Quem foi José do Egito?



José foi o décimo primeiro filho de Jacó, e o primeiro com sua esposa que mais amava, Raquel. O capítulo 30 do livro de Gênesis descreve toda disputa entre Raquel e Lia, as duas esposas de Jacó. Raquel era estéril, e sofria por não poder dar filhos de seu ventre a Jacó. Porém, o texto bíblico diz que Deus lembrou-se de Raquel e a tornou fértil, e ela deu à luz a José (Gn 30:22,23).
O nome “José” vem do hebraico Yosep e significa “que Ele (Deus) acrescente (filhos)”, ou “possa Ele acrescentar”. Tal significado fica esclarecido em Gênesis 30:24. Popularmente, José, filho de Jacó, ficou conhecido como “José do Egito”, claro que por conta do modo com que Deus o exaltou entre os egípcios.
José nasceu em Padã-Harã, seis anos antes de Jacó retornar à Canaã, quando tinha cerca de 90 anos de idade.
 O período histórico mais provável em que José tenha vivido talvez seja a era dos Faraós Hicsos, entre 1720 a 1570 a.C.

A história de José, o filho predileto


José era o filho preferido de Jacó, pois além de ser seu filho da velhice, também era o filho de Raquel. José ganhou uma túnica especial de Jacó (Gn 37:3), e outro fato que exemplifica essa condição de preferido é o episódio do reencontro entre Jacó e Esaú, onde José e Raquel foram colocados no lugar mais seguro da comitiva.
Alguns argumentam que a túnica que Jacó lhe deu de presente talvez fosse um sinal de que o pai pretendia fazer de José seu principal herdeiro, porém não há base realmente sólida par considerar essa hipótese como certa.

Os primeiros sonhos de José

Os irmãos de José nitidamente tinham certa inveja e descontentamento em relação a ele (Gn 37:4), porém após os dois sonhos que José teve, a situação ficou ainda mais complicada (Gn 37:11).
Nesses dois sonhos, a família de José se curvava diante dele (Gn 37:6-9). Esses sonhos se cumpriram quando seus irmãos foram até o Egito para poder comprar trigo devido à fome que assolava a região (Gn 42:9). Na ocasião José já era o governador do Egito.