13 DICAS PARA MANTER UMA BARBA DE RESPEITO


1  Quero ficar barbudo, e agora?

                          
Deixar a barba crescer é uma escolha que envolve diversos fatores, principalmente o genético. Não adianta querer uma barba volumosa e fechada se os pelos não crescerem corretamente. Vale a pena procurar o dermatologista caso sua barba possua falhas para corrigi-las e, se os pelos crescerem uniformemente, você deve seguir à risca os conselhos a seguir.
                        
2 Evite coçar.
                                    Resultado de imagem para  barba
Assim que a sua barba começar a crescer, pode ser que ela comece a coçar. Resista à tentação, já que usar as unhas para aliviar a sensação pode ocasionar pelos encravados que, além de incomodar, atrapalham o crescimento dos fios. Usar os produtos pré e pós barba pode te proporcionar uma sensação de conforto por mais tempo, evitando esse incômodo.
                           
3  O barbear faz toda diferença.
Você já deve ter ouvido muito que fazer a barba no sentido contrário faz com que os pelos cresçam mais fortes e mais rápido. Muitos dizem que é mito, mas muitos também afirmam que funciona, e com os homens aqui da Men’s funcionou! A dica é umedecer bastante os pelos com água morna antes do barbear, pra que eles fiquem mais macios e maleáveis.
                                       
4  Quantas vezes devo aparar a barba?
                          Resultado de imagem para  barba
Isso depende de como a sua barba cresce e qual o tamanho de barba você quer atingir. Barbas curtas devem ser aparadas a cada duas semanas, mais ou menos, enquanto as longas podem ficar mais tempo sem esse corte, de três semanas a um mês. No começo, o ideal é que você vá duas ou três vezes a um barbeiro para moldar o desenho da barba até que ele esteja do jeito que você quer.


5  Não deixe a barba crescer descontroladamente.
                      
Deixar a barba longa é algo que demanda certo trabalho, não adianta deixá-la crescer descontroladamente até chegar no tamanho que você quer.  É preciso cuidar do desenho dos pelos regularmente. As laterais, por exemplo, costumam crescer muito mais rápido, por isso o ideal é aparar frequentemente com uma maquininha elétrica ou com uma tesourinha e pente para barba.
                              Resultado de imagem para negro com barba
6  Limpe bem a sua barba!
                                   Resultado de imagem para barba de lenhador
Não importa o tamanho, a barba suja fica com um aspecto horrível. Se você pensa que só aquela aguinha do banho já vai deixar a barba limpa, está muito enganado. A barba acumula muitas impurezas, por isso são necessários alguns cuidados específicos. Antigamente usávamos shampoos e condicionadores comuns, ou até mesmo um sabonete neutro para limparmos os pelos faciais. Hoje já contamos com produtos específicos para esse tipo de pelo que costuma ser mais grosso e ressecado. Os shampoos para barba ajudam a remover completamente as impurezas acumuladas durante o dia, deixando a barba limpa, hidratada e prevenindo que os pelos fiquem cheios de frizz e desarrumados.
                     Resultado de imagem para barba
7 – Apesar de todos os cuidados, minha barba continua com os pelos rebeldes. O que posso fazer para controlá-los?
                                
É normal que mesmo com o uso do shampoo para a barba, os pelos não fiquem completamente controlados no desenho que você escolheu. O uso regular de uma loção para a barba pode ser uma ótima solução.

                                   Resultado de imagem para barba
8 – Nada de deixar o bigode caindo na boca.
8
O bigode é uma das partes mais importantes na hora de cuidar da barba. Por ficar muito perto da boca, é a região que mais acumula sujeira durante o dia todo. Por isso, fique atento para  não deixar os fios caídos sobre a boca. Para isso não acontecer, basta aparar o bigode regularmente e penteá-lo para que ele fique no lugar durante o dia. Outra saída é usar uma cera para bigode, para fixar o bicho no lugar.
9  Posso modelar a minha barba?

Assim como os cabelos, as barbas agora podem ser modeladas. Para isso, conte com um pente para a barba e uma cera para bigodes (que pode ser usada em toda a barba). Esse é um visual mais ousado, mas, se bem desenhado, o resultado fica muito moderno e elegante.
10  Use um óleo para barba.
                              
Os pelos ficam em contato com a poluição, sol, vento, comida… Por isso, costumam ficar danificados e ressecados com o tempo. O uso de um óleo para a barba diariamente ajuda a repor os nutrientes dos fios, garantindo que a barba fique hidratada e com aparência saudável. Mas, cuidado: não passe o óleo na raiz dos fios. Isso pode deixar a pele oleosa e colaborar no surgimento de espinhas.

11  Barba envelhece?
               Resultado de imagem para barba
Ah, sabe aquela história de que barba envelhece? Pois é, ela pode até te deixar com uma aparência mais madura, mas preserva sua juventude facial por mais tempo. A presença dos pelos no rosto faz com que essa região fique mais bem protegida do vento e a pele fique hidratada por mais tempo.
12  Uma barba longa faz bem à saúde!
                                 Resultado de imagem para barba
Os bigodes são ótimas barreiras de proteção contra bactérias que estão no ar que podem acabar causando a asma. Se você for adepto da barba longa que cobre até o pescoço, aqueles ataques chatos de tosse provocados por inflamações na garganta não serão mais tão incômodos assim, pois podem durar menos tempo já que a barba mantém essa região bem aquecida.
13  Não, a sua barba não tem coliformes fecais.
                    Resultado de imagem para barba
Ao contrário do que disseram alguns estudos divulgados há algum tempo, sua barba não é tão suja quanto uma privada. A barba contém sim sujeiras e acúmulo de resíduos, assim como seu computador, smartphone, etc. Como dissemos anteriormente, a barba fica em contato com a poluição e agressões externas, mas basta ter o mínimo de higiene que vai ficar tudo bem!



Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code