Sal de ervas: menos sódio, mais saúde e sabor para seus pratos






Sal grosso com alecrim

Ingredientes
  • 1 xícara (chá) de sal grosso
  • 1 xícara (chá) de orégano
  • 1 xícara (chá) de alecrim
  • 1 xícara (chá) de estragão
Modo de preparo: lave bem as ervas e seque-as com um pano limpo. Depois, coloque-as junto com o sal no liquidificador ou no processador de alimentos e triture tudo. Guarde a mistura em um recipiente fechado, em local fresco e seco.

Sal marinho com ervas variadas

Ingredientes
  • 10 g de alecrim
  • 25 g de manjericão
  • 15 g de orégano
  • 10 g de salsinha
  • 100 g de sal marinho
Modo de preparo: bata os ingredientes no liquidificador. Guarde em pote de vidro bem fechado. Utilize no lugar do sal comum.
1. Sal de ervas aromático: de preparo sem segredos, você precisará apenas de sal grosso, alecrim, tomilho, manjericão, orégano e noz-moscada. Se preferir, dá para fazer esta receita com sal fino, sal marinho ou sal light.
2. Sal de ervas com cebola: uma maneira de dar mais sabor aos alimentos ao mesmo tempo em que se reduz o consumo de sal. Você precisará apenas de sal marinho, manjericão, orégano, alecrim, tomilho e cebola desidratada.
3. Sal de ervas frescas: prático e saudável… Em aproximadamente 15 minutos seu sal de ervas estará pronto! Ele poderá ser colocado em um pote de vidro bem fechado e conservado na geladeira por até três semanas.
4. Sal de ervas com noz-moscada: de preparo bem simples, este sal de ervas torna-se ótima opção para temperar saladas, legumes e grelhados. Experimente fazer, por exemplo, um filé de frango com um pouco de limão e mais este sal. Outra dica é usá-lo juntamente ao azeite para temperar folhas!
5. Sal de ervas com baixo teor de sódio: para fazer esta mistura, procure um sal de boa qualidade e com menor índice de sódio, como o sal marinho ou o sal rosa. Além dele, você usará alecrim desidratado, manjericão desidratado, orégano desidratado e salsinha desidratada.
6. Sal de ervas com limão: você pode usar esta receita para temperar o que quiser, como aves, peixes e frutos do mar, legumes, saladas, sanduíches, etc. Ele pode ser usado como tempero antes de cozinhar ou pode servir também como sal de mesa e para finalizar alguma preparação.
7. Sal de ervas com alho e salsa: receita que rende bem, é ótima opção para temperar carnes (brancas ou vermelhas), para assados ou churrasco. Você só precisará de sal grosso, temperos e ervas da sua preferência.
8. Sal de ervas com páprica: receita ótima para temperar vários tipos de carne (frango, boi, peixe) e até frutos do mar. Pode também dar um toque especial no arroz, nos legumes, no ovo frito ou omelete.
9. Sal de ervas com toque de azeite: ideal para temperar carnes no churrasco, diminuindo assim o consumo de sal grosso. Para fazer, você precisará apenas de sal grosso, salsinha, cebolinha, orégano, manjericão e azeite.
10. Sal de ervas com raspas de limão: com poucos ingredientes, este sal proporciona benefícios incríveis para a saúde, através do uso do manjericão, que contém vitaminas e minerais como cálcio, fósforo e ferro, do orégano, que é repleto de minerais essenciais para o organismo, e de raspas de limão, que possui de 5 a 10 vezes mais nutrientes do que o suco do limão.
11. Sal de ervas com gergelim: a base desta receita é o gergelim branco, que é rico em cálcio. Além dele, você usará, basicamente, alecrim, orégano, folha de louro e um pouco de sal. Mas também pode ficar à vontade para acrescentar outras ervas que gostar!





Postar um comentário

0 Comentários