Esperar do outro coisas que não recebe

 


Bom, vamos começar com uma primeira verdade chata: Ninguém te deve nada.

A menos que você tenha emprestado dinheiro e feito um contrato, mesmo que verbal, referente à devolução, ninguém te deve comportamentos, muito menos sentimentos.
Se você acha que porque você é atencioso, leva sempre um presente, se coloca à disposição quando a pessoa precisa, ela deveria fazer o mesmo, você não está fazendo porque considera que a pessoa merece, está fazendo porque acha que ela é um banco onde você deposita para em outro momento fazer saques.

Sei que é duro ouvir isso, mas acho necessário. A reciprocidade não deve ser cobrada nem esperada. E com isso não estou dizendo que você é obrigado a ser trouxa e se deixar explorar pelo outro. Com isso quero dizer que você tem o direito de, ao não gostar de como está a situação, tomar alguma atitude que pode ser: -Conversar a respeito, colocar como você se sente. -Pode simplesmente pedir que a pessoa faça as coisas que você espera que ela faça, pois pode ser que ela nem tenha percebido que não está sendo reciproca. -Você pode sair desse relacionamento, ninguém é obrigado a ficar onde não se sente bem, e se você se sente obrigado, se considera que não tem outra opção acredito que deva ter algo em você a ser melhor compreendido e trabalhado. -Mas você também tem a opção de, finalmente, aceitar que seu relacionamento é assim e simplesmente vive-lo como ele é, optando por não cobrar que seja diferente. Existe uma frase antiga que dizia: Se eu não esperar nada, tudo o que vier é lucro. Tem seu lado de verdade, pois a expectativa tira um pouco do encantamento do recebimento, tira a surpresa. Por exemplo, o dilema da caneca: -Porque as pessoas não consideram comprar uma caneca, por exemplo, quando economiza o valor equivalente a esta caneca em suas compras gerais. -Porque uma pessoa gosta de ganhar uma caneca quando ela vem de brinde em outra compra, -Mas considera muito, muito mais interessante quando a ganha simplesmente do nada, passando na calçada um lojista estava distribuindo canecas a faz muito mais feliz. -Mas porque essa mesma caneca perde o valor quando você a ganha em seu aniversário e esperava uma camisa? Então, vemos que quanto mais esperamos, mais possibilidade de frustração. Esperar que reconheçam o que nos tornamos depois de tanto sofrer em estudos, trabalho, dedicação, etc, pode ser ingrato. Sempre terá o que acha que tudo isso foi fácil para você e ele sempre terá um argumento sólido para isso. E esta é uma parte a se considerar, quanto mais cobramos mais o outro tentará provar que está certo, pois o ser humano tende a defender seu ponto de vista e resiste à mudanças, e lhe dará argumentos para justificar o porque dele não fazer o que você espera.
Faça o que te faz bem, mesmo que pareça que tudo o que fizer seja em beneficio do outro, no fim o benefício é seu, ou que seu valor seja “obvio”. Quem deve saber de você é você.

Marisa de Abreu Psicóloga CRP 06/29493



Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code