Gentileza gera gentileza: Descubra como você pode melhorar o mundo ao seu redor!

By Leila Maria - novembro 13, 2018


"Por favor?", "Obrigado!", "Muito prazer!", "Bom dia!", "Tudo bem?", "Posso ajudar?"... Quem não gosta de ser bem tratado? Como a célebre frase do "Profeta Gentileza", José Datrino, diz: "Gentileza gera Gentileza". E, cordialidade e simpatia, além de serem ações de educação e respeito ao próximo, também podem ser sinônimos de saúde, bem-estar, autoestima, autoconhecimento e qualidade de vida. Saiba como nossas atitudes positivas e levar um bom sorriso no rosto para as pessoas que precisam no dia a dia são formas benéficas de convívio e que transformam o mundo ao nosso redor.

Segundo o psicólogo Igor Teo, principalmente em épocas de intolerância como as que estamos vivendo atualmente no Brasil, quando praticamos atos de gentilezas, há uma espécie de contágio saudável nos ambientes. Um olhar mais doce, um sorriso afável e palavras de carinho e atenção, "desarmam" qualquer violência, proliferando o bem-estar:

"O ambiente que frequentamos fica muito mais agradável. Consequentemente, as pessoas se sentem gratas por nossas ações, e tendem a nos tratar da mesma maneira. É como um efeito dominó: um ato leva ao outro, e pequenas ações podem fazer grande diferença. Mas é necessário ser gentil com sinceridade. As pessoas não são bobas, e elas sabem quando alguém age por interesses, o chamado "puxa-saquismo"", explica o profissional.

A importância de ser gentil com as pessoas

Segundo o psicólogo, atos de gentileza sempre retornam para nós da melhor forma, aumentando, por exemplo, questões de autoestima e sociabilidade: "Quando as pessoas se sentem agradadas e felizes, elas querem retribuir de alguma forma com as pessoas que lhe fazem se sentir assim. Além disso, ser gentil abre portas, muda o rumo de conflitos, facilita negociações, transforma humores, melhora relações", ressalta o profissional.

Transforme as pessoas ao seu redor: 6 formas simples de ser gentil!

1 - Seja educado: O simples fato de você estar por perto de alguém quando surge um problema, você não responder de forma rude e se disponibilizar a ajudar, provavelmente você receberá em troca um sorriso sincero. Um agradecimento faz com que nos sintamos reconhecidos e valorizados.
2 - Ofereça ajuda: Quanto notamos alguém triste ou abatido, você pode se oferecer para escutar. "Atos de gentileza não precisam ser grandiosos. As coisas mais verdadeiras se transmitem por vezes de formas simples", enaltece o profissional.
3 - Crie o melhor ambiente: No trabalho, por exemplo, você convive com pessoas diariamente e, por isso, é importante ter um ambiente de união e companheirismo: "Quando alguém está muito atarefado enquanto você está livre, você pode se oferecer para dar uma mão. E mesmo que às vezes sua contribuição seja apenas uma coisinha, para o outro pode ser uma grande diferença", indica Igor Teo.
4 - Mostre atenção e interesse: Se alguém estiver falando com você, seja atencioso. "Não olhe para o celular, nem fique fazendo outra coisa. Você não gostaria de conversar com alguém que não presta atenção no que você diz. E se estiver preocupado com algo naquele momento, explique para a pessoa por que não pode lhe dar toda sua atenção naquele momento", alerta o profissional.
5 - Não carregue o orgulho: Para Igor Teo, depois de algum tempo sendo gentil, é possível que a pessoa se sinta um "ser superior" por ser tão legal, o profissional alerta: "Cuidado com o orgulho. Isto estraga toda gentileza, e faz parecer pedantismo. Ser humilde na relação com as outras pessoas é muito importante para demonstrar sinceridade", destaca.
6 - Valorize as virtudes das pessoas: O mundo já está cheio de pessoas para apontar os nossos erros e defeitos. É preciso também exaltar as virtudes para mostrarmos o caminho certo. Mesmo que você considere apenas um feito "pequeno", valorize e dê os parabéns!

Gentileza: Gera bons frutos à saúde do corpo e da mente!

Nosso bem-estar também é baseado de acordo com o meio em que vivemos, se estamos em um ambiente estressante e agitado, isso irá refletir na nossa saúde. Por exemplo, as pessoas agitadas, geralmente, possuem dificuldades para dormir e para se concentrar, prejudicando as atividades mais corriqueiras.
"É importante para nossa saúde mental estarmos bem relacionados com um grupo, como amigos ou família. Os contatos sociais contribuem para nossa saúde estimulando nosso senso de identidade. Mostram que podemos ser importantes para as outras pessoas. A gentileza é a sua própria recompensa. Quando somos gentis, naturalmente trazemos bem estar e felicidade, melhorando o nosso ambiente e a nossa saúde", finaliza o psicólogo.
Resultado de imagem para GENTILEZA
O poeta José Datrino – mais conhecido como Poeta Gentileza – representa o espírito da gentileza. Mais conhecido nas ruas cariocas principalmente por sua pintura nas pilastras do Viaduto do Caju, centro do Rio de Janeiro.
Ele deixou 56 painéis nas pilastras dos viadutos cariocas com mensagens de paz, liberdade, amor, natureza e críticas ao mundo. “Gentileza se volta para um sentido de humanização da vida na cidade contemporânea. As cidades, marcadas pela violência e pelo desapego de seus habitantes, colocam-se para o Profeta como um mundo a restituir” (Univvverrsso Gentileza, Leonardo Guelman).
O dinheiro destrói a mente da humanidade.
O dinheiro coloca a humanidade surda.
O dinheiro destrói o amor.
O dinheiro cega.
O dinheiro mata.
Todo dia você lê jornal, ouve rádio,
televisão, só vê barbaridade:
é crime, é assalto, é sequestro, é vício, nudez,
devassidão, fome e guerra (…)
Sua figura poética inspirou muitas pessoas e, ainda hoje, é lembrado como um exemplo de generosidade. O “Profeta Gentileza” ficou eternizado nos versos de Marisa Monte.


Faça você também um ato de gentileza no dia de hoje!
“Traga consigo um simples pensamento ou ato de gentileza, sem ao menos esperar uma recompensa material ou valiosa. Porque a maior recompensa conhecida pelo homem é o sorriso.” (Jackpowerful)
Imagem relacionada



  • Share:

You Might Also Like

0 Comments