Amigos de Leilanina

3 de setembro de 2018

Veja dicas para evitar desperdício e economizar no dia a dia



Muitas famílias e amigos costumam se reunir aos domingos para um bom bate-papo, além de fazerem uma deliciosa refeição juntos. Em geral, acaba sobrando comida, pois às vezes os pratos são feitos em grandes quantidades e, consequentemente, são armazenados na geladeira.

Para não perdê-los, o interessante é usar a criatividade e reaproveitá-los. Para te dar uma ajudinha, a Pilar, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, dá várias dicas seguras para reduzir o desperdício em sua casa. Além disso, ensina uma receita que pode ser feita com o que sobrou do churrasco ou da carne de panela dominical: Espaguete com Carne e Legumes.

Então, veja e anote algumas informações importantes para armazenar o que sobrou.

ü  Os alimentos que não foram consumidos no almoço ou jantar devem ir à geladeira em potes limpos e bem fechados. Jamais guarde a comida na panela ou em vasilhas abertas;
ü  Pratos prontos como massas, arroz e feijão podem ser guardados por até três dias na geladeira, ainda que contenham frango ou carne já preparados. Pratos prontos à base de peixes ou frutos do mar, no entanto, devem ser consumidos no máximo um dia após o preparo;
ü  Carnes cruas, incluindo aves e peixes, perdem a validade em dois dias. Por isso, o melhor é congelar o que você não vai usar.
ü  As massas são muito versáteis para criar novos pratos a partir de sobras. Escolha sempre uma proteína (carne, peixe ou frango) e quantos vegetais quiser como milho, tomate, cenoura e abobrinha, para o prato ficar colorido e nutritivo, contanto com todos os grupos de alimentos que uma refeição completa deve ter.
ü  Ah! Não se esqueça de ordenar os produtos na geladeira: mais perecíveis, como queijos, laticínios e carnes, devem ser colocados na prateleira superior, que é mais gelada. Logo abaixo você pode guardar as comidinhas prontas, em potes tampados. Frutas e vegetais resistem bem na gaveta de legumes, mas devem ser lavados em água corrente antes de guardados. E, atenção: os ovos devem ser guardados na prateleira de perecíveis, não na porta do refrigerador, pois assim duram mais tempo.

 Viu como é fácil organizar o dia a dia?




Nenhum comentário:

Postar um comentário