Qual o melhor sabonete para o bebê?




É sabido que o pH da pele de recém- nascidos e de crianças pequenas é ácido. Por esse motivo, o produto ideal para higiene nessa faixa etária é justamente aquele cujo pH tenha leve acidez, em torno de 5,5. Isso já faz parte de recomendações de cuidados das Sociedades Brasileira de Pediatria e Dermatologia.
O problema é que a maioria dos rótulos de sabonetes voltados para os recém- nascidos e crianças, simplesmente não possuem essa informação. Desse modo fica realmente muito difícil escolher o melhor produto.
Recentemente foi lançado um artigo super interessante que avaliava justamente o pH dos sabonetes voltados para o público infantil. ”Critical assessment of the pH of children’s soap”, de 2015, publicado no Jornal de Pediatria da Sociedade Brasileira de Pediatria, trata de pesquisa em cerca de 90 sabonetes vendidos no Brasil. A pesquisa, dentre outras análises, avaliava, em laboratório, o pH de cada um desses sabonetes. Dessa avaliação, seguem algumas conclusões muito interessantes:
1- A maioria esmagadora dos sabonetes voltadas para o público infantil continham informações sobre o pH no rótulo.
2- Mesmo para aqueles produtos em que no rótulo encontravam-se informações como pH neutro, pH balanceado ou dermatologicamente testados, quando avaliados em laboratório, nem sempre tinham pH adequado para a pele infantil.
3- Sabonetes em barra, de uma forma geral, têm pH inadequado para a pele de bebês. Dos sabonetes testados, apenas 1 tinha pH < 8.
4- Dos sabonetes líquidos avaliados, todos tinham pH entre 5 e 7,9
5- A maioria dos sabonetes antibacterianos têm pH em torno de 11.  Eles não devem ser utilizados para o dia a dia. Usar por pequenos períodos, diante de situações específicas seria o ideal. (Peça orientação ao seu pediatra)
6- Produtos colocados como suaves nem sempre têm pH adequado para os recém- nascidos.

Afinal então, qual sabonete escolher para o meu bebê recém- nascido?

  • Verifique se o pH está disponível no rótulo: prefira produtos com o pH em torno de 5,5
  • Prefira sabonete líquido
  • Evite os sabonetes antibacterianos
  • Prefira os produtos sem perfume e sem cor: a pele sensível do seu bebê agradece
  • Sabonetes do tipo sindet são os melhores em estudos por limpar sem agredir a pele. O problema é o custo. Hoje existem poucas opções no mercado a um preço elevado.
Para quem tiver curiosidade, acesse o artigo na íntegra. Nele há uma tabela especificando o pH de cada um dos 90 sabonetes pesquisados.


Postar um comentário

0 Comentários