Como tirar tinta de caneta da parede?

 


No ano em que o ensino remoto virou uma realidade das famílias brasileiras, muitas pessoas descobriram pequenos artistas em casa. Porém, não só os cadernos foram alvo dos mini Van Goghs e Frida Kahlos.

Em muitos lares, a parede virou uma verdadeira tela de pintura. Se esse foi o seu caso, não se preocupe. Tem como tirar tinta de caneta da parede de forma simples, e nós vamos te ensinar o passo a passo correto.

Tanto para fãs de receitinhas caseiras, quanto para quem prefere a praticidade dos produtos de limpeza, existe uma solução. Além disso, cada tipo de rabisco exige um cuidado.

Continue a leitura e descubra como limpar a parede, para expor a arte das crianças onde merecem: em belas molduras!

Como tirar tinta de caneta da parede?

Para tirar tinta de caneta da parede espalhe um produto, que pode ser sabão, pasta de dente ou limpador multiuso, na parte amarela de uma esponja umedecida e esfregue na parte manchada da parede. Repita o processo até a tinta da caneta sair. Depois, retire o excesso de produto com um pano limpo umedecido.

No entanto, como existem diferentes soluções, e a escolha vai depender da cor da tinta da sua superfície, também listamos a seguir como limpar tinta de caneta da parede usando produtos diferentes.

No entanto, vale a dica! Antes de aplicar qualquer produto, teste em algum cantinho da parede, para ter certeza de que ela resistirá à aplicação.



Como limpar lápis de cor da parede com sabão

Para limpar o lápis de cor na parede com sabão, basta colocar o produto em um pano limpo e aplicar pela superfície rabiscada. No entanto, esse método é mais adequado para quem tem tinta de parede branca.

Isso porque a química pode retirar tintas coloridas, ou deixar um aspecto esbranquiçado. Vale a pena experimentar em algum cantinho, antes de aplicar no local por completo.

Como limpar lápis de cor da parede com limpador multiuso

Para limpar o lápis de cor na parede com limpadores multiuso, aplique o produto em um pano limpo e seco e aplique na parede. Aguarde o tempo recomendado em cada embalagem e retire o produto com um pano úmido.

Como limpar lápis de cor da parede com pasta de dente branca

Para limpar o lápis da parede com pasta de dente, aplique o produto diretamente nos riscos com uma esponja úmida (apenas a parte amarela). Depois, esfregue e retire o excesso de pasta, com um pano umedecido.

Como limpar lápis de cor da parede com sabão de coco

Para limpar o lápis de parede com sabão de coco, basta friccionar a barra de sabão no local riscado e aguardar um minuto. Em seguida, esfregue em movimentos circulares, com o lado amarelo da esponja, para não arranhar.

Como o produto é natural, talvez precise de um pouco mais de força para sair tudo. Retire o excesso, com um pano umedecido.

O sabão de coco é uma solução leve e, portanto, recomendada para paredes coloridas. Além disso, ele causa menos impactos ambientais, em comparação com produtos de limpeza químicos ou detergentes.

Sem contar que, como sua composição não agride a pele das crianças, vale limpar juntos, como uma experiência divertida e de aprendizagem. Os pequenos vão refletir, antes de fazer arte mais uma vez.

Após o filho danadinho da Bianca Arcangeli fazer arte na parede da casa, ela testou todas as soluções acima. Confira sua experiência completa:



Melhores produtos para tirar tinta de caneta ou canetinha da parede

As canetas e canetinhas podem se tornar grandes vilãs, quando deixam de ser usadas no caderno e acabam na parede da casa. Porém, existem soluções para resolver esse problema de forma prática e fácil.

Confira os melhores produtos para te ajudar nessa missão:

• Álcool

• Pasta de dente branca

• Bicarbonato de sódio com detergente

Álcool

Para remover tinta de canetinhas, o álcool pode ser um bom aliado. Basta esfregar um pano de microfibra com o produto. Porém, também tome cuidado com as paredes coloridas, já que a química pode retirar ou desgastar a tinta.

Faça um teste antes e, quando for pintar uma parede da casa com as crianças, opte sempre por tintas laváveis.

As canetas esferográficas também podem ser retiradas com álcool. Coloque um pouco do produto em um algodão ou cotonete e pressione no local exato do risco. O processo é mais lento, mas vale a pena! Atenção para não deixar o álcool escorrer pela parede e deixar manchas da tinta na superfície.

Quanto mais rápida for feita a limpeza, mais eficiente será. Viu que a criança riscou a parede? Corra para pegar o álcool!

Pasta de dente branca

Dentistas que nos perdoem, mas a pasta de dente branca também é amiga na limpeza das paredes sujas de canetas e canetinhas. A técnica é fácil: aplique diretamente na superfície, deixe agir por um minutinho e retire com uma esponja. Utilize o lado macio (amarelo) e faça movimentos circulares.

