Telhado de vidro: 25 ideias para transformar sua casa



Integrar ambiente interno e externo, permitir a entrada de iluminação natural e deixar seu imóvel mais charmoso e moderno, essas são algumas das vantagens do telhado de vidro.
Seja em formato de placas, telhas ou mesclando vidro com outros materiais, esse tipo de cobertura vem ganhando força e se tornando uma das queridinhas dos arquitetos. E não poderia ser diferente! Vidro traz leveza e fluidez, ajuda a economizar na conta de energia e ainda é capaz de deixar qualquer ambiente mais bonito. E para quem está na dúvida se deve ou não investir em coberturas de vidro por que tem medo dos raios solares, já existem películas protetoras com proteção térmica e contra raios UVA/UVB.
Para saber mais sobre o assunto, conversamos com a arquiteta Nathércia Queiroz e separamos algumas dicas, além de 25 modelos de telhado de vidro para servirem de inspiração. Confira:

Claraboia X telhado de vidro

FOTO: REPRODUÇÃO /UNE ARQUITETURA
Muitas vezes feitas de vidro, em uma rápida análise, é possível confundir clarabóias com telhados de vidro. Mas ao analisarmos com cuidado percebemos que não é bem assim!
Clarabóias são aberturas na cobertura das edificações que tem como objetivo permitir a entrada de iluminação e ventilação. Esse tipo de estrutura é muito utilizada em cômodos internos que não permitem o uso de janelas. Podem ser de qualquer formato, com estruturas móveis ou fixas, de vidro, policarbonato ou acrílico.
Já o objetivo dos tetos de vidro é igual ao de todo telhado: proteger o ambiente interno das intempéries externas.

Vantagens e desvantagens

                                FOTO: REPRODUÇÃO /LAB ARQUITETOS

O uso de telhados de vidro apresenta muitas vantagens. Eles proporcionam grande incidência de iluminação natural, ajudando a diminuir o consumo de energia elétrica. Além disso, não criam barreiras visuais, permitindo maior fluidez e integração entre área externa e interna e ampliando espaços. Por fim, existem vários tipos de vidros, que podem ser utilizados nos mais diversos formatos e combinados com diferentes materiais, garantindo um ambiente original e único.

Como não poderia deixar de ser, tetos de vidro também possuem desvantagens. O custo desse tipo de cobertura é mais alto do que os telhados tradicionais de cerâmica. Fora isso, os telhados de vidro devem ser bem projetados e pensados para evitar que o ambiente interno fique muito quente ou que o excesso de iluminação incomode os moradores ou atrapalhe no seu dia-a-a-dia.

Cuidados e manutenção

                                                       FOTO: REPRODUÇÃO /RAMELLA

Vidros precisam de manutenção e limpeza periódica. A frequência vai depender do tipo de vidro e do estado do telhado. O ideal é que esse tipo de cobertura não fique mais de um ou dois anos sem limpeza.
Jamais utilize materiais abrasivos no seu telhado, pois podem danificar o vidro. Apenas água e sabão são suficientes para remover a sujeira. Por se tratar de estruturas altas e de difícil acesso, o ideal é contratar profissionais especializados em limpezas de coberturas, assim você evita acidentes e preserva o seu telhado.

25 projetos com telhados de vidro para te inspirar

Telhados de vidro fazem toda a diferença na decoração e arquitetura de uma casa. Na hora de escolher o modelo ideal, é possível combinar o vidro com outros materiais ou apostar em placas ou telhas de vidro. Confira algumas ideias:

1. Espaço gourmet com telhado de vidro

                           FOTO: REPRODUÇÃO /CRISTIANE BERGESCH

O uso de telhado de vidro em espaços gourmet permite aproveitar a luz do Sol dentro de casa. Perfeito para quem quer reunir os amigos e aproveitar o dia, independente do clima que está lá fora!

2. Teto ou piso?

                       FOTO: REPRODUÇÃO / AQUILES NÍCOLAS KILARIS

Nesse projeto inusitado, a sala de estar ganhou um teto de vidro que serve como piso para o pavimento superior. Original, moderno e bonito.

3. Combinação de deck com varanda gourmet

                                FOTO: REPRODUÇÃO /UMM ARQUITETURA
Aqui, a cobertura de vidro permitiu criar um ambiente que mistura as características de um deck com as facilidades de uma varanda gourmet.

4. Para integrar varanda e jardim

                         FOTO: REPRODUÇÃO /BENDER ARQUITETURA

Quem não gosta de descansar aproveitando a natureza e olhando para o céu? Essa varanda com telhado de vidro compõe um ambiente coberto totalmente integrado com a área externa.

5. Criando espaços contínuos

                           FOTO: REPRODUÇÃO /MARINA LINHARES

O uso de telhado de vidro com pergolados transformou essa sala em um ambiente de ligação entre a varanda e os demais cômodos.

6. Deixe a luz entrar

                           FOTO: REPRODUÇÃO /GALERIA ARQUITETOS

A escolha por tetos de vidro em corredores e escadas ajudam a espalhar a iluminação natural pelos demais cômodos das casa.

