Como preparar o soro caseiro



O soro caseiro é feito misturando 1 litro de água, 3,5g sal e 20g de açúcar e serve para combater a desidratação causada por vômitos ou diarreia, e pode ser usado até mesmo por bebês e animais domésticos.
No entanto, o soro caseiro não deve ser dado a bebês que ainda mamam exclusivamente no peito, neste caso o mais indicado é continuar dando somente o peito para manter o bebê hidratado.

Resultado de imagem para soro caseiro

Como fazer o soro caseiro

Existem 2 formas diferentes de preparar o soro caseiro e ao prepará-lo deve-se ter muito cuidado e seguir rigorosamente uma das receitas que indicamos abaixo, porque um erro na preparação pode causar convulsões nas crianças desidratadas.
Receita de soro caseiro usando colher de sopa
  • 1 litro de água filtrada, fervida ou mineral engarrafada
  • 1 colher de sopa bem cheia de açúcar ou 2 colheres rasas de açúcar (20 g)
  • 1 colher de café de sal (3,5 g)
Receita para 1 copo de 200 ml de soro caseiro
  • 2 medidas rasas de açúcar, do lado maior da colher padrão
  • 1 medida rasa de sal, do lado menor da colher padrão
  • 1 copo (200 ml) de água filtrada, fervida ou mineral engarrafada
Receita de 1 L de soro caseiro com colher de sopaReceita de 1 L de soro caseiro com colher de sopa
Receita para 1 copo de 200 ml de soro caseiroReceita para 1 copo de 200 ml de soro caseiro
Essa colher padrão é da UNICEF e é fornecida em qualquer posto de saúde ou na farmácia popular, gratuitamente.
Modo de preparo do soro caseiro:
Misturar todos os ingredientes e beber pequenos goles várias vezes ao dia, de preferência na mesma proporção de líquidos perdidos através do vômito ou da diarreia. Ao provar o soro caseiro, este não deve ser mais salgado que uma lágrima, por exemplo.
A durabilidade desse soro caseiro é de, no máximo, 24 horas e se for necessário tomar o soro por mais dias, deve ser preparada uma nova receita a cada dia.
Resultado de imagem para soro caseiro

Para que serve o soro caseiro

O soro caseiro serve para combater a desidratação porque ele repõe a água e os sais minerais perdidos vômitos e diarreias, comuns na gastroenterite e na dengue, por exemplo. O soro caseiro é indicado para todas as idades e pode, inclusive, ser utilizado em cães e gatos, quando houver necessidade.
Diabéticos não devem tomar o soro caseiro e procurar auxílio médico, assim como aqueles que estão em desidratação grave. É importante esclarecer que a toma do soro caseiro não vai parar o vômito e a diarreia, sendo útil somente para repor os líquidos e sais minerais perdidos e por isso é importante seguir todas as orientações do médico para controlar a diarreia e o vômito.

Como tomar o soro caseiro

Deve-se tomar o soro caseiro no mesmo dia do seu preparo em pequenos goles ao longo do dia. Em caso de vômito ou diarreia deve-se observar a quantidade de líquidos perdidas e tomar o soro caseiro na mesma proporção após cada episódio de vômito ou diarreia.
Não se deve tomar mais de meio copo de soro de uma só vez e bebês e crianças podem tomar o soro em colheres.
Apesar de ser muito simples de fazer o soro em casa, existe também à venda nas farmácias um pacotinho chamado Sais para Reidratação Oral que contém sal e glicose na dose exata para misturar em 1 litro de água mineral ou o soro para beber já pronto para dar ficar mais fácil de tomar, que é a melhor alternativa quando a qualidade da água é duvidosa para fazer o soro em casa ou quando se vai viajar com crianças pequenas.




Quando ir ao médico

Quando a diarreia e vômito se mantém por mais de 24 horas é importante ir ao médico para identificar a causa e adequar o tratamento, que em alguns casos pode ser feito com antibióticos. Não é recomendado tomar remédios sem orientação médica porque pode ser prejudicial à saúde.