Aprenda a vencer com a história de Jó


A Bíblia diz que  foi um dos homens mais ricos do seu tempo. Ele era temente a Deus e odiava o mal. Entretanto, um dia a vida de Jó desmoronou. Ele perdeu todas riquezas que havia conquistado, os filhos, sua saúde e foi traído pela mulher. Ela disse que ele amaldiçoasse o Senhor e morresse. Se isso não bastasse, quatro de seus amigos vieram e se assentaram ao redor dele para acusá-lo de ter estragado tudo.
Durante sete dias, aqueles amigos se sentaram lá, não dizendo uma palavra, apenas olhando para ele com um olhar acusador. Jó ficou ali sentado, ouvindo palavras duras, pois aqueles homens só sabiam dizer que ele era culpado e que tinha falhado diante de Deus. Queriam que ele confessasse os pecados que causaram tanta destruição. Seus longos discursos afirmavam que ele não era o homem justo que dizia ser.
O que Jó fez com tudo isso? Ele tinha de decidir como encararia aquela situação terrível. Jó não podia negar as más notícias pois tudo o que ele valorizava na vida havia se perdido, mas, naquele momento, ele firmou o seu coração e decidiu que não acusaria Deus, nem sentiria pena de si mesmo. Ele simplesmente declarou em alta voz: "Saí nu do ventre da minha mãe, e nu partirei. O Senhor o deu, o Senhor o levou; louvado seja o nome do Senhor". (Jó 1:21). Em seguida a Bíblia diz que "em tudo isso Jó não pecou nem de nada culpou a Deus". (Jó 1:22)
Jó sabia que a coisa mais importante na vida era a presença de Deus e por isso ele escolheu glorificar o nome do Senhor na sua solidão dolorosa. Quando sua mulher disse para ele amaldiçoar o Deus Altíssimo e morrer, Jó disse: "Não, obrigado. Vou adorar a Deus e viverei para anunciar as Suas maravilhas! Eu ainda tenho a Sua presença! Posso ter perdido tudo, mas a minha fé ninguém pode roubar de mim. Não entendo porque tudo isso está acontecendo, mas sei que Ele está comigo".  A Bíblia finaliza a história de Jó, contando que Deus restaurou duas vezes mais do que ele tinha no princípio!
E você? O que você perdeu? Você está na mesma situação de Jó? Mesmo com todas suas aflições, você ainda acredita que Deus está na sua história? Ou você tem culpado Ele pelo seu sofrimento? Quero te encorajar a fazer como Jó e glorificar a Deus, pois Ele está com você na sua dor e pode transformar o seu pranto em alegria novamente. Ele deseja te dar um lugar seguro para habitar na Sua presença todos os dias. Você não está só e por isso não deve temer quando vierem os ataques do inimigo.
Você sente que pecou de forma vergonhosa e agora pensa que não existe mais futuro? Saiba que se você enfrentar o fracasso pessoalmente, você também vai desfrutar da vitória pessoalmente. Para isso, você precisa entregar a Deus toda a sua vida. Você não pode voltar atrás para começar de novo, mas pode recomeçar e fazer um final completamente novo. Hoje, é o primeiro dia do resto de sua vida!
Ficou bem claro para todos nós que Deus era realmente o Senhor de Jó. Na adversidade mais cruel, Jó O honrou como seu Deus. Ele preferiu glorificar o Nome do Senhor, do que ficar reclamando da vida e amaldiçoando tudo. Essa é a chave para vencer o medo do futuro ou qualquer outro medo. Deus pega o que o mundo diz que é inútil, que não presta e revela o Seu grande poder na vida de pessoas “pequenas” e “falhas” como você, mas para isso, Ele precisa ser o Senhor da sua vida. Muitas pessoas querem que Deus perdoe os seus pecados, apague suas culpas, e as deixe desfrutar da liberdade. Mas depois disso, tratam Deus como se Ele fosse só um detalhe, um amuleto, e não um Senhor.
É o que muitos cristãos fazem com Jesus. Eles vão à igreja um dia por semana e ficam animados com a presença do Senhor. Depois, vivem o restante da semana sem pensar Nele. Então, Jesus diz: "Você não fala Comigo. Não me ouve. Não lê a Minha Palavra. Eu quero ser o Seu Senhor na segunda, terça, quarta, quinta, sexta e no sábado também, mas você não quer, e por isso sofre tanto. Mas se você entregar sua vida a Mim, você verá o que farei com ela. Tenho planos muito maiores e melhores do que os seus!"