Dicas de como fazer mini bolos decorados passo a passo




Os mini bolos decorados ganharam espaço nas festas por conta de sua delicadeza e também infinitas possibilidades.
Eles podem ser usados como substituto de um bolo real, para decorar a mesa ou até mesmo dados como lembrancinhas no final do aniversário ou festa de casamento.
Por ser uma miniatura de um bolo tradicional o mais comum é que tenham a mesma forma de um bolo convencional, mas a criatividade pode e deve ser usada e quem sabe assim você não descobre um meio de transformar seu mini bolo em uma verdadeira obra de arte.
Vale lembrar que confeccionar um bolo em miniatura não é difícil, a parte mais trabalhosa é a decoração, que deve ser feita em vários bolos exatamente da mesma maneira e com atenção aos cuidados.

  • 1 – A preparação da massa:

A massa dos mini bolos é exatamente a mesma dos bolos normais. A única diferença é que nem todos os bolos podem ser feitos na versão miniaturas. Bolos muito úmidos não são uma boa escolha, já que a superfície de apoio do bolo é menor.

                        Resultado de imagem para mini bolos

  • 2 – Asse em formas separadas ou tenha cortadores de vários tamanhos:

Você pode escolher por assar seus mini bolos em formas de diversos tamanhos (sempre menores que as tradicionais) o que facilita na hora de montar. Mas se você não pode usar essas mini formas, não tem problema.
Coloque a massa para assar em uma forma normal e depois utilize vários cortadores diferentes para dar os formatos nas camadas.
Aqui vale lembrar que se os bolos forem feitos em mini formas, o ideal é que fiquem bem menos tempo no forno.
Alguns podem ser retirados já com 10 minutos de assados, mas vá descobrindo qual o tempo ideal para o formato da sua forma e também para a massa.

                         Resultado de imagem para mini bolos

  • 3 – Corte o bolo ao meio com a ajuda de uma linha:

Ela evita que você esfarele o bolo e faça cortes mais precisos. Depois recheio o seu bolo com o recheio de sua preferência.
Lembre-se que você não precisa molhar o mini bolo, já que a umidade vai fazer o bolo desmontar com muito mais facilidade.

                              Resultado de imagem para mini bolos

  • 4 – Se for realizar camadas:

Coloque uma sobre a outra com já recheadas e com a ajuda de doce de leite ou glacê para colar uma na outra.
Use um canudo grosso ou um palito de churrasco que deve ser colocado no meio do bolo mais alto e chegar até a sua base.
Isso ajudará a manter o bolo sustentado e evitar que as camadas se soltem. Corte o excesso bem rende ao último bolo e não deixe pontas.

                      Resultado de imagem para mini bolos
  • 5 – Se você for usar pasta americana:

É preciso lembrar que as camadas devem ser colocadas já com a pasta umas sobre a outra. Para colar a basta no bolo você pode usar creme de manteiga ou doce de leite.




  • 6 – Faça flores…

…Estrelas ou os outros itens de decoração com a pasta americana ou se preferir um bolo artístico pinte sobre as camadas com um pincel fino e tinta comestível.
Você pode usar frutas e flores de açúcar no topo do bolo para enfeitar. Laços também são ótimas opções para esconder a cola entre as camadas e para finalizar o bolo.


                           Resultado de imagem para mini bolos

Veja > mini bolos decorados passo a passo







Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code