6 Atitudes minimalistas para levar uma vida mais leve



Algumas atitudes minimalistas podem mudar a sua vida. Você não precisa se desfazer de tudo que tem, essa não é a ideia. Mas nesse artigo você vai encontrar 6 atitudes desse estilo de vida que vão te ajudar a levar uma vida muito mais leve e sem tanto consumo e até menos preocupações.
O Minimalismo para quem não sabe, é um estilo de vida que consiste em ter apenas o necessário. Ou seja, reduzir consumo em excesso e desenfreado. E não apenas o consumo material, o minimalismo te ajuda a se desfazer de tudo que não agrega valor a sua vida.

Autoconhecimento

Para saber o que você realmente quer e o que realmente precisa é importante ter autoconhecimento. Tire um tempinho para se conhecer de verdade. Não necessariamente você precisa fazer uma viagem para isso como nos filmes.
Mas se pergunte do que você realmente gosta, o que mudou na sua vida que você ainda tenta manter. Quais as coisas, lugares e pessoas que fazem você realmente se sentir feliz. Entenda mais sobre si mesmo e vai consumir muito menos coisas do que antes.
Resultado de imagem para minimalismo

Tenha apenas coisas que gosta

Pode ser um pouco difícil fazer isso com tantas revistas, modelos e influencers nos dizendo o que “é bom”. Fica difícil de não querer aquela maquiagem ou peça cara que uma blogueira famosa e linda disse que você precisa.
Mas a verdade é que você provavelmente não precisa daquilo. A verdade é que muitas vezes nem gostamos mesmo daquilo, mas queremos por que está na moda, ou todo mundo tem. Aprenda a comprar e a ter em casa apenas as coisas que você realmente gosta.
Resultado de imagem para minimalismo

Use o que tem até o fim

Sabe quando você está com um pote de shampoo inteiro em casa, mas decide experimentar um novo? Aí você também compra aquela base nova mesmo tendo um tubo cheio em casa. Ou resolve que vai comprar um sapato novo mesmo tendo 20 parecidos com aquele.
Isso é consumismo desenfreado e uma das atitudes minimalistas que você pode ter para parar isso é simples. Comece a usar tudo o que você tem até o fim antes de comprar um novo. Isso se aplica principalmente a produtos de beleza, mas dá para levar para a cozinha também.
Ao invés de comprar 10 pacotes de macarrão e deixar os mais antigos sair de validade. Que tal usar o que tem até o fim ou perto do fim antes de comprar novos? O mesmo se aplica aquele creme pras olheiras que você compra um novo todo mês e deixa potes cheios estragarem, essas atitudes minimalistas vão te ajudar também a economizar.
Resultado de imagem para minimalismo

Não deixe as opiniões alheias te controlarem

É importante não deixar o mundo te dizer o que você quer. Quem deve dizer isso é você mesma, essa é uma das importantes atitudes minimalistas. Procure não mudar o cabelo por que alguém acha que de outro jeito fica melhor. Ou comprar várias coisas por que uma amiga disse que você fica bem naquilo.
Geralmente quando fazemos isso gostamos do elogio momentâneo, mas depois nos arrependemos. E acabamos tendo algo que vamos usar pouquíssimas vezes e deixar guardado. Às vezes detestamos tanto aquilo que até nos desfazemos rápido, e aí foi dinheiro e energia jogado fora com algo q nem nos agradou.
Resultado de imagem para minimalismo frases

Reduza os gastos para o que precisa

Isso aqui vale não apenas para produtos de beleza, mas para tudo na sua vida. Você precisa mesmo deixar a tv ligada o dia todo mesmo não estando no cômodo? Não precisa. Você precisa mesmo daquele plano caríssimo de telefonia quando você usa wifi a maior parte do tempo? Você provavelmente não precisa da maioria das coisas que consome.

Reflita sobre tudo que consome e que não precisa. Sobre como você pode viver de uma forma mais simples sem sentir diferença na qualidade de vida. Isso com certeza vai trazer maior qualidade de vida, pois a sua preocupação com contas altas vão diminuir bastante.
Vale não apenas para a suas contas, mas para as compras que faz e até para a sua alimentação. Vale a pena refletir se o que você consome, seja alimento ou outros produtos, realmente te fazem feliz e te fazem sentir bem.

Aproveite as coisas pequenas

Ao invés de passar o dia reclamando de como o trabalho foi chato ou que você não tem alguma coisa. Que tal aproveitar as coisas boas do dia? Pode ser aquele momento só seu que te fez sentir revigorada. Aquela tarde no parque ou o almoço em família.
Pode ser também o filme que você viu com uma pessoa amada. Ou a recepção carinhosa do seu gatinho ou cão quando você chegou depois de um dia exaustivo de trabalho. Olhe com mais carinho para as coisas que realmente te fazem sentir feliz.

Dica

Aproveite as coisas que você decidiu que não precisa mais e faça uma boa ação. Sabe aquelas roupas, produtos e outras coisas que você decidiu que não tem nada a ver com você e estão em bom estado? Doe o que puder e ajude alguém que realmente precisa daquilo.
Você vai ver como essas simples atitudes minimalistas vão te ajudar a se sentir mais livre. E levando uma vida mais leve você pode ser muito mais feliz.


Postar um comentário

0 Comentários