Dicas para uma boa Interpretação de Texto



A interpretação é uma habilidade que aprendemos com o estudo da língua portuguesa, que pode ajudar bastante nas mais variadas disciplinas. Por exemplo: um problema matemático requer uma leitura minuciosa antes de partirmos para sua resolução; portanto, é preciso saber interpretá-lo para chegarmos ao resultado exato. O mesmo acontece quando é necessário interpretarmos enunciados da História, da Física, da Geografia, Biologia etc.
O analfabetismo funcional é um problema que está intimamente associado à dificuldade de interpretar textos. São chamados de analfabetos funcionais os indivíduos que, embora saibam reconhecer letras e números, são incapazes de compreender textos simples, bem como realizar operações matemáticas mais elaboradas. No Brasil, conforme pesquisa feita pelo Instituto Pró-Livro, 50% dos entrevistados declararam não ler livros por não conseguirem compreender seu conteúdo, embora sejam tecnicamente alfabetizados.
O mundo moderno nos cobra inúmeras competências e habilidades, entre elas a proficiência linguística, seja escrita ou oral. Para uma interpretação eficiente, vários elementos estão envolvidos. Confira quatro dicas:
  1. Sempre leia com um dicionário por perto

Para compreender bem, é necessário ter uma bagagem de leitura que nos possibilite construir links e fazer inferências. Você deve começar agora mesmo a estimular o hábito da leitura e, enquanto lê, tenha sempre um bom dicionário por perto, pois quando surgir aquela palavra esquisita, você poderá conferir seu significado imediatamente. Além disso, você poderá anotá-la e introduzi-la em seu vocabulário. Que tal?
  1. Construa paráfrases

A paráfrase é um texto que procura tornar mais claro e objetivo aquilo que se disse em outro texto. Portanto, é sempre a reescritura de um texto já existente, uma espécie de ‘tradução’ dentro da própria língua. Esse é um procedimento que pode ajudar bastante na interpretação de textos, uma vez que você explicará, com suas próprias palavras, o que determinado autor escreveu. Existem vários tipos de paráfrases, entre eles a paráfrase-resumo, a paráfrase-resenha e a paráfrase-esquema. Escolha aquela que melhor se adapta as suas necessidades e mãos à obra.
  1. Sempre que possível, prefira livros, jornais e revistas impressos

Ler no papel é um procedimento que interfere positivamente para a interpretação de textos. Está cientificamente comprovado que, pessoas que preferem as plataformas digitais na hora da leitura têm pior desempenho quando o assunto é interpretar, isso quando comparadas a leitores que preferem o bom e velho papel. Sempre que possível, faça anotações, já que também ficou comprovado que quem faz anotações à mão consegue assimilar melhor o que estuda.
  1. Leia devagar

Você já sabe que a pressa é inimiga da perfeição, não é mesmo? Portanto, nada de ler apressadamente, erro que prejudica a compreensão textual. Reserve um tempo de seu dia para ler devagar, longe de estímulos que possam afetar a sua concentração, entre eles, os diversos suportes digitais.
Fique longe das distrações tecnológicas e ajude seu cérebro a recuperar a capacidade de fazer uma leitura linear, recurso utilizado nos textos impressos. A leitura lenta favorece não apenas a interpretação de texto: ela também pode ser um ótimo exercício para desacelerar a mente e melhorar a capacidade de concentração.

                                                                        Luana Alves
                                                                Graduada em Letras