Como plantar e cuidar de violetas


Vamos fazer uma jardineira de violetas? Elas ficam lindas dentro de casa, são fáceis de cuidar e seus vasinhos costumam ser super em conta. Fora que tem tantas cores diferentes, uma mais linda que outra.
As violetas que temos no Brasil são as chamadas violetas-africanas que gostam de clima quente. Por isso tem este caule que parece um suculenta.
Primeiro de tudo é ter as mudas em mãos. Você pode comprar mudas prontas para transplantar em lojas de jardinagem ou fazer mudas das suas violetas que já estão ficando muito grandes para o vaso, até mesmo na hora de transplantar.
Neste caso corte as folhas mais de baixo, mergulhe num copo com água por alguns dias e observe até as raízes começarem a crescer. Quando estiverem com uns 2cm, plante no centro de um vasinho e cuide normalmente.
Para começar o processo, prepare um local de trabalho para lidar com as mudas, e separe um recipiente pra trabalhar a terra. Tenha também vasinhos prontos para receber as novas mudas.
 Transplante mudinhas
Quando as mudinhas estão com um bom tamanho, é hora de plantar em vasos individuais. 
Separe as mudas
Separe as mudas
Remova as mudas cuidadosamente do vaso, lembrando que as folhas quebram muito facilmente, então cuidado redobrado. Caso isso aconteça, já sabe: copinho de água pra fazer mais mudinhas. Separe os pezinhos.
 Limpe o vaso
Limpe o vaso
Limpe o seu vaso removendo toda a terra para o recipiente de apoio. 
 Opte por terra especial
Opte por terra especial
No mercado existe terra especial para violeta, que já vem na mistura ideal de composto e fertilizantes. Mas você pode usar terra que tenha em seu jardim misturando adubo NPK e deixando descansar alguns dias antes de usar.

Monte o novo vasoMonte o novo vaso
É tudo muito simples. Misture a terra nova com a terra que estava no vaso, coloque pedriscos no fundo do novo vaso, para ajudar na drenagem, coloque a terra até a metade, encaixe a muda bem no centro do vaso e complete com terra até quase a borda. Use uma colher para fazer isso.

Faça furos no vasoFaça furos no vaso
Garanta que seu vaso tenha vários furos na base para que a terra nunca fique encharcada. As violetas não gostam de excesso de água e umidade exagerada. O ideal, inclusive, é usar vasos de barro, que absorvem a umidade e ajudam na longevidade das violetas, mas se você for cuidadosa, tudo bem, o vaso de plástico funciona também.

Resultado de imagem para violetasTrate das mudinhas
Enfeite seus vasinhos, espalhe pela casa e dentro de pouco tempo ele estará cheio de flores.

Como cuidar

Importante lembrar que não se deve molhar as folhas das violetas porque esta umidade faz com que elas apodreçam. O correto é colocar água num pratinho e mergulhar o vaso dentro para que a terra absorva o que precisa. Mas não exagere. Nunca deixe água no pratinho.
As violetas não gostam de sol direto, mas precisam de muita luminosidade para florescer. Então coloque perto de janelas que recebam luz indireta ou em ambientes muito iluminados.
Elas também não curtem grandes variações de temperatura, então fique atenta aos dias mais frios. E quando crescerem muito, troque de vaso novamente.
Fonte:http://www.viladoartesao.com.br/blog/como-plantar-e-cuidar-de-violetas/


Resultado de imagem para violetas





Resultado de imagem para violetas




Resultado de imagem para violetas




Resultado de imagem para violetas

Resultado de imagem para violetas

Resultado de imagem para violetas


Resultado de imagem para violetas