“Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel.” (I Timóteo 5:8)
Aqui a preciosa palavra de Deus nos orienta com relação ao cuidado que devemos ter com os que são nossos, ou seja, com a nossa família, aqueles a quem Deus nos confiou para zelar e amar. Note que a palavra está dizendo que o que conheceu a verdade de Deus, mas não tem demonstrado cuidado para com a sua família não é comparado ao incrédulo, mas é pior do que ele. Pior do que não conhecer a verdade, é conhecê-la e não pratica-la (II Pedro 2:21).
Quando a bíblia nos fala do cuidado para com a nossa família, ela está, na verdade, falando primeiramente do cuidado com a manutenção e o sustento das coisas básicas como roupas e alimentos, o que nós chamamos de cuidado material. Mas o que ninguém deve imaginar é que o cuidado que devemos ter com os nossos resumi-se apenas nisto, além deste, precisamos atentar para o cuidado emocional e também para o cuidado espiritual.
O cuidado emocional diz respeito ao afeto que precisamos dispensar aqueles que Deus nos deu para amar, a bíblia diz: “Beijai o Filho, para que se não ire, e pereçais no caminho, quando em breve se acender a sua ira...” (Salmos 2:12). Pais precisam demonstrar aos filhos que os amam através de gestos de carinho e de cuidado. Cônjuges precisam demonstrar amor um ao outro, através de palavras, gestos e na preocupação com a satisfação sexual do outro:“O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher ao marido. A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também da mesma maneira o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. Não vos priveis um ao outro... para que Satanás não vos tente pela vossa incontinência.” (I Corintios 7:3-5).
Uma maneira de demonstrarmos cuidado emocional para com as pessoas que amamos é nos dirigirmos a elas sempre com palavras agradáveis e livres de arrogância e grosseria: “A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um.” (Colossenses 4:6). A obrigação do cristão é usar palavras agradáveis para falar com quer que seja, muito mais ainda para com os da sua família.
Além do cuidado material e do emocional existe ainda um terceiro, mais importante do que estes dois primeiros. Trata-se do cuidado espiritual. Somos responsáveis diretos por conduzir os nossos no caminho que agrada a Deus: “Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele.”(Provérbios 22:6). Pais cristãos tem a missão de plantar o amor ao Senhor no coração de seus filhos. Cônjuges tem o dever de levar um ao outro para cada vez mais perto de Deus (Eclesiastes 4:9-10).
Estamos vivendo em dias que muitos não tem realmente desejado que suas famílias estejam aos pés de Cristo. Josué também conviveu com pessoas assim, e ele lhes disse: “...escolhei hoje a quem sirvais... porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.”(Josué 24:15) E você? Já decidiu o que você quer para a sua família?
Atentando para o cuidado que devo ter com a minha família, não só o cuidado material, mas também o emocional, e principalmente, o espiritual. Assim poderei sempre declarar que eu e minha casa pertencemos a Deus.
0 Comentários