalho pode diminuir a eficácia do sistema imunológico. Mas, basta de noticias ruins…
A melhor forma de manter o carro funcionando é a conservação rotineira de suas peças; o mesmo se aplica ao seu corpo. Minha intenção ao escrever este artigo é ajudar você a manter o corpo em excelente condição. Você deve pensar que o seu destino será determinado pelos genes. Contudo, em 1984, uma pesquisa americana concluiu que o estilo de vida desempenha papel maior que os genes da saúde. A busca pela boa saúde deve ter como foco o que você faz por seu corpo agora. Desejo ajudar você a descobrir como se alimentar bem para se manter saudável.

Resultado de imagem para vida saudavel

Se você quer realmente melhorar sua saúde, é inevitável trilhar, como já dissemos anteriormente, os caminhos das mudanças e transformações em sua maneira de encarar a vida e sua forma contumaz de se alimentar. Entretanto não se desespere. Aqui estão 12 mudanças simples e diretas para você realizar em sua rotina diária que irão ajudá-lo a se manter em forma e saudável.
 ALIMENTE-SE BEM. VIVA BEM.

Uma dieta saudável, significa fazer escolhas certas.
Coma cinco porções de frutas e vegetais por dia.
Aumente o consumo de peixes, em especial os gordurosos,
e conheça a diferença entre a gordura boa (não saturada) e
a ruim (saturada).

 MANTENHA-SE ATIVO (A).

Manter-se fisicamente ativo pode ser a melhor atitude para proteger sua saúde. Apenas 20 minutos de exercícios diários -tarefas domésticas vigorosas contam- podem fazer toda a diferença.

 ATENÇÃO AO PESO.

Todos sabemos a que a obesidade pode causar sérios problemas à saúde e abreviar uma vida. Mas até mesmo 5 kg ou 10 kg extras podem impor um risco desnecessário, em especial se a maior parte estiver no abdome.

 CONHEÇA A SUA PRESSÃO ARTERIAL.

A pressão arterial alta pode não ser percebida. Verifica-la regularmente irá ajudá-lo a prevenir problemas cardiovasculares e renais. Quando for à uma consulta ao seu clínico geral, peças que ele verifique a sua pressão arterial. Um exame que leva segundos, mas pode salvar a sua vida.

 SEJA GENEROSO COM SUA ESTRUTURA ÓSSEA.

Com o objetivo de reduzir o risco de osteoporose (ossos frágeis, quebradiços), consuma bastante cálcio e vitamina D todos os dias, pare de fumar e faça exercícios de levantamento de peso.

 REDUZA OU EXCLUA O ÁLCOOL.

Um ou dois drinques consumidos por dia podem reduzir o risco de doenças cardíacas e de AVC, mas não comece a beber para obter esses benefícios. Exercício e dieta podem alcançar os mesmos resultados. Cuidado!

 CUIDADO COM OS REMÉDIOS.

Sabia que ingerir bebida alcoólica com analgésicos pode causar lesão no fígado? Que, um em quatro casos de impotência sexual pode ser resultado dos efeitos colaterais dos remédios? Que, à medida que envelhecemos, nos tornamos mais sensíveis aos medicamentos e podemos precisar de doses mais baixas? Não ignore assuntos relacionados aos remédios!

 DIGA NÃO AO CIGARRO.

Doenças cardíacas acidente vascular cerebral e câncer são as causas de, pelo menos, uma em cada duas mortes, e não há dúvidas de que o cigarro é o responsável por muitas delas. Se você ainda fuma e quer viver, então, pare antes de pensar em fazer qualquer outra coisa. Não importa quantas vezes você tentou parar antes. Da próxima vez, você poderá conseguir se tiver a ajuda necessária.

 DIRIJA COM ATENÇÃO.

Evite acidentes.
Obedeça os limites de velocidade.
Use cinto de segurança.
Fixe as crianças no banco de trás e
as pequenas às suas cadeirinhas.

 EVITE O ESTRESSE.

Talvez você esteja muito ocu
pado
 no trabalho, tenha filhos adolescentes que estão que estão passando pela fase de ‘contestação’, ou viva com pais que estão envelhecendo e precisam de cuidados. Ou os três. Estresse crônico pode agravar os riscos de doenças cardíacas câncer e até afetar a memória. Mas você pode aprender a controla-lo de forma eficaz.

 PRESERVE OS DENTES.

Doenças gengivais podem disseminar a infecção e afetar até o coração. Use o fio dental, escove os dentes e vá ao dentista duas vezes por ano.

 DURMA O SUFICIENTE.

Um sono profundo e tranquilo tem sido associado ao funcionamento do sistema imunológico e à saúde cardiovascular. Certifique-se de que você dorme o suficiente e que o seu sono é restaurador. Se for preciso, aprenda novas técnicas de relaxamento e as pratique na sua preparação para dormir.
Espero sinceramente que aproveite estas ‘dicas’, você sua família, e que sejam fonte de inspiração para uma vida melhor e mais saudável. Além do mais sugiro a suplementação alimentar como outra fonte de ingestão de micronutrientes orgânicos que não consegue obter numa dieta comum.

Saúde.





Postagem Anterior Próxima Postagem