Grávida pode comer fígado? É seguro para o bebé?



A resposta a esta pergunta é: depende dos casos e sempre com muita moderação.
Apesar de o fígado ser um alimento com alguns benefícios nutricionais, por concentrar muitas vitaminas, existem alguns pontos não tão positivos e que justificam a que o consumo de fígado durante a gravidez deva ser muito moderado.

O fígado costumava ser aconselhado às grávidas, é um mito?

Sim, atualmente é um mito. Antigamente aconselhava-se a grávida a comer fígado para evitar carência de ferro e anemia.
Apesar de ser verdade que o fígado é um alimento rico em ferro, hoje sabe-se que existem outros alimentos igualmente ricos, economicamente acessíveis e que não apresentam tantas desvantagens como o fígado.

Quais são as desvantagens do consumo de fígado para a grávida?

1. Hormonas e antibióticos

Atualmente existe uma grande utilização de produtos como hormonas e antibióticos na criação animal. Estes produtos, depois de ingeridos, acumulam-se precisamente no fígado dos animais e, por esse motivo, muitos estudos têm levantado a hipótese de a carne de fígado ser prejudicial e “tóxica”.
No caso da grávida que goste de fígado, o seu consumo deverá ser ocasional e com produtos de proveniência segura / criação sem recurso a produtos farmacológicos.

2. Excesso de vitamina A

O fígado é um alimento muitíssimo rico em retinol (que é uma forma de vitamina A). Vários estudos têm mostrado que a ingestão excessiva de retinol durante a gravidez está associada a malformações no feto, pelo que se aconselha que a grávida evite o consumo de fígado (principalmente nos primeiros meses de gestação).

3. Intoxicações alimentares

O fígado tal como a restante carne pode ser fonte de microrganismos caso esteja malcozinhado (ver Grávida pode comer carne malpassada?).
Assim, é importante que a grávida cozinhe bem o fígado ou que dê esta mesma indicação se comer fora de casa (ver Alimentação na gravidez fora de casa: 7 conselhos).
Adicionalmente, os patês de fígado também devem ser tidos em atenção porque podem ser fonte de Listeriose, uma doença causada pela bactéria Listeria que pode causar complicações na gravidez.
Cuidados especiais:
  • Lavar bem as mãos, bancadas de preparação dos alimentos, utensílios e alimentos;
  • Separar os alimentos crus dos cozinhados;
  • Cozinhar bem todos os alimentos;
  • Conservação e manipulação correta dos alimentos para evitar contaminação cruzada.



Postar um comentário

0 Comentários