Decoupage em 3D

By Leila Maria - novembro 19, 2016



Resultado de imagem para Decoupage em 3D

Você vai precisar de papéis próprios para 3D ou tire cópias da mesma figura e escolha algumas partes dela para fazer o relevo. Não esqueça que se for usar papel que não seja próprio para decoupage precisará ser impresso em papel couchê ( pelo menos nessa técnica que será usado o silicone), pois se o papel for muito fino o silicone acabará engordurando o papel e ficará com manchas.
Antes de pintar a caixa já deixe o papel todo recortado. O normal do relevo é se usar pelo menos 3 partes repetidas.

Vamos lá:

1- Prepare a caixa como de costume, usando fundo de latex PVA branco, colocando massa acrílica nas imperfeições e buraquinhos e depois lixando tudo.

2-Em seguida resolva a cor de sua caixa. Se for usar cor clara dê mais uma demão de branco, assim a cor pegará melhor, e caso resolva usar cor mais escura já poderá ir direto a cor escolhida.

3-Depois de deixar a caixa toda pintadinha pegue a figura que está toda completa e faça a decoupage como de costume. Como será papel você pode usar cola para decoupage ou cola branca ligeiramente diluída.
Depois de colada, você escolhe a parte da figura que vai sobrepor ( pode até ser ela inteirinha novamente) e apoie ela sobre uma toalha ou uma espuma bem grossa virada com o avesso para cima. Pegue um boleador o algo que se assemelhe a isso ( pode até usar o cabo de um pincel bem grosso) e boleie a figura de forma que ela fique meio no formato de uma conchinha, você pode colocar dentro da palma da mão meio fechada para ver se já está boa. Dentro dessa cavidade que você formou, coloca uma boa quantidade de silicone, não deixe que vá para as bordas, coloque só mais para o meio mesmo, e com carinho ainda pegue a cola e passe suavemente nas beiradas.

4-Agora você irá colar essa figura exatamente sobre a figura que já está colada na caixa, fazendo com que coincida direitinho sobre ela. Aperte suavemente as beiradas para que fique bem pregadinha. Acomode bem a figura.

5-Agora você fará o mesmo com as outras partes recortadas podendo sobrepor ainda mais uma figura no mesmo local que já está em relevo. Eu aconselho no máximo duas figuras sobrepostas, pois senão fica um trabalho meio grosseiro!!
Vá sobrepondo outras partes.

6- Não esqueça nunca de passar a cola em alguma beiradinha, pois já vi alguns trabalhos de 3D que estragaram porque o silicone secou e com o tempo acabou soltando a figura. ( Eu acredito que nesses casos a pessoa confundiu cola de silicone e borracha vedante de silicone, mas na dúvida é só colar com a cola)

7- Pronto agora é só envernizar e esperar que no dia seguinte o silicone estará bem durinho .

8- Opção- Se quiser envernizar a peça antes de fazer o relevo pode, pois facilita bastante.

Técnica retirada da comunidade da Prof Rosana Nabruzzi do Orkut
Fonte:http://ensinandoarte.blogspot.com/2009/11/decoupage-em-3d-com-silicone-passo.html

Resultado de imagem para Decoupage em 3DResultado de imagem para Decoupage em 3D


Confira também:



Resultado de imagem para Decoupage em 3D



  • Share:

You Might Also Like

0 Comments