16 perguntas que você sempre quis fazer a um piloto de avião




Conversamos com o CMTE Paulo Roberto Santos, Piloto de Linha Aérea, com cerca de 10.000 horas de voo e levamos a ele, algumas perguntas que muita gente que tem medo de voar, gostaria de saber.

Então vamos as perguntas:

MVA: A turbulência é perigosa para a aeronave?

CMTE. Paulo Roberto: As aeronaves são projetadas para suportarem tais fenômenos, claro que existem algumas limitações a serem seguidas, como velocidade máxima em turbulência.

MVA: O que são aqueles barulhos estranhos no avião?

CMTE. Paulo Roberto: A aeronave possui vários sistemas, tais como de pressurização, hidráulico etc. Alguns barulhos são provenientes de bombas hidráulicas quando são ligadas, ou mesmo barulhos provenientes do acionamento de dispositivos hipersustentadores na asa, chamados flaps e slats, acionamento do trem de pouso e mesmo dos freios

MVA: O que acontece se um motor falhar?

CMTE. Paulo Roberto: A redundância dos sistemas garante a operação normal da aeronave, há sempre mais de um sistema hidráulico, ar condicionado, pressurização, etc. A aeronave continua a voar normalmente com os motores remanescentes, claro que há as limitações, e que um pouso seguro deve ser efetuado em local apropriado mais próximo por segurança.

MVA: O que acontece se ambos os motores falharem?

CMTE. Paulo Roberto: Muito raro acontecer, mas existem sistemas de auto acionamento, e sistema de geração de energia suplementar, seja por meio de ar de impacto, ou de geradores auxiliaries chamados de APU ( Auxiliary Power Unit). Se pelo menos um dos motores voltar a sua operação normal, não há perigo, caso a falha de ambos persista, aí há o pouso forçado, controlado.

MVA: Estamos seguros contra terroristas?

CMTE. Paulo Roberto: As medidas de “SECURITY” tomadas pelas autoridades estão sempre alertas as ameaças de intervenção ilícita, bem como as tripulações são treinadas para evitar tais acontecimentos. Mas infelizmente o terrorismos ainda é uma ameaça real, onde a melhor forma de combatê-la é evitá-la.

MVA: O que acontece quando raios acertam o avião?

CMTE. Paulo Roberto: As aeronaves são equipadas com descarregadores estáticos em várias partes de sua fuselage, tais como ponta de asas, cauda e estabilizadores, e várias partes são aterradas, geralmente o raio atinge a aeronave e sai normalmente sem afetar em nada seus sistemas e seu voo.

MVA: O que acontece se o piloto tiver algum problema e ficar impossibilitado de pilotar o avião?

CMTE. Paulo Roberto: Existem pelo menos dois pilotos sempre na cabine, e ambos são aptos a operar a aeronave com segurança.

MVA: O piloto automático pode falhar?

CMTE. Paulo Roberto: Sim, mas inclusive não é um item mínimo para se voar , podendo estar inoperante, e os pilotos terão que voar manualmente a aeronave.

MVA: Aviões de pequeno porte são tão seguros quanto os maiores?

CMTE. Paulo Roberto: A segurança é diretamente proporcional ao tipo de uso da aeronave, isto é, aeronaves de transporte de passageiros têm exigências de equipamentos mínimos para sua utilização, são mais complexas e com mais sistemas redundantes, o treinamento e exigência aos operadores são maiores também. Aeronaves de pequeno porto do tipo de uso recreacional, instrução ou mesmo experimentais, têm seu uso mais restritos e geralmente tornam-se menos seguras devido em sua grande maioria a como o seu operador a usa, A falha humana ainda é o maior fator contribuinte em acidentes.

MVA: Por que você às vezes sente uma sensação de estar afundando logo depois da decolagem?

CMTE. Paulo Roberto: Isso é devido a aeronave ter que em alguns casos ter que nivelar para acelerarem com o intuit de recolherem os flaps e slats, e mudando o momento de aceleração da gravidade, chamado “G” .

MVA: Por que tem água pingando do teto?

CMTE. Paulo Roberto: Devido a condensação gerada pelo ar frio vindo do sistema de ar condicionado.

MVA: O que acontece se o piloto não falar a mesma língua que o pessoal do aeroporto onde vamos aterrissar?

CMTE.Paulo Roberto: A ICAO (Organização Internacional de Aviação Civil), exige que ambos os operadores, tanto dos aeroportos quanto das aeronaves falem a língua escolhida como universal, o Inglês.

MVA: O que aconteceria se houvesse um incêndio durante o voo?

CMTE. Paulo Roberto: Existem extintores e capuzes anti fumaça a bordo, e os Comissários de Voo são treinados para combatê-lo.

MVA: Muitas pessoas pesadas no avião podem fazer o avião cair?

CMTE. Paulo Roberto: Não, existem parâmetros de tolerância quanto ao peso embarcado.

MVA: Como é que se pode voar entre as nuvens e nevoeiros se não se pode enxergar?

CMTE. Paulo Roberto: Em voo, para desvio de nuvens pesadas e formações, usa-se o radar meteorológico da aeronave, e para pousos e decolagens existem os procedimentos , treinamento e equipamentos próprios para a operação nestas condições, e em alguns casos existem os pousos automáticos com visibilidade 0/0, isto é, teto zero e visibilidade zero, no Brasil não há este sistema.

MVA: O que aconteceria se o trem de pouso não funcionasse para aterrissagem?

CMTE. Paulo Roberto: Caso haja falha no arriamento do trem de pouso, existe um Check List próprio para tal caso, onde procedimentos específicos são tomados e um pouso inevitável com o trem de pouso recolhido será efetuado.


Então é isso. Muito obrigada CMTE. Paulo Roberto e sempre, mas sempre tenha uma boa viagem… 
E se você ainda assim, continua com medo? Deixe seu comentário, conte-nos a sua experiência.
fonte-https://medodevoardeaviao.wordpress.com/


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