Conheça a Chapada dos Veadeiros


A Chapada dos Veadeiros é formada por três cidades, onde estão os principais passeios da região. A dica é reservar pelo menos 5 dias para conhecer tudo. Caso não tenha disponibilidade, selecione os passeios que mais quer conhecer e trace a rota. Por estarem distantes uns dos outros - algumas cachoeiras costumam ficar mais de 30 km afastadas da cidade, ou seja, não é possível fazer tudo rápido e no mesmo dia. Tempo e planejamento são essenciais para quem vai visitar o destino. 

Alto Paraíso de Goiás, 229 km de Brasília


A porta de entrada para a Chapada dos Veadeiros é Alto Paraíso de Goiás e é geralmente a principal escolha dos turistas para fazer a base e começar a explorar a região. Por lá, encontramos uma boa estrutura com opções de pousadas, restaurantes e caixas eletrônicos. Uma boa pedida para quem quer tranquilidade, já que não possui uma vida noturna agitada. Os principais passeios da cidade são: Cataratas dos Couros, Cachoeira das Loquinhas, Cachoeiras do rio Macaquinhos, Cachoeira dos Anjos e povoado do Moinho.

Cavalcante, 308 km de Brasília


Menor que a cidade anterior, Cavalcante é uma vila charmosa onde encontramos pousadas, restaurantes e caixas eletrônicos. O diferencial de lá é que, aos finais de semana, costuma rolar uma feira de artesanato e música ao vivo. Os atrativos naturais da cidade são: Cachoeira da Capivara, Cachoeira Santa Bárbara e Cachoeira Rio da Prata.

São Jorge, 265 km de Brasília


Com cerca de 600 habitantes, a cidade de São Jorge - colada com Alto Paraíso - é outra opção de hospedagem que os visitantes costumam escolher. Além de toda infraestrutura que encontramos nas outras cidades, São Jorge abriga a principal atração da Chapada: o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros. Outros passeios são o Vale da Lua e o Encontro das Águas.

Passeios imperdíveis na região 



Cachoeira Loquinhas, Alto Paraíso 



© Fornecido por Editora Dansville do Brasil Ltda


A Cachoeira Loquinhas é a que fica mais próxima a Alto Paraíso e uma das únicas onde é possível alcançar por trilha. O fácil acesso e sua boa estrutura não tiram a beleza de um dos lugares mais visitados da Chapada. Com águas cristalinas em tom esverdeado, é impossível não se apaixonar pela cachoeira. Um banho refrescante em seus poços já é motivo o suficiente para visitar esse lugar. Pra andar por lá não tem segredo: o mesmo caminho leva a duas cachoeiras - a Loquinhas e a Violeta, com seis poços de mergulho. O trajeto é feito em chão de madeira e com cordas de segurança e paga-se R$ 20 para entrar. 

Cataratas dos Couros, Alto Paraíso



© Fornecido por Editora Dansville do Brasil Ltda

No sentido Brasília, a Cataratas dos Couros é outro passeio imperdível para quem passa por Alto Paraíso. O local é um dos poucos onde o acesso é gratuito e não exige a presença de um guia turístico, mas indica-se a contratação do serviço para saber chegar ao local, já que passa por vários quilômetros de estrada de terra onde não existe nenhuma sinalização. Chegando ao local, encontram-se enormes quedas d'água de uma beleza sem igual: dependendo da época do ano em que se visita, a quantidade de água é tão grande que se assemelha a Foz do Iguaçu - só que bem menor, né? Alguns pontos são mais tranquilos e revelam piscinas naturais de águas sossegadas e cristalinas. 

Cachoeira Santa Bárbara, Cavalcanti



© Fornecido por Editora Dansville do Brasil Ltda
Uma das cachoeiras mais bonitas da Chapada dos Veadeiros - e do Brasil - é a Cachoeira Santa Bárbara. Não é à toa que a atração é uma das mais procuradas pelos turistas que gostam de uma boa trilha e de conhecer lugares absurdamente bonitos. Chegar até esse paraíso natural não é fácil, mas todo esforço vale a pena ao mergulhar em suas águas turquesas. Para chegar até Santa Bárbara, é preciso percorrer 25 km até a comunidade Kalunga Engenho II (maior reserva de quilombolas do Brasil) e ir até o CAT (Centro de Atendimento ao Turista) para contratar um guia que vai te levar até o local. Da comunidade até a cachoeira são mais 6 km de distância, onde 5 km são feitos a pé em uma trilha de dificuldade média. 

Vale da Lua, São Jorge



© Fornecido por Editora Dansville do Brasil Ltda
O Vale da Lua certamente é um dos destinos mais misteriosos e diferentes da Chapada dos Veadeiros. Isso porque o atrativo abriga várias formações rochosas que foram esculpidas por milhares de anos pela força das águas do Rio São Miguel. As crateras de cores acinzentadas fazem lembrar o território lunar com grandes círculos assimétricos. A trilha curta para chegar ao local por si só já vale a pena: piscinas naturais e outras formações exóticas são apresentadas ao turista.

Parque Nacional Chapada dos Veadeiros, São Jorge



© Fornecido por Editora Dansville do Brasil Ltda
Reconhecido como Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, o Parque Nacional Chapada dos Veadeiros é o lugar perfeito para quem ama natureza e atrações naturais. Recheado de trilhas das mais diversas intensidades, com cachoeiras, mirantes e paisagens impecáveis, o local costuma atrair quem ama caminhar em meio à natureza e se deparar com atrativos naturais. O parque tem entrada gratuita e, por lá, é possível contratar guias turísticos por um valor a combinar, embora existam algumas trilhas que podem ser percorridas sem a presença deles.



A melhor época para visitar a Chapada dos Veadeiros é durante a seca, período em que as chances de chuva são bem menores, o que significa que vai dar para percorrer as trilhas e conhecer as cachoeiras sem preocupações. Por isso, a dica é ir durante os meses de maio a setembro
As atrações da Chapada dos Veadeiros estão espalhadas por três cidades da região: Alto Paraíso de Goiás (229 km de Brasília), São Jorge (265 km de Brasília) e Cavalcante (308 km da capital federal). Seja qual for sua escolha, qualquer uma dessas cidades oferece uma boa infraestrutura com opções de hotéis e agências de turismo. Provavelmente você vai precisar se deslocar de uma cidade para a outra se quiser conhecer os principais passeios da região, por isso, vale a pena conferir os melhores preços de pousadas e ver qual o melhor custo-benefício para você. 






Seguro viagem geral 120x600