7. Cobertura de vidro no apartamento

                          FOTO: REPRODUÇÃO /GEORGIA BRANDI ARQUITETURA

Quem disse que telhados de vidro só podem ser usados em casas? A varanda desse apartamento ganhou um pergolado de madeira com vidro e ficou super charmosa.

8. Telhado de vidro na cozinha é possível

                                 FOTO: REPRODUÇÃO /ROCCO ARQUITETOS
Para diminuir a incidência da luz solar sem abrir mão do telhado de vidro, a opção foi mesclar dois tipos de materiais: a madeira e o vidro.

9. Telhado de vidro curvilíneo

                      FOTO: REPRODUÇÃO /PASCALI SEMERDJIAN ARQUITETOS

Nesse projeto, a parede de vidro e madeira continuam até o teto, ganhando destaque e deixando o lugar estiloso e original.

10. Telhado de vidro amplia espaços

                            FOTO: REPRODUÇÃO /CASA 14 ARQUITETURA

Telhados de vidro podem ser usados para dar amplitude a espaços pequenos ou estreitos. Um exemplo é essa casa, que ficou mais espaçosa por causa da cobertura escolhida.

11. Jardim externo com cobertura

                                   FOTO: REPRODUÇÃO /VIPLAN ENVIDRAÇAMENTO
As placas de vidro justapostas ficaram super leves e fluídas, garantindo proteção sem criar barreiras visuais.

12. Metade vidro, metade madeira

                                  FOTO: REPRODUÇÃO /CARLA JUAÇABA


Mesclar materiais é sempre uma ótima ideia para destacar a arquitetura de um lugar. A combinação do telhado de vidro com o telhado de madeira criou um efeito incrível. Criativo e original!

13. Iluminação e plantas naturais

                              FOTO: REPRODUÇÃO /ROBERTO MIGOTTO

Imagine aproveitar uma hidromassagem olhando para o céu? Aqui o jardim vertical e a cobertura de vidro dão a sensação de que você está tomando banho do lado de fora de casa.

14. Vidro em todo lugar

                              FOTO: REPRODUÇÃO /FENSTEKPVC

A combinação da parede de vidro com o telhado e guarda-corpo de mesmo material garantiram leveza e amplitude ao lugar, além de permitirem uma ampla visão da paisagem externa.

15. Corredor minimalista

                           FOTO: REPRODUÇÃO /VÃO
A passarela e os degraus de madeira ganharam leveza com o guarda-corpo e corrimão simples e vazado. O telhado de vidro trouxe amplitude e ajudou a completar a composição.

16. Interligando ambientes

                             FOTO: REPRODUÇÃO /FLAVIA MEDINA

Telhado, parede e porta de vidro criam um efeito de continuidade e, nesse projeto, ajudaram na integração dos ambientes interno e externo.

17. Telhado xadrez

                  FOTO: REPRODUÇÃO /CLAUDIA PUGA & NICOLE SCHWAB

Essa cobertura mescla madeira e vidro e cria um divertido efeito xadrez, dando mais originalidade e charme ao lugar.

18. Janelas e teto de vidro

                            FOTO: REPRODUÇÃO /AMÉRICO PARLATO

A combinação de janelas de vidro com o telhado no mesmo material priorizam a ventilação e o uso da iluminação natural.

19. Vidro para dar leveza

                                FOTO: REPRODUÇÃO /CRISA SANTOS
A parede e teto de vidro ajudaram a dar leveza à fachada da casa em formato geométrico e linhas retas. Além disso, a porta de madeira ficou em destaque e deixou a composição ainda mais charmosa.

20. Caminho de luz

                               FOTO: REPRODUÇÃO /CARLA JUAÇABA
O caminho de vidro na parede e teto criam um foco de iluminação natural, dá mais suavidade ao local decorado com pedras e ainda ajuda a ampliar o espaço.

21. Vidro e estampa floral

                                FOTO: REPRODUÇÃO /CRIAR PROJETOS
A junção da fluidez do vidro com o colorido da estampa de flores na parede e no teto produziram um efeito original e divertido, sem perder a leveza.

22. Pátio dentro de casa

                                   FOTO: REPRODUÇÃO /STUDIO ARTHUR CASAS
A cobertura de vidro no corredor evitou barreiras visuais e criou a sensação de que existe um átrio dentro de casa.

23. Parede e teto de vidro para apreciar a vista

                            FOTO: REPRODUÇÃO /CARLA FELIPPI
A escolha pelo telhado e teto de vidro em toda a extensão da sala de estar permite aproveitar a vista de diversos pontos do apartamento. 

24. Madeira e vidro no telhado e na decoração

                             FOTO: REPRODUÇÃO /ASENNE ARQUITETURA

Madeira e vidro formam um par perfeito! O telhado de vidro com vigas de madeira garante proteção, leveza e conforto.

25. Telhado de vidro em estilo rústico

                                   FOTO: REPRODUÇÃO /COBRIRE

O telhado de palha já era super bonito e original. Para proteger contra as intempéries climáticas, recebeu placas de vidro e, além de lindo, ficou confortável e original.





Postar um comentário

0 Comentários