COMO FAZER TINTA CASEIRA (E COMESTÍVEL)


Fazer atividades com tinta é muito gostoso! Além de estimular a imaginação, coordenação motora, criatividade, por exemplo, é uma atividade muito divertida e livre, eles ficam ali deixando a imaginação mandar, se divertindo, se lambuzando, sem alguém dizendo o que devem fazer, acho que por isso eu gosto tanto.
E mais divertido ainda quando a tinta é feita em casa, sem ter problemas, caso a criança leve a mão na boca. Como eu tenho uma pequena aqui ainda, fazer a tinta é uma opção boa para o bolso e mais segura que as tintas industrializadas.
Veja a receita e o passo a passo de como fazer tinta caseira, é bem fácil e rápido:
Tinta de Neve
1 xícara de farinha de trigo
1 xícara de sal
1 xícara de água
Misture tudo, e acrescente gotas de corante alimentício. Aqui eu fiz em três cores, mas depois misturei os corantes e saíram mais algumas.
Eu optei por essa receita, porque é rapidinha, e não corria o risco da Isadora ficar comendo, porque mesmo ela sendo comestível, não tem um gosto muito bom.
IMG_8838IMG_8838
Mas futucando na net descobri outras opções:
Tinta de Gelatina
pó para gelatina
água
Coloque uma quantidade pequena de água e vá acrescentando o pó da gelatina até obter a consistência de tinta. Essa tinta, além de boa para brincar, é gostosa de se lambuzar.
Tinta de Farinha
farinha de trigo
água
corante alimentício
Misture 1 xícara de farinha e 3 xícaras de água em uma panela e deixe ferver até que a mistura esteja no ponto de tinta. Acrescente o corante e deixe esfriar. Ela mantém a textura depois de seca.
Tinta Caseira de Maizena
amido de milho (maizena)
água
Em uma xícara com água bem quente, coloque 4 colheres de amido de milho, três colheres de água e mexa bem. Quando a mistura esfriar, acrescente corante para alimentos e coloque na geladeira.