Tem insônia? Descubra qual a melhor opção de chá para dormir



Usar plantas para tratar de problemas de saúde ou para promover bem-estar é um hábito muito antigo. Quem não tem aquela avó ou tia que sempre fala “toma um chazinho que melhora!”?

Porém, com a correria do dia-a-dia, muitas vezes nos esquecemos do poder que certas plantas têm, sobretudo no alívio do estresse. É o caso dos diversos tipos de chá que ajudam a dormir.

Eles agem no sistema nervoso, reduzindo a ansiedade e dando uma sensação de tranquilidade.

Quer saber quais os melhores tipos de chá para dormir? Continue lendo!

chá para dormir: conheça algumas opções

Camomila

                                 Benefícios do chá de camomila para a saúde - Tua Saúde

Não é à toa que ele é o mais conhecido chá para dormir, pois auxilia no relaxamento devido a seus compostos fenólicos, principalmente a apigenina, que tem efeito calmante.

Além disso, pode ajudar no controle da glicemia, na prevenção de resfriados e a aliviar dores de estômago e cólicas, atua como relaxante muscular e tem poder anti-inflamatório.

Melissa

                                          Erva cidreira: benefícios do chá e como fazer

Também conhecida como erva-cidreira, a melissa é uma das ervas mais eficazes para combater o nervosismo e a ansiedade, pois apresenta atividade sedativa, podendo auxiliar no relaxamento, no controle das emoções e induzir ao sono.

Também ajuda a aliviar enxaquecas cólicas menstruais e náuseas.

Maracujá

                          Maracujá. Razões para consumir esta fruta. - Na Medida Certa

O maracujá possui propriedades depressoras do Sistema Nervoso Central (SNC), aliviando sintomas de ansiedade e estimulando a sedação, melhorando a qualidade do sono. No entanto, as substâncias com ação calmante encontram-se principalmente nas folhas do maracujá.

Capim limão

                 Capim limão - Cymbopogon citratus - Flores e Folhagens

Também é conhecido como capim-cidreira e capim-santo e, como os outros chás para da dormir da lista, promove um efeito calmante, ajudando a induzir o sono e a combater a insônia e a ansiedade. Também pode aliviar a má digestão.

Mulungu

                           Chá de mulungu: para que serve e como preparar - Tua Saúde

É uma planta utilizada no tratamento de problemas como estresse, insônia, distúrbios de sono, ansiedade e depressão, pois ajuda a estabilizar o SNC e possui propriedades sedativas e calmantes.

Valeriana

             Sementes Valleriana Officinalis Erva Medicinal Valeriana - R$ 14 ...

O chá de valeriana não só atua no SNC promovendo relaxamento e diminuindo as tensões nervosas e musculares, mas atua também no sono de ondas lentas, que aumenta a sensação de sono reparador, melhorando assim a qualidade do sono.

Passiflora

                            Passiflora alata | Passiflora alata Curtis PASSIFLORACEAE Lo… | Flickr

É uma erva rica em flavonoides e alcaloides que atuam na regulação do tônus muscular e no relaxamento dos nervos. Também é muito utilizada na aromaterapia.

Erva-de-São-João

                         Hipérico - Erva de São João - Loja Sementes Caiçara

Trata-se de um anti-inflamatório natural, além de conter vitamina C, ajudando a dormir melhor e auxiliando no tratamento de depressão leve a moderada e de ansiedade.

A importância de um ritual noturno para o sono

Esses chás devem ser preparados pelo menos uma hora antes de você se deitar, e podem fazer parte de um ritual noturno que te auxiliará a ter uma melhor noite de sono.

O ideal é consumi-los sem açúcar ou adoçantes, mas caso você não esteja adaptado ao sabor natural, pode adicionar um pouco de mel ou melado de cana.

Outras dicas para melhorar a qualidade do seu sono incluem:

– Deixar o ambiente escuro, para estimular a produção de melatonina, hormônio ligado ao sono

– Procurar dormir sempre no mesmo horário, para que o corpo se habitue

– Deitar um pouco antes do horário de dormir, permitindo que o corpo relaxe

– Evitar fazer refeições muito pesadas, com excesso de gorduras e açúcar, logo antes de dormir

– Evitar o consumo de alimentos e bebidas estimulantes, como café, chá verde, chá preto, chá mate, bebidas energéticas e chocolate, próximo ao horário de dormir


Outra dica importante é buscar a orientação de um médico ou nutricionista antes de consumir os chás. Apesar dessas ervas serem naturais, muitas delas não podem ser consumidas por períodos muito longos, podendo causar danos à saúde.




                                



Postar um comentário

0 Comentários