Por que meu cachorro está se escondendo como se tivesse medo

   

Cachorro com medo do nada? O medo é uma resposta que aparece à percepção de uma ameaça real ou potencial. É um problema muito comum em nossos companheiros caninos, que afeta tanto seu bem-estar como sua vida diária, e que também nos afeta também.
Muito relacionado ao medo (e embora eles não sejam exatamente os mesmos), existem os conceitos de fobia e ansiedade. A fobia é um medo extremo, caracterizado por uma resposta exagerada e desproporcional do animal; a ansiedade é um estado emocional e mental negativo que aparece quando o nosso cão antecipa que algo de ruim vai acontecer (independentemente de acontecer ou não no final).
Neste artigo vamos analisar as causas que podem causar medo em nosso cão.

Cachorro traumatizado? O medo pode ter causas genéticas

O medo é o caráter de comportamento com a mais alta herdabilidade. Isso significa que se o pai e a mãe tiverem um temperamento medroso, seus filhotes provavelmente herdarão e terão problemas de medo. Portanto, os criadores devem saber disso para evitar ninhadas de filhotes que possam herdar esse temperamento medroso.
No entanto, a genética não é tudo; influências comportamentais recebem influência, e muito, pelo meio ambiente. Portanto, com uma boa socialização, boa gestão, e uma educação positiva, é possível redirecionar essa situação, embora com certos limites em muitos casos.

Vomita de medo? Socialização nula ou escassa

Em artigos anteriores, comentamos extensivamente sobre o importante fator que é o período de socialização (no cão, de 3 a 12 semanas). Se durante esse tempo eles não tiverem contato com uma grande variedade de estímulos e situações, e, além disso, as primeiras experiências não forem positivas, eles terão muito mais probabilidade de desenvolver problemas de medo.
Um problema muito sério na chamada síndrome da privação sensorial ou síndrome do cão de canil, é que o cão tem medo de praticamente tudo ao seu redor. Isso ocorre quando o filhote é mantido confinado durante sua fase de socialização, privando-o de se acostumar com o que o rodeia e com tudo ao seu redor.
Portanto, é muito importante socializar adequadamente nossos filhotes como uma medida para evitar problemas de medo no futuro.
                         

Experiências negativas

Qualquer experiência que seja desagradável para o cão pode causar um problema de medo. Às vezes, se a experiência é muito intensa ou se nosso cão é especialmente sensível, uma única exposição pode ser suficiente para desenvolver um problema de medo ou uma fobia (por exemplo, soltar um fogo de artifício muito perto do cachorro pode ser o suficiente para que desenvolva medo ou pânico não apenas em relação a fogos de artifício, mas também a ruídos altos em geral).
É praticamente impossível evitar todas as situações que podem ser negativas ou traumáticas para o cão, mas na medida do possível, quando elas podem ser previstas, devemos tentar que nossos parceiros não tenham esse tipo de experiência que possa marcá-los seriamente.

O uso de punição pode causar medo

Não há dúvida de que as punições geram tensão, ansiedade, e medo. Uma educação baseada no uso de punições,__ ou uma punição aplicada muito severamente__ pode causar um sério problema de medo em nossos cães.
Sabendo disso, devemos basear a educação e o treinamento de nossos companheiros caninos em métodos amigáveis, baseados no uso de reforços positivos. Esta será a melhor maneira de obter um cão educado, seguro de si, e sem problemas de medo ou insegurança.
Quando o cão não é capaz de responder a uma situação, porque ele aprende que tudo o que ele faz vai causar sofrimento, e ele literalmente opta por não fazer nada, estamos falando de desamparo aprendido. Isso acontece quando a punição é aplicada continuamente ao animal, e é uma condição muito séria, não só pelo seu bem-estar, mas também pela sua sobrevivência (já que há cães que param de comer e beber).

A castração também é um foco de medo

Nos últimos anos, estudos estão em andamento, onde parece haver uma correlação entre a castração e o agravamento dos problemas de medo existentes. É bom levar isso em conta ao decidir se deve ou não castrar um cão medroso (especialmente devido à herança genética ou à socialização deficiente).
No entanto, a castração tem vantagens (e outras desvantagens), e o conjunto deve sempre ser avaliado para tomar a decisão.
Resultado de imagem para Por que meu cachorro está se escondendo como se tivesse medo

Causas médicas

Finalmente, e como acontece com qualquer problema comportamental, devemos saber que algumas doenças, causadas por dores crônicas e déficits sensoriais (perda de visão, audição, olfato, ...) podem ser causas de medo.
Quando o nosso cão começa a mostrar medo de repente ou sem razão aparente, é aconselhável realizar primeiro um check-up veterinário para descartar a dor ou distúrbios orgânicos.
Em cães mais velhos, além disso, devemos ter em mente a síndrome da disfunção cognitiva, que já discutimos extensivamente em um artigo.
Como você pode ver, as causas que podem deixa nosso cão com medo são muito variáveis, e até mesmo podem ocorrer diversas delas dentro do mesmo animal. Algumas, como a genética, a socialização, e o uso de punições, podem ser evitados ou prevenidos; outras, como experiências negativas, são mais complicadas de controlar e evitar.
De qualquer maneira, se você perceber que seu cão começa a mostrar medo de forma habitual ou exagerada, é mais aconselhável procurar a ajuda de um etologista ou especialista em medicina comportamental. Desta forma, você pode determinar a causa e, mais importante, estabelecer o tratamento mais adequado para ajudar o seu peludo e melhorar o bem-estar dele.

fonte: https://www.barkibu.com/


Pergunte grátis aos veterinários

Postar um comentário

0 Comentários