Redirecione seu olhar


Dois homens olharam através das grades da prisão;
um viu a lama, o outro as estrelas.

Santo Agostinho



A frase acima, atri­buída a Santo Agos­ti­nho, pro­põe re­fle­tir­mos acerca de como li­da­mos com os pro­ble­mas, de­sa­fios e im­pre­vis­tos que apa­re­cem di­a­ri­a­mente.
As di­fi­cul­da­des que pas­sa­mos po­dem ser con­si­de­ra­das ver­da­dei­ras cor­ren­tes que nos apri­si­o­nam. Elas nos man­tém re­féns de uma re­a­li­dade de­sa­gra­dá­vel, que de­se­ja­mos mu­dar a todo custo.
Po­rém, é im­pos­sí­vel pen­sar em uma vida sem pro­ble­mas. Isso sim­ples­mente não existe. Como sa­be­mos, o pró­prio Je­sus foi de­sa­fi­ado inú­me­ras ve­zes, além de en­fren­tar mo­men­tos di­fí­ceis.
Ao longo da nossa vida co­nhe­ce­mos pes­soas que pas­sa­ram por si­tu­a­ções muito tris­tes: a perda de um fi­lho, uma do­ença grave, aci­den­tes ou ví­cios. Fe­liz­mente, mui­tas de­las con­se­guem su­pe­rar es­ses de­sa­fios e se­guem em frente.
Ou­tras, po­rém, se dei­xam le­var pelo de­sâ­nimo, o medo e a in­se­gu­rança, e não en­con­tram mo­tivo e força para su­pe­rar todo o mal que as ro­deia.
Eis aí o ponto cen­tral da frase de Santo Agos­ti­nho: To­dos pas­sam por mo­men­tos di­fí­ceis. Em al­guma parte da nossa his­tó­ria, ti­ve­mos (ou te­mos) a sen­sa­ção de es­tar­mos pre­sos em al­guma si­tu­a­ção. O se­gredo da su­pe­ra­ção é a forma como en­ca­ra­mos essa di­fi­cul­dade. En­quanto um vê a lama, o ou­tro en­xerga a es­trela, a luz.
Ser cris­tão não nos torna imu­nes aos pro­ble­mas. Ao mesmo tempo, po­de­mos con­tar com a mi­se­ri­cór­dia e pro­vi­dên­cia di­vina, que nos sus­ten­tam, ani­mam e nos fa­zem lu­tar. Ven­ce­mos al­gu­mas ba­ta­lhas e per­de­mos ou­tras, mas en­con­tra­mos em Cristo nossa ra­zão, ca­mi­nho e fim.
De­po­si­te­mos em Jesus a nossa esperança, vida e dificuldades. Que ao olhar­mos pela janela, en­xer­gue­mos as estrelas, na certeza de que a luz de Deus nos am­para e nos ilu­mina pelo ca­mi­nho. Amém!

Lí­gia Va­lezi da Silva