Você já ouviu falar de Kefir?


História do Kefir

O nome kefir, ou quefir, vem do turco keif, que significa bem-estar, vida saudável.
Também conhecido como “grãos do profeta”, o kefir surgiu na região montanhosa do Cáucaso, há mais de 4 mil anos.
kefir nasceu no cáucaso
Cáucaso, o berço do kefir
Diz a lenda que Mohammed deu grãos de kefir para os povos ortodoxos e lhes ensinou como preparar. Os Grãos do Profeta eram considerados como parte da riqueza da família e foram passados de geração em geração.
Dessa forma, durante séculos o povo do norte do Cáucaso se alimentou com kefir sem compartilhá-lo com ninguém.
Outros povos ocasionalmente ouviam contos estranhos sobre esta bebida incomum que tinha “propriedades mágicas” e Marco Polo a mencionou nas crônicas de suas viagens no Oriente.
No entanto, fora do Cáucaso o kefir foi esquecido por séculos, até que a notícia de seu uso para o tratamento da tuberculose em sanatórios e doenças intestinais se espalhou. Os médicos russos queriam utilizá-lo em seus pacientes, mas era extremamente difícil de obter os grãos e assim sua produção comercial não era possível.
Foi então que, por volta de 1800, os irmãos Blandov, que tinham uma fábrica de queijo na rússia, foram contratados pelo governo russo para conseguir os grãos dos caucasianos. Nikolai Blandov enviou sua bela funcionária Irina Sakharova à corte de um príncipe local, Bek-Mirza Barchorov. Ela foi instruída a seduzir o príncipe para conseguir alguns grãos.
O príncipe se encantou pela jovem Irina, mas não estava disposto a entregar a ela seus “Grãos do Profeta”. Irina, percebendo que não iria conseguir cumprir sua missão, foi embora.
No entanto, no caminho de volta para casa, Irina foi sequestrada a mando do príncipe. Desde que era um costume local roubar uma noiva, Irina teria que se casar com Bek-Mirza Barchorov.
Após uma ousada missão de resgate montada por agentes de dos irmãos Blandov, Irina foi salva do casamento forçado e recebeu como recompensa pelos insultos que tinha sofrido dez libras em grãos de kefir.
E só assim os primeiros grãos de kefir entraram na Rússia em 1808 e se espalhou pelo mundo e, semana passada, chegou na minha casa.

Os Benefícios do Kefir

flora intestinal e kefir
O nosso trato gastrointestinal é colonizado por diversas bactérias, que é chamado de “flora intestinal”. Esses microorganismos atuam em funções fisiológicas essenciais para nosso organismo.
É normal que em nossa flora intestinal nem todas as bactérias sejam benéficas. Um organismo equilibrado teria em torno de 85% de bactérias boas e 15% de bactérias ruins.
Entretanto, alguns fatores podem reduzir o número de bactérias benéficas e aumentar as bactérias ruins, como alimentação desequilibrada, estresse, uso de antibióticos com frequência e doenças.
Alimentos que contém bactérias vivas, como iogurtes e kefir, são probióticos. Eles estimulam a proliferação das bactérias benéficas em detrimento das bactérias prejudiciais, equilibrando a flora intestinal e reforçando os mecanismos de defesa do nosso corpo.
Os benefícios do kefir variam de acordo com a quantidade de grãos e tempo que fermentam. Alguns usuários relataram que o kefir fermentado por 12 horas solta muito o intestino; se fermentado por 24 horas regula o intestino e é ideal para quem tem problema de constipação intestinal. Já o kefir fermentado durante 36 horas prende o intestino solto. Quanto ao sabor, quanto mais tempo fermentando, mas ácido fica.

Soro de Kefir: o “Whey Protein” caseiro

O whey protein, consumido por quem malha e quer aumentar a massa muscular, nada mais é do que o soro do iogurte processado e transformado em pó. O soro do kefir é ainda mais nutritivo. Para conseguir esse soro, é necessário deixar o kefir de leite coando em um pano de prato ou coador de café por algumas horas.
Vamos entrar nos detalhes das receitas mais abaixo. Antes quero mostrar um post interessante que foi compartilhado no grupo de kefir do Facebook, falando dos benefícios desse soro:
benefícios do Kefir

Como Fazer Kefir 

O mais comum é o kefir de leite. Ele promove a fermentação natural do leite, conforme os lactobacilos vivos se alimentam da lactose. Dessa forma, quem tem intolerância ao leite, por conta da lactose, pode consumir o kefir. O gosto é muito parecido com o do iogurte, mas é mais saudável por conter maior quantidade de bactérias do bem.
E tem o kefir de água, que se alimenta do açúcar mascavo e também pode ser usado para fermentar sucos de frutas ácidas. Algumas pessoas colocam os grãos em suco de uva e o resultado fica parecido com vinho levemente frizante.
Ao receber seus grãos em casa, tenha preparado:
– Recipiente de vidro;
– Para kefir de leite: um litro de leite integral sem ferro;
– Para kefir de água: açúcar mascavo sem ferro e água filtrada sem cloro;
Eu não encontrei um consenso em relação a quantidade de água/leite e grãos. Cada um acaba fazendo conforme sua preferência.
Eu coloco três colheres de grãos para cada meio litro de leite em um recipiente fechado e deixo fermentando por no mínimo 12 horas.
O kefir de água faço em outro recipiente, com 3 colheres de grãos, 3 colheres de açúcar mascavo e meio litro de água filtrada sem cloro. Também deixo fermentar por no mínimo 12 horas.
Mas, no vídeo abaixo, a terapeuta ensina a fazer com apenas 1 colher de grãos por litro.

