Vale a pena fazer concurso público?





Concurso público é uma ótima forma de ingressar no mercado de trabalho com ótimos salários. 


Ingressar em um emprego mediante concurso público é a ambição de muitas pessoas, isso se deve ao fato de que o salário oferecido na maioria dos cargos é bastante superior ao funcionalismo privado e, além disso, boa parte das vagas pode ser ocupada apenas com o ensino médio completo.

Porém, existem alguns pontos negativos que devem ser levados em conta ao escolher o rumo de sua carreira. Abaixo esclarecemos alguns pontos importantes para a prévia avaliação, dentre positivos e negativos, que podem auxiliar na sua tomada de decisão se ainda vale ou não a pena fazer concurso público em algum momento da vida.


Pontos Positivos

Estabilidade

Essa é uma das maiores vantagens de um concurso público. O funcionário aprovado tem garantia de estabilidade no cargo, ou seja, não pode ser demitido a qualquer momento e sem motivos.

Segundo o Artigo 41 da Constituição Federal, após três anos de exercício das atividades do cargo, ele garante a estabilidade, esse é o chamado estágio probatório. Nesse caso, a demissão ocorre apenas em casos extremos de falhas.

Remuneração

Outro fator determinante é a remuneração, a média salarial dos cargos em concursos públicos é bem superior ao funcionalismo privado, principalmente em cargos que não exigem formação superior. Além disso, os horários são estabelecidos e dificilmente há necessidade de cumprir horas extras.

Experiência

Em concursos públicos, na maioria das vezes, não é cobrado nenhuma experiência no mercado de trabalho dos candidatos. Ou seja, a avaliação é baseada apenas no resultado obtido na prova de conhecimentos.

Benefícios

Outra vantagem é que além de um bom salário, diversos benefícios são oferecidos. Podemos citar o: vale-alimentação, vale-refeição, vale-transporte, além de muitos outros.

Pontos Negativos

Porém nem tudo são vantagens nos concursos, essa escolha também proporciona algumas desvantagens. Confira duas delas.

Tempo de Preparação

Ingressar em um cargo pelo concurso público não é uma tarefa muito fácil. É preciso muita dedicação, anos de estudos, paciência e boa vontade. Por ser aberto a praticamente todas as pessoas, sem restrições, é comum que os concursos sejam muito concorridos e a dificuldade é grande.

Por isso, o tempo utilizado para a preparação adequada é grande e nem sempre é possível conciliar com uma faculdade, por exemplo. É preciso dedicação total aos estudos e essa é uma tarefa muito difícil. No último ano, mais de 12 milhões de pessoas participaram de concursos pelo Brasil.

Estagnação

Outra desvantagem é a questão da estagnação na carreira. Dependendo do cargo ingressado é difícil conseguir subir na carreira e alcançar um lugar de mais respeito dentro da organização. O importante é saber lidar com essa situação e conseguir planejar da melhor forma o futuro.

Como funciona o processo de seleção para os cargos?

Os concursos públicos são processos de seleção realizados para preencherem as vagas em cargos públicos. A prova tem caráter de seleção impessoal, baseado única e exclusivamente no resultado obtido nas provas e em outras avaliações previstas em edital.

A seleção visa proporcionar a qualquer pessoa uma carreira segura, estável, com bons rendimentos e benefícios. Os cargos oferecidos variam e podem exigir algum grau de formação.


Fonte:http://www.guiadacarreira.com.br/carreira/vale-a-pena-fazer-concurso-publico/

Resultado de imagem para concurso

Para mais informações Acesse:
http://www.apostilasopcao.com.br/?afiliado=12712 




Resultado de imagem para concurso