O Que é a Tireoidite de Hashimoto?



A tireoidite de Hashimoto é uma doença autoimune que destrói a tireoide. A tireoide é atacada pelo próprio sistema imunológico, ou o sistema imune ataca uma proteína na tireoide chamada de tireoglobulina, ou ataca uma enzima da tireoide chamada de tireoperoxidase.
Hashimoto ou Hipotireoidismo?Isto resulta na destruição gradual da tireoide e é comum os pacientes saltarem entre sintomas de hipertireoidismo e hipotireoidismo. Os sintomas de hipertireoidismo (ansiedade, maior frequência cardíaca, etc.) são causados pelo despejo de células da tireoide no sangue. Os sintomas de hipotireoidismo (fadiga, depressão, lentidão mental, etc.) são causados pela diminuição na produção de hormônios da tireoide devido à destruição da glândula ou da tireoglobulina.
Os nódulos na tireoide não-cancerosas são comuns em pacientes com Hashimoto. Cerca de 95% dos nódulos da tireoide não são cancerosos.
O diagnóstico da tireoidite de Hashimoto pode ser complicado devido às mudanças constantes que podem levar a exames com resultados confusos.
Para saber mais sobre a tireoidite de Hashimoto, veja os seguintes artigos:
Ou seja, o hipotireoidismo é um problema na tireoide e Hashimoto é um problema na função imunológica.
A tireoidite de Hashimoto é a principal causa do hipotireoidismo, mas existem cada vez mais pacientes apenas com hipotireoidismo. Possivelmente isto acontece devido às toxinas na nossa alimentação, água e ar que podem afetar negativamente a função da tireoidiana.
           Resultado de imagem para Tireoidite de Hashimoto?

Semelhanças do Hipotireoidismo e Hashimoto

  1. Glândulas inchadas: embora isso seja muito mais comum e na tireoidite de Hashimoto (e pode ser chamado de bócio), alguns pacientes sem sinais de doença autoimune podem ver sua glândula inchar. Mesmo a gravidez pode provocar este inchaço devido a um aumento do hormônio gonadotrofina coriónica humana (HCG).
  2. Lentidão: O ataque à tireoide pode resultar em uma diminuição da sua função, e a tireoidite de Hashimoto pode produzir os mesmos sintomas de lentidão e metabolismo lento do hipotireoidismo.
          
                            Resultado de imagem para Tireoidite de Hashimoto?

Diferenças Entre o Hipotireoidismo e Hashimoto

  1. Os pacientes de Hashimoto, eventualmente, veem um aumento em qualquer um ou ambos os seus anticorpos da tiroide, chamados Anti-TPO ou anti-tireoglobulina.
  2. A maioria dos pacientes de Hashimoto não podem comer glúten: paciente com hipotireoidismo muitas vezes necessitam evitar o glúten.
  3. As duas doenças podem causar inflamações, mas os pacientes de Hashimoto tendem a ter uma frequência e marcadores maiores de inflamação devido ao ataque contra a própria tireoide. Pacientes com hipotireoidismo regular “podem” ter os marcadores de inflamação devido a aterosclerose devido ao metabolismo reduzido ou concentrações mais elevadas de triglicérides.
  4. À medida que envelhece, os pacientes de Hashimoto sofrem com o aparecimento de outras doenças autoimunes.





Postar um comentário

0 Comentários