Como identificar um psicopata




A psicopatia é um transtorno psicológico caracterizado por comportamentos antissociais e impulsivos, além de desprezo e falta de empatia com os outros. A pessoa psicopata tende a ser bastante manipuladora e centralizadora, apresentando, assim, comportamentos extremamente narcisistas e não se responsabilizando por nenhuma de suas atitudes.
O diagnóstico da psicopatia é feito por um psiquiatra baseado na escala de Robert Hare, em que o médico avalia e pontua a pessoa de 0 a 2 de acordo com as características comportamentais analisadas. Ao fim, o médico compara o valor obtido com a escala para verificar o grau de psicopatia.
Apesar dos psicopatas serem muitas vezes retratados em filmes e séries como pessoas extremamente agressivas, esse comportamento não é característico dos psicopatas. Nem sempre as pessoas psicopatas desenvolvem esse tipo de agressividade, sendo mais característico o poder de manipulação, o egocentrismo e a falta de empatia.
A psicopatia pode acontecer tanto em homens quanto em mulheres, sendo as características mais evidentes em homens a partir dos 15 anos, enquanto que nas mulheres o diagnóstico é mais difícil pelo fato de não terem tantos comportamentos impulsivos. Esse transtorno psicológico pode acontecer devido a diversas situações, como por exemplo alterações cerebrais, devido a fatores genéticos e, principalmente, traumas de infância, como abuso sexual e emocional, violência e conflitos dentro de casa, por exemplo.

Principais características

Os psicopatas são incapazes de formar qualquer vínculo emocional, possuindo, muitas vezes, relacionamentos superficiais e pouco duradouros. Além disso, são manipuladores e mentem de forma natural, podendo até mesmo fingir emoções mesmo que não consiga senti-las.
As principais características que ajudam a identificar um psicopata são:

1. Falta de empatia

A falta de empatia é uma das características mais importantes para identificar o psicopata. Isso porque as pessoas que possuem traços de psicopatia são indiferentes e insensíveis aos sentimentos dos outros, não demonstrando qualquer reação, seja feliz ou triste.
Porém, como conseguem mentir muito bem, podem fingir emoções ou se solidarizar com uma pessoa, mesmo sem se importar, sendo por isso difícil identificar a falta de empatia.

2. Comportamento impulsivo

Como não se importam com os outros apenas consigo mesmo, os psicopatas tentem a tomar atitudes impulsivas, sem levar em consideração as outras pessoas e sem pensar nos prós e nos contras de determinadas ações. Além disso, não costumam lidar bem com rejeição e frustração, podendo apresentar comportamento agressivo.

3. Não assumem culpa

Os psicopatas normalmente não se responsabilizam pelas suas atitudes, sempre acham que estão certos e, por isso, colocam sempre a culpa nos outros. Como nunca reconhece o seu erro, também não sente remorso de qualquer coisa que tenha feito.

4. Egocentrismo

As pessoas com traço de psicopatia costumam achar que devem ser o centro das atenções, já que se consideram super importantes, podendo esse comportamento ser descrito como narcisismo. Saiba quais são as características de uma pessoa narcisista.

5. Mentiras em excesso

Os psicopatas costumam mentir em excesso, até mesmo sem se dar conta de que estão falando mentiras. Normalmente essas mentiras são faladas com o objetivo de enganar as pessoas e, até mesmo, manipulá-las para ganhar sua confiança.

Como é feito o tratamento

O tratamento da psicopatia é feito por um psiquiatra, sendo normalmente recomendadas sessões de psicoterapia, que podem ser feitas com o psicólogo, e uso de medicamentos que possam melhorar o quadro clínico.
A dificuldade no tratamento dos psicopatas é que os mesmos não se identificam com as características, muitas vezes julgando que seu comportamento é normal e não admitindo que possuem traços de psicopatia, o que faz com que não busquem ajuda psiquiátrica.


                                        

Postar um comentário

0 Comentários