Cuidados com os grãos de Kefir

Para manter seus grãos vivos e se reproduzindo infinitamente, é preciso ter alguns cuidados.
  • Os grãos não devem ter contato com o metal. Prefira uma colher de pau ou plástico para manuseá-los;
  • O açúcar mascavo e o leite não devem conter ferro;
  • A água deve ser filtrada e sem cloro;
  • Deve-se ter cuidado na fermentação com os mosquitinhos de fruta, que podem entrar no recipiente e depositar seus ovos nos grãos;
  • Lavar com água filtrada e sem cloro a cada 15 dias, não se recomenda lavar muito;
  • Os grãos podem ser congelados por até seis meses. Para descongelar, deixe na geladeira por 24 horas e ele voltará à atividade depois disso;
  • Depois de coados, o leite e a água podem ficar até 3 dias na geladeira. Eles continuarão fermentando, mesmo sem os grãos;

Receitas com Kefir

O Kefir de leite pode ser usado como substituto do iogurte e do leite em receitas de pães e doces. Fica muito gostoso também em formato de queijo e cream cheese. Já o kefir de água pode ser usado para fazer sucos.
As receitas abaixo foram gentilmente concedidas pela Renata Marchetti, artesã de 29 anos, que foi quem me doou os grãos. Ela me contou que tem grãos de kefir em casa desde 2000 e que bebe diariamente mais de 1 litro de kefir de água por dia e pelo menos um copo de kefir de leite.

Receitas com Kefir de Água

Suco Detox com Água de Kefir
  • 200 ml de agua de kefir
  • Suco de um limão inteiro,
  • Um pedaço de gengibre
  • Meio jiló com casca
Bater tudo no liquidificador e tomar fresquinho.
Suco com kefir para as crianças
  • 500 ml de água de kefir
  • Três laranjas em gomos  sem sementes e sem casca
  • Polpa de acerola ou acerolas frescas
  • Três colheres de açúcar mascavo
Bater tudo no liquidificador. Se a criança for pequena, pode coar.

Receitas com Kefir de Leite

Gelatina de Kefir
  • um envelope de gelatina ( sabor opcional)
  • 400 ml de kefir de água ( fermentado por 24h)
  • 100 ml de água fervente
  • 2 bananas prata picada em cubos pequenos
Dissolver a gelatina na água fervente e esperar esfriar até temperatura ambiente (o probiótico morre em contato com e calor). Depois de frio, misturar a banana e água do kefir e deixar na geladeira até chegar ao ponto da gelatina normal.
Cream Cheese de kefir de leite 
kefir dessorando
Kefir sendo dessorado para fazer cream cheese. Foto enviada pela Renata.
  • Fermentar por 12 horas 500 ml de leite e duas colheres de kefir de leite
  • Em seguida, coar em uma peneira e colocar o líquido, sem grãos, em um coador de café de pano ou nilon, limpo usado apenas para este fim
  • Deixe dessorar na geladeira até atingir a consistência de cream cheese (dependendo da quantidade, varia entre 6 e 24 horas)
  • Tranfira o creme para um pote com tampa e tempere com sal ervas a gosto
Rende 200 gramas de cream cheese e pode ser usado para fazer cheesecake também.

Receitas com Soro de Kefir

Creme Facial de Kefir de Leite
  • 100 ml de soro de kefir
  • duas colheres de azeite extra virgem ou óleo de coco
  • duas colheres de mel
Bater até ficar uma misturinha homogênea e deixar na geladeira em pote fechado.
Obs: O soro do kefir também pode ser usado para deixar o feijão de molho antes de cozinhar para facilitar o cozimento ou para fazer vitaminas e sucos detox, no lugar da água;

Onde Conseguir seu Kefir

O kefir é vendido no mercado livre e a entrega é feita pelo correio. Entretanto, o kefir é tradicionalmente doado. Os grãos de kefir se multiplicam rapidamente e chega a um ponto que ou você doa ou precisa congelar congelar os grãos para não jogar fora. Então, é tão vantajoso para quem doa quanto para quem recebe.
Eu consegui os meus em um grupo fechado do Facebook. Algumas pessoas enviam pelo correio e pedem uma ajuda de custo, outras só entregam em mãos.
Veja alguns grupos de Kefir no Facebook abaixo:
Para quem urgência e não tem paciência para cuidar dos grãos, a opção é o kefir em cápsulas. 
probiotico em capsula
Veja onde conseguir o seu kefir:
Se souber de alguma receita com kefir, deixe nos comentários abaixo. Eu sou novata em kefir ainda e adoro conhecer novas receitas!
Fontes:
Resultado de imagem para kefir