Conheça os benefícios da casca das frutas e veja como aproveitá-las

By Leila Maria - maio 27, 2017




As frutas são muito saudáveis e devem entrar no cardápio de todo mundo que leva um estilo de vida saudável. Mas mas pessoas retiram as cascas antes de consumirem a fruta, um erro que pode diminuir e muito a quantidade de nutrientes presentes no alimento. Além disso, as cascas ajudam no emagrecimento, pois possuem muitas fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino, de acordo com o médico Juliano Pimentel, autor do livro "Viva Melhor Sem Glúten".
Em alguns casos, a casca das frutas possuem mais benefícios do que sua polpa. Como a casca recebe maior incidência energia proveniente da luz solar, seus antioxidantes são resistentes ao longo do tempo, ao ataque de insetos, fungos e bactérias. Juliano salienta que a casca deve ser muito bem lavada, a fim de eliminar a maior parte (entre 75% e 80%) dos pesticidas e agrotóxicos. O especialista destaca seis frutas que devem ser consumidas com casca, que você pode conferir:


Kiwi: rico em vitamina C, E e K, cobre, potássio, manganês, folato e fibras, a casca possui três vezes mais antioxidante do que a polpa e pode ser consumida no suco ou ser consumida como se fosse uma maçã.  


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Banana: a casca da banana possui propriedades antibióticas, antifúngicas e enzimáticas, contém fibra e o antioxidante luteína e triptofano. Pode ser consumida crua ou cozida, após ser bem lavada. Faça vitamina de banana com a casca ou chá.  

  
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Frutas cítricas: não se engane, a casca grossa está cheia de antioxidantes, além de melhorar a resistência à insulina, reduzir o colesterol ruim (LDL), manter os níveis de colesterol bom (HDL) e em frutas como tangerina, limão e laranja, possuem alto teor de flavonoides. Você pode comer as frutas com casca em sucos, batendo a fruta inteira, ou em chás e infusões.
Uvas: a casca é a parte da fruta com maior teor de flavonoides, além de pigmentos antociânicos e Resveratrol.


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Maçã e Pera: a casca destas frutas é rica em fibras insolúveis, que melhoram o trato intestinal, além de terem ácido ursólico, que ajudam a manter os músculos saudáveis, tem propriedades anti-inflamatórias, previne o colesterol e potencializa a produção de colágeno. A pectina também presente ajuda a regular o açúcar no sangue e ajuda a combater a prisão de ventre.  


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Abacaxi: A casca ajuda na digestão e evita a retenção de líquidos, possui fibras, vitamina C e bromelina, uma enzima que ajuda no trato digestivo. Prepare um chá com a casca ou faça suco e coe. 







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