Exercícios de alongamento para idosos fazerem em casa

 



Os exercícios de alongamento para idosos são importantes  para a manutenção do bem-estar físico e emocional, além de ajudar aumentar a flexibilidade dos músculos e articulações, favorece a circulação sanguínea e faz com que seja mais fácil realizar algumas atividades diárias, como cozinhar, limpar e arrumar.


Além dos exercícios de alongamento, é importante também que o idoso realize atividades físicas, pois melhoram o bem-estar, aumentam a disposição, melhoram o condicionamento físico e o funcionamento do sistema imunológico e ajuda no combate de doenças. É importante que a atividade física seja iniciada após liberação do médico e seja feita sob orientação do fisioterapeuta ou do profissional de educação. Confira mais benefícios da atividade física para os idosos.


Indicamos aqui três exemplos simples de exercícios de alongamento para idosos, que podem ser feitos em casa:


Exercício 1



Deitado com a barriga para cima, dobrar uma das pernas e segurar em cima do joelho, mas com cuidado para não forçar a articulação. Manter a posição durante 30 segundos enquanto respira e depois repetir o exercício com a outra perna, ficando na posição pelo mesmo tempo.


Exercício 2



Sentado com as pernas juntas e esticadas à frente do corpo, esticar os braços e tentar encostar as mãos nos pés. É recomendado permanecer nesta posição durante 30 segundos e durante esse tempo, se possível, continuar tentando tocar nos pés.


Exercício 3



De pé, inclinar o corpo para lado para alongar a lateral do tronco e permanecer na posição por 30 segundos. Depois, inclinar o corpo para o outro lado e permanecer na mesma posição por também 30 segundos. É importante ter atenção à execução do movimento, de forma a tentar apenas movimentar o tronco e deixar o quadril estabilizado, pois caso contrário poderá haver compensação nas costas e no quadril, o que pode causar dor.


Estes exercícios de alongamento podem ser feitos em qualquer hora do dia e cada um deve ser repetido pelo menos 3 vezes ou de acordo com a recomendação do fisioterapeuta ou do instrutor, mas é importante também levar em consideração os limites do corpo para evitar lesões nos músculos ou articulações. A regularidade com que estes exercícios de alongamento são feitos também é importante para alcançar seus benefícios e, por isso, é recomendado fazer os exercícios, no mínimo, 3 vezes por semana. Confira outros exercícios que podem ser feitos em casa.


Além destes 3 exemplos você também pode fazer outros exercícios de alongamento como os que indicamos no vídeo a seguir para melhorar sua circulação sanguínea, mobilidade e bem-estar. Você pode fazer estes em poucos minutos e irá se sentir bem melhor:



Fonte: https://www.tuasaude.com/


Veja também:

Personal trainer Nancy Rubini dá dicas de exercícios aeróbicos dançantes para os idosos.













Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code