9 coisas que a menstruação pode dizer sobre a sua saúde



A menstruação pode ser bastante incômoda para muitas mulheres. No entanto, é fundamental conhecer nosso ciclo e observar se os períodos menstruais são regulares e normais.
Nem todas as mulheres vivenciam problemas durante o ciclo. Algumas consideram a menstruação uma bênção, a preparação do seu corpo para o desejado momento de se tornarem mães.
É claro que, quando o sangramento vem, isso quer dizer que você ainda não está grávida, mas também pode revelar vários detalhes sobre a saúde do corpo, por isso é preciso prestar atenção e ficar alerta.
O período de sangramento dura entre 3 a 7 dias e as pílulas anticoncepcionais regulam o ciclo, o que afeta um pouco os hormônios e provoca mudanças no corpo que serão notáveis para as mulheres.
Por isso, você precisa conhecer as nove coisas que sua menstruação pode revelar sobre a sua saúde em geral.

1. Tendência ao câncer de mama

Muitos estudos revelaram que algumas das mulheres que tiveram sua primeira menstruação antes dos 12 anos são mais vulneráveis a sofrer com esta doença, sendo por isso necessário que tomem precauções e realizem consultas médicas regulares.

2. Risco de sofrer de doenças do coração

Se a menina menstruou antes dos 10 anos ou depois dos 17 anos, é provável que possa sofrer de diferentes doenças cardíacas. O ideal é consultar seu médico regularmente para evitar qualquer situação que possa se complicar, pois quanto antes for iniciado o tratamento, melhor.

3. Fluxo de sangue muito claro

Em geral esse tipo de fluxo não é um bom sinal, já que indica a possibilidade de síndrome do ovário policístico ou problemas da tireoide.

4. Menstruação atrasada


                   Resultado de imagem para 9 coisas que a menstruação pode dizer sobre a sua saúde



Caso sua menstruação não venha, isso não significa necessariamente que você está grávida. Também pode ser um sinal de que o corpo passa por algum desequilíbrio hormonal, como bulimia, anorexia, diabetes ou até obesidade.

5. Cólicas insuportáveis

                     Resultado de imagem para 9 coisas que a menstruação pode dizer sobre a sua saúde
O normal é sentir alguma dor ou incômodo na área inferior do abdômen durante a menstruação, mas se as dores forem fortes demais e incontroláveis, o melhor é ir imediatamente ao médico para ter mais segurança.

6. Fluxo extremamente abundante

A troca constante de absorventes devido a um fluxo intenso demais pode significar a existência de tumores nos ovários ou, possivelmente, um desequilíbrio hormonal. Também pode indicar problemas uterinos, que exijam até cirurgia em alguns casos.
Os anticoncepcionais poderiam regular o fluxo excessivo, mas apenas o médico poderá definir a dosagem adequada para seu caso ou o melhor tratamento a seguir.

7. Sangramentos antes ou após o período menstrual

Os anticoncepcionais podem fazer com que a sua menstruação se descontrole um pouco ou que o sangue “desça” alguns dias antes ou muito depois da data estimada. Mas, se não for esse o caso, deve-se consultar o médico para se assegurar de que não existe transtorno algum que esteja afetando o ritmo normal do período.

8. Odores estranhos

A menstruação pode ter um odor forte para algumas mulheres, mas se o odor é estranho ou insuportável, provavelmente existe alguma infecção afetando o útero. A menstruação saudável não tem mau cheiro algum.
O problema do mau odor pode ser causado também porque a mulher não pode ou se esquece de trocar o absorvente com a frequência necessária. Muitas vezes passa-se o dia inteiro com o mesmo absorvente, o que pode provocar não só mau cheiro, mas também infecções vaginais.

                          Resultado de imagem para 9 coisas que a menstruação pode dizer sobre a sua saúde

9. A cor poderia indicar doenças

Se a cor da menstruação estiver escura demais, isso poderia indicar a existência de alguma doença que afete diretamente o útero, ou poderia ser um sinal de aparição precoce de câncer do colo uterino.
São muitas as variáveis que poderiam indicar infecções ou doenças às quais o organismo poderia estar exposto. Por isso, é importante ser precavida e revisar as inconsistências que podem se apresentar durante a menstruação.
Assim, é possível prevenir doenças que afetariam de maneira significativa a saúde da mulher. Um ciclo menstrual saudável é um sinal de que seu corpo está bem.


Postar um comentário

0 Comentários