Personal Shopper: tudo o que você precisa saber sobre essa carreira



Para quem gosta de pesquisar sobre tendências e produtos do mercado, a profissão de
Personal Shopper pode ser a certa para você. O trabalho desse profissional é otimizar as
compras dos seus clientes, pensando nas melhores marcas, modelos, lojas e até nos
preços.
Pessoas que desejam trabalhar como Personal Shopper precisam estar sempre
pesquisando as melhores tendências de mercado de diversos setores, como roupas e
móveis. Dessa maneira, o cliente poupa tempo, pois já vai ter alguém que irá lhe dizer quais produtos irão ter o melhor custo-benefício dentro dos objetivos de compra.
Entender as tendências nacionais e internacionais é muito importante para sempre deixar o seu cliente com um leque de opções adequadas ao gosto e objetivo dele. Quanto mais você souber e mostrar conhecimento na hora de explicar, mais confiança vai passar e mais
satisfeito o consumidor vai ficar.

Quais são as áreas de maior sucesso para um Personal Shopper?

Quem pretende seguir essa carreira pode escolher especializar-se em uma área específica
como moda, ou moda para casamentos. Lembre-se de quanto mais específica o seu ramo
maior será o seu conhecimento, mas pode ser menor a quantidade de pessoas interessadas nesse setor.
Uma das dicas é escolher áreas que sejam amplas, mas ao mesmo tempo específicas,
como, por exemplo, a de casamentos. Dessa maneira, podem existir pessoas que precisem de orientações para escolher o vestido, a lista de presentes, a decoração na cerimônia ou até mesmo necessitam de ajuda para o preparo da festa pós-casamento.

A área de roupas ou personal stylist, é uma das mais conhecidas e destacada. Muitas
celebridades e famosos escolhem ter uma pessoa que sempre vai ajudá-las na escolha das
melhores roupas para eventos, premiações, ensaios fotográficos e entrevistas. Além disso,
essa área também é conhecida internacionalmente por formar looks para revistas, marcas de roupas e, assim, ditar tendência no mercado da moda.
Outra área bastante procurada ultimamente é a de presentes. Muitas pessoas não sabem
como escolher presentes importantes e significativos, portanto, necessitam de dicas de marcas, preços e lugares de compras. Assim, é sempre fundamental pensar na melhor utilização e personalidade da pessoa que irá receber o presente.

Personal shopper é uma das novas profissões promissoras em grandes cidades

Orientações muito importantes

Como citamos anteriormente, é importante ter conhecimento sobre as tendências, mas
também é essencial entender que cada cliente tem uma personalidade e consequentemente, um gosto muito específico. Por isso, é tão importante ouvir e saber compartilhar informações, além de não colocar o ego e gostos pessoais na hora do trabalho.
O fundamental, no momento de escolher uma profissão que lida diretamente com pessoas e suas preferências pessoais, é compreender que muitas vezes precisa-se de tempo e paciência para construir um laço de coleguismo, onde é possível entender o estilo de vida e os objetivos de cada cliente, a fim de conseguir o melhor resultado no trabalho.
Para o personal shopper, a empatia é uma característica essencial, colocar-se no lugar do cliente é a melhor estratégia para cumprir com as expectativas do mesmo. É importante observar os produtos que o cliente já tem e relacioná-los ao que ele deseja comprar. Muitas vezes, a otimização da compra pode ser em dar um outro olhar ou finalidade para um item que já se possui.
Além disso, precisa-se entender como os itens que já são usados irão mesclar-se ou funcionar com os que pretende-se comprar, para a aquisição ser produtiva e válida a longo prazo e outras ocasiões. As compras fazem parte de um todo, é fundamental tentar aplicar os produtos comprados em um futuro realista e recorrente.
Se o cliente vai muito em eventos de negócios, quantos sapatos, jóias e roupas ele precisa ter para conseguir diferenciar o look sem gastar muito?
Também é interessante ter perguntas pré-formatadas de conhecimentos anteriores, para
entender os padrões de consumo do cliente e como ele faz compras. Dessa maneira, é
muito mais fácil entender as intenções e finalidades de compra. Como, por exemplo, no
setor da moda, perguntar qual a ocasião, o dress code, explicar as cores e observar o tipo
físico.
Com essas particularidades e traços, o profissional pode unir tudo e formar um
modelo ideal de compra e roupa. Resumindo, não é só sair às compras com o cliente, é entender o que ele precisa e otimizar o tempo indo diretamente naquilo. Dessa maneira, ele fica satisfeito com o investimento e entende a necessidade e vantagens daquela compra.

Público-alvo na hora de divulgar seu trabalho

As pessoas que costumam contratar esse tipo de serviço tendem a ser um público bem
específico: pessoas com falta de tempo e querendo aprender sobre as tendências. O Personal Shopper é conhecido como otimizador de tempo e conhecimento sobre
produtos de áreas de consumo.
Muitas das pessoas que procuram esse tipo de trabalho precisam causar boas impressões
no meio de trabalho, amigos ou familiar, por isso, é importante estar atento a cada detalhe,
pois não existe segunda chance para uma primeira impressão.
Existe também um público que é viciado em compras e, muitas vezes, precisa-se fazer um
trabalho de direcionar o dinheiro e tempo da pessoa para produtos que são importantes e
essenciais. Com o tempo, o cliente consegue entender quais objetos ela precisa ou está
comprando só por impulso.

Benefícios da profissão
O primeiro ponto de destaque é que se você gosta de compras e tendências do mercado, você irá trabalhar com o que gosta. É sempre mais cativante e motivador trabalhar com a área de interesse e gosto pessoal.
Além da remuneração, que pode chegar à R$4.500 em um mês de trabalho ou R$ 350 por
hora, também tem a parte produtiva de ver a satisfação e felicidade das pessoas após um
trabalho bem feito. A missão tem que ser um dos pontos principais para continuar a
motivação e melhoria do desempenho a cada trabalho.

O Personal Shopper pode ser muitas vezes contratados para empresas, pessoas
importantes e negócios grandes, quando pretendem fazer eventos ou ir em festas de
premiações. Dessa maneira, o reconhecimento do seu trabalho sempre vai crescendo e
tornando-se mais notado.
Além disso, sempre tem a possibilidade de variação de área. Pode-se explorar a área da
moda, que é mais conhecida, mas também se pode investir em setores de decoração, de
presentes e utilidades domésticas.







Postar um comentário

0 Comentários