Os benefícios do Chá Mate



O chá mate emagrece: a cafeína, substância encontrada na erva, é a responsável pela perda dos quilinhos extras. Por ser termogênica, atua no metabolismo, favorecendo uma queima maior de calorias.
É nutritiva: o chá-mate é rica em nutrientes essenciais para a saúde. Seu efeito hepatoprotetor favorece as funções do fígado e atua como digestivo. Além disso, contém sais minerais como magnésio, cálcio, ferro, sódio, potássio, manganês, fosfato e vitaminas A, B1, B2, C e E, entre outras.
O chá mate combate o envelhecimento: A erva tem a propriedade de combater os radicais livres, aqueles que aceleram o envelhecimento do organismo. Funciona assim: a molécula antioxidante inibe a oxidação de outras moléculas do organismo. Essa oxidação produz radicais livres em excesso que, quando atingem as células, provocam seu envelhecimento e até sua morte. Isso desencadeia diversos males como enfraquecimento do sistema imunológico, cataratas, glaucoma, artrites, dores no lombar, enfisemas, acidentes vasculares celebrais, mal de alzheimer, mal de parkinson e aterosclerose, assim como manchas na pele e rugas.
O chá mate diminui as taxas de colesterol e glicose: segundo a pesquisa, a erva-mate tem propriedade hipocolesterolêmica e hipoglicêmica, ou seja, a planta ajuda a controlar os níveis de colesterol e de glicose no sangue. “Esse efeito deve ser atribuído às substâncias chamadas saponinas e ácidos fenólicos, que atuam em conjunto por mecanismos bioquímicos distintos”.

Resultado de imagem para Quais os benefícios do Chá MateResultado de imagem para Quais os benefícios do Chá Mate

Suas formas de consumo

Chimarrão ou tererê? A diferença está no modo de preparo. O chimarrão é feito com água quente e folhas secas e moídas. Já o tererê é feito com água gelada e folhas secas e moídas da erva verde. O chá mate é preparado com água quente e folhas secas e moídas da erva tostada. Não há diferença entre os dois tipos de mate, pois a composição química entre eles é semelhante.

Resultado de imagem para Quais os benefícios do Chá Mate


Receita para Acelerar o Metabolismo

Acelerando o metabolismo, ajudará na queima de gordura localizada, além de prevenir estrias e celulite.
Ingredientes:
Mate verde
Palma-cristi
Pholia magra em folhas
Estévia em folhas (adoçante natural)
1 pedaço de gengibre ou 1 pedaço de canela de pau
1 litro de água
Para deixar o chá mais saboroso, experimente colocar casca de abacaxi, maçã ou morango picado
Modo de preparo:
coloque a água para ferver com a canela ou o gengibre e a fruta ou a casca da fruta de sua preferência. Quando estiver fervendo, coloque 2 colheres (sopa) de cada erva. Deixe levantar fervura e desligue o fogo. Depois de 30 minutos, coe e tome 1 xícara (200ml) 5 vezes por dia, nos intervalos das refeições, até perder a quantidade de peso desejada.
Atenção: não ultrapasse a quantidade de 1 litro de chá por dia!

Contra indicação

O chá mate contém não é indicado para pessoas que sofrem com problemas estomacais, como gastrite ou úlcera, problemas de insônia. A erva ainda pode causar irritação da mucosa da boca, taquicardia, diarreia e aumento da pressão arterial.

Fonte:http://www.dicascomoemagrecer.com.br/cha-mate-emagrece-receitas-preparadas/