Você conhece a Fundação Sara ?



A Fundação Sara nasceu da convivência que os pais, parentes e amigos da pequena Sara tiveram com a dor e a esperança durante a sua doença, 1996/1997.
O transplante muito caro fez com que amigos e colegas, empregados da Cemig, se unissem e promovessem a Campanha “Ajude a Salvar a Vida da Sara”. Formou-se uma corrente de amor numa demonstração de solidariedade jamais igualável. 
Apesar de todo o apoio, a pequena Sara acabou partindo para a casa do Senhor em 22/11/1997. 
Imediatamente após o falecimento da filha, os pais resolveram colocar em prática o sonho idealizado durante o tratamento da pequena Sara, pois passaram pela difícil experiência do tratamento fora de seu domicílio. Mas tiveram a bênção de contar com o apoio de amigos, tanto em Belo Horizonte como em São Paulo.

Munidos de fé e boa-vontade, Álvaro e Marlene sentiram que Deus colocava em suas mãos a missão de investir o que restou da Campanha em algo duradouro, que pudesse levar a outras crianças, como Sara, e outros pais, como eles, o apoio que tanto tiveram durante a árdua experiência de sofrimento da própria filha. Assim, em junho/1998 foi instituída, em Montes Claros – MG, a Fundação Sara Albuquerque Costa para receber e assistir crianças e adolescentes com câncer e seus acompanhantes.
Fundação Sara – Belo Horizonte/MG

Em 2009, a convite de alguns médicos e empresários de Belo Horizonte, iniciou-se o processo de análise da real necessidade e também de viabilidade da criação de uma filial na capital mineira. Após várias pesquisas e estudos, e, com a aprovação do Conselho Gestor, foi instituída a filial da entidade em Belo Horizonte e inaugurada em julho/2010, expandindo assim a sua assistência para todo o estado de Minas Gerais.

Assistência prestada pela Fundação Sara


A assistência da Fundação Sara consiste em: hospedagem, refeições, transporte para hospitais e laboratórios, atendimentos por profissionais do Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Nutrição, além de atividades de lazer, apoio na aquisição de medicamentos, cateteres, realização de exames, etc. Outras atividades são realizadas através de Programas que buscam concretizar a missão da instituição.

Toda terça-feira, Cauã Fernando da Silva, de 7 anos, sai de sua cidade, Senhora dos Remédios, na Zona da Mata, para se hospedar por três dias na Fundação Sara, no bairro São Lucas, onde se trata de leucemia. "Quando está aqui, ele se diverte e se esquece das dores da quimioterapia", diz a mãe, Maria das Dores. A casa que o acolhe foi fundada por Álvaro Costa e sua mulher, Marlene, que perderam a filha, Sara, vítima da doença. Em vez de sucumbirem à dor, eles resolveram ajudar famílias que têm de enfrentar o mesmo problema. A primeira unidade foi aberta em Montes Claros, onde moram. Em 2010, inauguraram a filial na capital. A fundação oferece hospedagem, cinco refeições diárias, transporte, atendimento psicológico e nutricional, medicamentos e realização de exames. Além de dinheiro, o casal aceita voluntários para cuidar das crianças. Motoristas para levá-las ao médico também são bem-vindos. 

Fonte:http://www.fundacaosara.org.br/index.php/home













Fundação Sara - Apoio à criança com câncer
Fundação Sara Montes Claros - Rua André Luiz, 415, Canelas II - CEP: 39.402-384 - Montes Claros/MG - Telefone: (38) 3214-5500 
Fundação Sara Belo Horizonte - Rua Pouso Alto, 285, São Lucas - CEP: 30.240-180 - Belo Horizonte/MG - Telefone: (31) 3284-7690
http://www.fundacaosara.org.br/index.php/home