Coceira no corpo: 6 principais causas e o que fazer

 



A coceira no corpo surge quando alguma reação estimula terminações nervosas da pele, o que pode acontecer por diversos motivos, sendo que os principais incluem algum tipo de alergia ou irritação na pele, como por ressecamento, suor ou picada de inseto.


Entretanto, a coceira que não passa pode estar relacionada a doenças, que podem ser dermatológicas, infecciosas, metabólicas ou, até, psicológicas, como dermatite, micose, psoríase, dengue, Zika, diabetes ou ansiedade, por exemplo.


Dependendo da sua causa, a coceira por estar sozinha ou vir acompanhada de outros sintomas, como vermelhidão, caroços, manchas, bolhas ou feridas, e estas podem ser causadas por uma doença ou formadas pelo ato frequente de coçar. Para tratar, é importante descobrir e resolver a sua causa, mas o sintoma pode ser aliviado com um antialérgico ou com uma pomada hidratante ou anti-inflamatória, prescritos pelo clínico geral ou dermatologista.


Assim, algumas das principais causas de coceira e o que fazer em cada caso, incluem:


1. Reações alérgicas


Qualquer tipo de irritação na pele pode causar coceira, sendo comum que aconteça por uma alergia. Algumas das causas mais comuns incluem:

Calor ou suor excessivo;

Picada de inseto;

Tecidos, cosméticos, como sabonetes, cremes e xampus, ou produtos de limpeza;

Pelos de animais ou plantas;

Alimentos;

Reação alérgica a medicamentos;

Poeira ou ácaros de roupas, livros e estofados.

A alergia pode surgir em uma situação isolada ou pode surgir frequentemente em pessoas que têm tendências a ter alergias, e os episódios podem ser leves ou graves, podendo ser necessário o tratamento com dermatologista.

O que fazer: é necessário se afastar e evitar o contato com a substância que causa alergia. Em alguns casos, pode ser necessário o uso de medicamentos anti-alérgicos, como Dexclorfeniramina, Loratadina, Hidroxizine ou pomadas com corticoide, por exemplo. Saiba mais sobre como identificar e tratar a alergia na pele.


2. Ressecamento da pele

A pele ressecada, situação conhecida como xerose cutânea, é causada, principalmente, pelo uso excessivo de sabonetes ou por banhos muito quentes e demorados, o que causa coceira constante devido à irritação e descamação da pele. 

Outras causas deste ressecamento da pele podem incluir uso de certos remédios, como remédios para baixar o colesterol, opioides ou diuréticos, por exemplo, além de situações como desidratação, viver em regiões frias e com baixa umidade, e, até, certas doenças que podem causar alterações na queratinização da pele.

O que fazer: o tratamento envolve o uso de cremes hidratantes que contenham ceramidas, ácido glicólico, vitamina E ou ureia, por exemplo. Para aliviar os sintomas de forma mais imediata, também pode ser necessário o uso de medicamentos anti-alérgicos, como Loratadina ou Dexclorfeniramina. Confira a receita de um ótimo hidratante caseiro para a pele extra ressecada. 


3. Dermatites

A dermatite é uma doença inflamatória da pele, geralmente de causa genética ou auto-imune, em que há um processo alérgico crônico, que causa coceira constante e intensa, e pode estar acompanhada de outras alterações da pele. 

Algumas das formas mais comuns de dermatite incluem:

Dermatite atópica: mais comum nas dobras, acompanhada de vermelhidão, descamação ou inchaço na pele;

Dermatite seborreica: causa vermelhidão ou descamação da pele, especialmente no couro cabeludo, onde pode ser conhecida como caspa;

Dermatite de contato: provoca intensa coceira acompanhada de bolhas e vermelhidão, em locais da pele que estiveram em contato direto com uma substância irritante, como uma bijuteria ou cosmético, por exemplo;

Dermatite herpetiforme: causa reação inflamatória que forma pequenas bolhas na pele que coçam, semelhantes às lesões provocadas pelo herpes, sendo mais comum em pessoas portadoras de doença celíaca;

Psoríase: é uma doença crônica da pele que causa inflamação e hiper proliferação das células da sua camada mais superficial, provocando lesões descamativas.

Outros exemplos mais raros de alterações da pele, que causam coceira, incluem as dermatites luminar ou bolhosa, além de outras doenças dermatológicas como penfigoide bolhoso, a micose fungoide e o líquen plano, por exemplo.

Confira mais detalhes sobre os principais tipos de dermatite.

O que fazer: a pessoa portadora de uma dermatite deve ser acompanhada pelo dermatologista, que irá avaliar as características das lesões e orientar tratamentos de acordo com cada caso, que podem incluir cremes hidratantes à base de ureia, corticoides ou anti-alérgicos, por exemplo. 


