Como clarear ambientes fechados: confira 6 dicas imperdíveis

 


Depois de muito tempo de busca, parece que você encontrou o imóvel dos sonhos, não fosse por um problema: a iluminação natural é precária. Infelizmente, aspectos como a localização geográfica da propriedade e a arquitetura do local em si podem ocasionar esse problema. É aí que surge a dúvida: como clarear ambientes fechados? Será que é possível mudando apenas o décor?

Sim! Com alguns truques simples você consegue consegue clarear ambientes fechados e deixar o imóvel mais iluminado sem reformas ou grandes obras. Afinal, ninguém que acaba de se mudar quer ter dor de cabeça com isso, não é mesmo? Neste post, listamos 6 dicas certeiras para clarear sua casa ou apartamento e, de quebra, ainda fazer com que o imóvel pareça maior e fique mais relaxante. Confira!


1. Faça uma decoração minimalista

Se você ainda não conhece esse estilo de décor, saiba que o minimalismo é a opção ideal para quem busca clarear ambientes e, ao mesmo tempo, favorecer as sensações de amplitude e leveza no local. Muita gente acha que a decoração minimalista é simples demais e, portanto, sem graça. Mas, na realidade, a aplicação adequada desse tipo de décor traz o efeito contrário, deixando os ambientes muito mais sofisticados.


No fim das contas, o “simples” não quer dizer “simplista”. A ideia de manter no imóvel apenas aqueles itens essenciais visa priorizar a qualidade e a funcionalidade das peças de decoração, ou seja, não haverá nada em excesso que possa sobrecarregar o espaço e até mesmo cansar a visão dos moradores.


Tudo isso, é claro, contribui para uma atmosfera mais clean e iluminada, já que sempre haverá pontos de descanso no olhar.


2. Utilize espelhos de forma estratégica


           


Não é segredo que os espelhos têm enorme potencial para transformar ambientes pequenos em lugares sensorialmente maiores. Nesse caso, amplitude e claridade andam juntas, já que o efeito visual do cômodo espelhado favorece a iluminação do ambiente, tornando-o também mais relaxante e convidativo. Se a sua intenção é caprichar na amplitude, prefira instalar seu espelho por toda a extensão do cômodo – do chão ao teto.


Já se a intenção for exclusivamente solucionar o problema de como clarear ambientes fechados, a dica é instalar um espelho horizontal em uma parede estratégica. Nesse caso, pense no que a peça vai refletir: pode ser a paisagem da janela, a varanda do seu living ou mesmo a parede contrária com seus quadros preferidos. O efeito é belíssimo! Apenas tenha o cuidado de não refletir outra superfície espelhada, o que causaria ofuscamento.


3. Prefira pisos e revestimentos claros




Quem está escolhendo apartamento precisa ficar muito atento a esse quesito. Muitas vezes, as pessoas compram ou alugam uma propriedade sem se preocupar com o estado dos pisos e a estética do acabamento. Afinal, uma reforminha dá conta do recado, certo?


Porém, por menor que seja, toda reforma traz dor de cabeça. Então, se a ideia é não se estressar com a casa nova, escolha um local com pisos e revestimentos que agradem.


Para manter o ambiente bem iluminado e favorecer as sensações de amplitude prefira os tons neutros. Convém utilizar pisos escuros? Não! Se você quiser fugir dos brancos e nudes, uma boa solução é apostar nas nuances do cinza — quanto mais claras e homogêneas, melhor!


Caso tenha apostado no branco, aqui vai a dica para quebrar uma possível monotonia cromática: acrescente cores pontuais nos móveis e objetos de décor.


4. Invista em um bom projeto luminotécnico




Já que estamos falando de como clarear ambientes fechados, vamos ao modo mais prático de fazer isso: compondo um bom projeto de iluminação. Se a entrada de luz natural é precária, você deve escolher lâmpadas e luminárias capazes de suprir essa lacuna mesmo durante a manhã ou à tarde. Nesse sentido, nada de lâmpadas fluorescentes que emitem calor e cansam a visão. Prefira sempre as LEDs — até para economizar energia.


Para criar aquele clima mais intimista ao entardecer, invista em luminárias com luzes amarelas estrategicamente posicionadas. Os feixes podem refletir sobre uma peça de decoração, um arranjo de flores ou um quadro grande, por exemplo. Isso valoriza o décor e deixa o ambiente mais acolhedor, fazendo da sua casa um verdadeiro convite ao relaxamento depois de um dia intenso de trabalho.


5. Priorize a arquitetura em conceito aberto




Assim como na dica dos pisos claros, no momento em que você estiver escolhendo seu imóvel, priorize aqueles em conceito aberto, principalmente se o local não for favorecido pela entrada de luz natural.


Esse tipo de arquitetura com ambientes integrados permite que a luz — natural ou artificial — seja difundida de maneira mais uniforme, mantendo uma atmosfera clean e aconchegante tanto durante o dia quanto à noite.


A arquitetura em conceito aberto também é uma alternativa clássica para apartamentos muito pequenos, como os flats e studios. Assim, é possível aproveitar bem a metragem sem que os móveis e demais objetos sobrecarreguem a decoração. Se você não abre mão de cômodos bem divididos, uma alternativa é fazer meia-parede ou fechamentos em vidro transparente. Isso favorece a claridade, a leveza e a amplitude do local.


6. Mantenha em casa apenas o essencial




Essa dica tem a ver com o que falamos sobre minimalismo, mas vamos direcioná-la aos móveis. Até porque, um dos erros mais comuns na decoração de ambientes é sobrecarregar os espaços com mobiliário grande e, às vezes, desnecessário. Além de atrapalhar a circulação e roubar alguns metros quadrados preciosos do seu apê, móveis de grandes dimensões atrapalham a difusão uniforme da luz, escurecendo os ambientes.


Agora que você já sabe como clarear ambientes fechados, ficou mais fácil fazer sua busca pelo imóvel ideal. Lembre-se de que esse não precisa ser um critério de exclusão. Se você tiver encontrado uma propriedade que corresponda às suas expectativas, é plenamente possível contornar o problema da falta de claridade com essas dicas estratégicas. É esse o seu caso? Então é hora de colocá-las em prática!


Gostou do post? Compartilhe o conteúdo nas redes sociais e inspire seus seguidores com esses truques infalíveis da iluminação de ambientes! 


Fonte: https://www.imovelweb.com.br/













Postar um comentário

0 Comentários