Dicas para economizar gás de cozinha

By Leila Maria - novembro 12, 2014



Reprodução


Economia é sempre bom. Mas quando se trata de gás de cozinha economizar também é sinônimo de ajudar o planeta. Seja para quem tem gás encanado ou para quem usa botijão de gás, o sofrimento com os altos preços é o mesmo. Por isso, reuni algumas dicas práticas e pequenos truques que podem ser aplicados no dia a dia para ajudar a diminuir o consumo do gás e contribuir para a economia doméstica.

1. Mantenha o fogão sempre regulado. A cor certa da chama é azulada. Se a chama estiver amarela ou manchando o fundo da panela é sinal de que os queimadores do fogão não estão funcionando adequadamente. Além de gastar mais, isso pode ser perigoso.

2. Quando for cozinhar feijão, por exemplo, deixe ele de molh da noite para o dia, assim o tempo de cozimento será menor. Se você usa panela de pressão, deixe a pressão agir por 10 minutos com o fogo ligado e depois desligue e deixa ela agir por mais 10 minutos. O feijão vai cozinhar da mesma forma e você vai economizar gás.  

3. Ao cozinhar macarrão deixe a água ferver, adicione sal e assim que ela ferver novamente adicione o macarrão seco, misture bem, desligue o fogo e tampe a panela e conte o tempo necessário para o cozimento. Já para cozinhar legumes opte pelo vapor. Dessa forma você pode aproveitar o vapor de outro alimento que já esteja preparado.

4. Ao usar o forno procure assar mais de um item, para aproveitar que ele já esta quente. Evite deixar o forno aberto enquanto a chama estiver acessa, isso evita que o calor vaze e consequentemente você gaste mais gás.

5. Tampe as panelas durante o cozimento. Assim você economiza duas vezes mais gás. Manter as panelas no centro da chama também ajuda a panela a esquentar por igual e fazer com que tudo fique pronto mais rápido. Procure também trocar as panelas antigas com a base amassada. Sem um apoio regular, o cozimento vai levar muito mais tempo.

6. Fogão limpo e longe das correntes de ar também são sinônimos de economia.

 (Fonte: Receitas de minuto)



  • Share:

You Might Also Like

0 comentários