Bicarbonato de sódio com detergente

Para essa solução, adicione uma quantidade generosa de bicarbonato de sódio em um recipiente pequeno. Em seguida, acrescente detergente e misture bem, até formar uma pastinha. Aplique-a na parede, com uma esponja de cozinha, apenas com o lado amarelo.

Se as manchas forem antigas, aguarde o produto agir por alguns minutos. Faça movimentos circulares suaves e retire o excesso, com um pano de microfibra umedecido.

Caso os riscos não saiam de primeira, repita o processo. Veja como a Cris Ribeiro retirou manchas de caneta e canetinha até em uma parede com tinta não lavável:



Como tirar giz de cera da parede?

Mesmo que a criança tenha rabiscado belos corações, é difícil aceitar giz de cera na parede, né? Porém, não precisa se descabelar, porque vamos te ajudar a resgatar a superfície.

Passo 1: Separe os materiais

Para retirar o giz de cera da parede, você precisará de duas peças curingas de limpeza, que provavelmente já tenha em casa: bicarbonato de sódio e esponja de cozinha.

Passo 2: Aplique o bicarbonato de sódio

O segundo passo é bem fácil. Basta aplicar uma colher de bicarbonato de sódio, na parte amarela da esponja. Em seguida, com cuidado, esfregue a parede com o produto, fazendo movimentos circulares.

Passo 3: Retire o excesso do produto

Para finalizar, passe um pano de microfibra umedecido em água morna, para retirar o produto ou qualquer restinho de tinta. Esse passo a passo simples e rápido funciona não só em paredes, como em outras superfícies de madeira, cerâmica ou plástico.

Caso precise de algo mais forte para retirar o giz de cera da parede, também pode utilizar um desengripante aerosol. Embora esse produto seja próprio para desenferrujar peças metálicas, ele derrete a tinta e a retira mais facilmente da superfície.

Essa superdica é da Flávia Ferrari, do canal Dica do Dia. Confira como ela usou esse produto químico para limpar sua parede:





5 dicas para evitar que as crianças sujem a parede

A gente sabe que as dicas e receitinhas são boas, mas é sempre bom evitar os riscos na parede, né? Para não desestimular as crianças e, ao mesmo tempo, não danificar as pinturas, separamos algumas dicas que podem te ajudar nessa!

1. Pinte uma parede com tinta lousa

Uma sugestão é optar por fazer uma parede com tinta lousa e deixar o espaço por conta deles. A criança vai poder usar giz para desenhar ou escrever, e apagar quando necessário.

Ela pode ser aplicada em qualquer parede: salacozinha e, claro, quartos infantis. Além disso, esse efeito fosco dá um charme a mais na decoração, né?

Você pode pintar a parede completa, para deixar as crianças bem livres. Outra opção é utilizar um papel de parede adesivo de lousa, que criará o mesmo efeito.




2. Coloque um quadro de lousa no quarto

Se pintar uma parede completa de tinta lousa não é muito sua vibe, tudo bem. Você pode optar por um quadro de lousa na parede ou até um quadro de lousa cavalete. Não só ficam mais delicados na decoração, como as crianças adoram! Afinal, sentem-se especiais, como seus professores de escola.


3. Opte por um quadro branco

Uma opção ao quadro de lousa são os cavaletes com quadro branco. Para quem tem alergia ao pó do giz, essa é uma ótima escolha. Assim, a criança pode usar canetinhas, e isso até facilita até na limpeza depois. Se ainda prefere os de lousa preta, pode usar marcadores de giz líquido, que são perfeitos para alérgicos.


4. Cole um adesivo de lousa temático na parede

Ainda em um estilo mais discreto do que toda a parede pintada, os adesivos de lousa são uma ótima alternativa. Existem formatos diferentes que, sem dúvidas, vão estimular a criançada! Por exemplo, esse adesivo de parede joystick, para quem ama videogames. Ou, quem sabe o de lousa de elefante, para fãs de animais.


5. Crie uma galeria de desenhos para a criança

Outra ideia bacana é criar um mural com todos os desenhos da criança. Assim, você estimula que ela crie artes apenas no papel. Ver suas obras penduradas na parede vai fazê-la sentir-se como uma artista, com o trabalho exposto em uma galeria de arte. De quebra, você salva sua parede (ufa!).


Conclusão

Viu como tirar tinta de caneta da parede não é difícil assim? Basta seguir algumas etapas que, inclusive, podem ser feitas com a criança, como forma de aprendizagem. Na próxima vez que elas forem pintar uma parede, irão pensar duas vezes.

As opções para estimular os pequenos artistas também são muitas. Quanto mais opções para que eles explorem a criatividade pela casa, melhor! Assim, você valoriza essa forma de expressão genuína, e ainda salva outros lugares da casa de serem atacados, não é?


Fonte:https://www.leroymerlin.com.br/




















Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code