4. Infecções da pele

Doenças infecciosas que atingem a pele, causadas por fungos, bactérias ou parasitas, costumam causar lesões e reações inflamatórias, o que provoca coceira. Algumas das infecções mais comuns são:

Micoses de pele: caracterizada presença de lesões arrendondadas, avermelhadas ou esbranquiçadas na pele causadas por alguns tipos de fungo, e alguns exemplos são Tinha, Onicomicose, Intertrigo e Pitiríase Versicolor;

Candidíase cutânea: infecção pelo fungo Cândida, e causa lesões avermelhadas e úmidas, mais comuns nas dobras do corpo, como debaixo dos seios, virilhas, axilas, unhas ou entre os dedos, apesar de poder surgir em qualquer local do corpo;

Escabiose: também conhecida como sarna, esta doença é causada pelo ácaro Sarcoptes Scabiei, que causa uma coceira intensa e caroços avermelhados, e é bastante contagiosa;

Herpes: a infecção pelo vírus da herpes causa vermelhidão e pequenas bolhas, que podem causar coceira ou ser dolorosas, sendo comuns nos lábios e na região genital;

Impetigo: infecção na pele causada por bactérias que causam pequenas feridas que contém pus e formam crostas.

Estas infecções podem ser transmitidas de uma pessoa para a outra, e costumam surgir em situações de higiene prejudicada ou quando há queda da imunidade.

O que fazer: o tratamento é orientado pelo médico, feito com remédios, geralmente pomadas, para eliminar o micro-organismo causador, com antifúngicos, como Nistatina ou Cetoconazol, antibióticos, como Neomicina ou Gentamicina, soluções de Permetrina ou Ivermectina para escabiose, e antivirais, como Aciclovir, para herpes. A coceira também pode ser aliviada com anti-alérgicos.

5. Doenças sistêmicas

Existem diversas doenças que atingem a corrente sanguínea e podem apresentar, como um dos sintomas, a coceira na pele. Algumas doenças que podem esta situação, são:

Infecções virais, como Dengue, Zika, catapora ou que causam alterações na circulação e imunidade, provocando coceira;

Doenças das vias biliares, causadas por doenças como Hepatite B e C, cirrose biliar primária, carcinoma de ductos biliares, cirrose alcoólica e hepatite autoimune, por exemplo;

Insuficiência renal crônica;

Neuropatias, causadas por diabetes, AVC ou esclerose múltipla, por exemplo;

Doenças endocrinológicas, como hipertireoidismo, diabetes ou mastocitose;

HIV, tanto devido à infecções da pele, como por alterações imunes que podem surgir;

Doenças hematológicas, como anemia, policitemia vera ou linfoma;

Câncer.

Estas doenças podem causar coceira com frequência e intensidade diferentes em cada pessoa.


O que fazer: nestes casos, o médico irá indicar o tratamento da doença principal, que pode estar causando o prurido. Enquanto isso, para controlar os sintomas, pode ser orientado o uso de medicamentos anti-alérgicos como Hidroxizine, para aliviar o desconforto.


6. Doenças psicológicas

A coceira de origem psicológica, também chamada de prurido psicogênico, é suspeitada quando não se consegue encontrar a causa da coceira mesmo após investigação médica detalhada e demorada, com exames e avaliações físicas. 

Este tipo de coceira pode surgir em pessoas que apresentam doenças como depressão, transtorno bipolar, ansiedade, distúrbio obsessivo-compulsivo, distúrbios alimentares, dependência de drogas ou distúrbios da personalidade, por exemplo. Algumas vezes, o sintoma é tão intenso, que a pessoa pode viver com lesões na pele causada pela coceira.

O que fazer: após confirmação de que não se trata de uma doença dermatológica ou sistêmica, pode ser necessário o acompanhamento como psiquiatra, que poderá indicar psicoterapia ou tratar a doença de base, com, por exemplo, o uso de ansiolíticos ou antidepressivos.


O que causa coceira na gravidez

Durante a gravidez, a gestante sofre alterações em seu corpo e naturalmente fica com a pele mais seca, o que pode provocar coceira.

Além disso, existem alguns problemas de pele que podem surgir ou agravar neste período, como o prurido gestacional, causado por alteração das vias biliares, ou outras dermatoses como urticárias, dermatose papular ou penfigóide gestacional, por exemplo.

Assim, caso a coceira seja persistente, e não alivie com a hidratação ou retirada de possíveis situações que possam causar alergia, como novos cosméticos ou produtos de limpeza, é recomendado se consultar com o obstetra ou dermatologista, para avaliar as possíveis causas e indicar o tratamento correto. 

Dermatologista



































































































































































Fonte:https://www.tuasaude.com/principais-causas-de-coceira-na-pele/




Postar um comentário

0 Comentários