Chá de Sene emagrece? Veja como fazê-lo e consumi-lo de forma correta!



O sene é uma planta com propriedades laxante e emagrecedora. Como chá emagrecedor, deve ser utilizado até certo ponto, pois demais faz mal. Quer saber mais sobre essa planta e como utilizá-la corretamente? Siga o que vem adiante!


1. Que Planta é Essa ?


Imagem relacionada
O sene (Cassia angustifolia) é uma planta da família das Fabacea do gênero Cassia. Originária da Ásia, foi levada para o Oriente Médio, Norte da África, inicialmente pelos Egípcios e depois pelos Árabes, Gregos e Romanos. Outros nomes dados ao sene são:
Cassia acutifolia
Cassia alexandrina
Cassia lanceolata
Cassia lenitiva
Cassia senna
Atualmente é cultivada e encontrada em todas as regiões semi-áridas do mundo.
Desde o século IX, essa planta, vem sendo cada vez mais utilizada por suas propriedades fitoterápicas e seu uso como laxante se intensificou no período do Renascimento.
Seu nome, sene, foi dado pelos taxonomistas modernos que uniram duas espécies em um só nome, mas, na maioria das farmacopeias, o sene é encontrado com dois nomes, Cassia senna L. (sene-de-alexandria) e Cassia angustifolia Vahl ( sene-de-tinnevelly ou sene-indiana).
Para a utilização do sene de forma terapêutica e medicinal, se faz uso tanto as folhas (folíolos) como dos frutos (folículos). As folhas apresentam efeito laxante mais intenso que os frutos.
O sene além da propriedade laxante também ajuda a emagrecer, porém é necessário utilizá-la com moderação.
                                   Resultado de imagem para Sene
Chá de Sene Emagrece?
O sene é uma planta comumente utilizada para perda de peso. Entretanto, por sua propriedade laxativa, se utilizada por mais de 7 dias pode trazer sérios problemas de saúde.
O chá de sene reduz o apetite, ajuda os alimentos a se movimentarem mais rápido pelo intestino, antes que os nutrientes e calorias sejam absorvidos pelo corpo. Esta perda de peso, somente dessa forma, não é saudável. A melhor alternativa é optar por alimentos, bebidas e chás que acelerem o metabolismo.
chá verde e oolong são mais recomendados, seguros e com efeitos mais duradouros. O chá de sene pode ser utilizado como uma etapa inicial de limpeza para desintoxicar o corpo, mas depois é mais eficaz utilizar outros chás e alimentos para fazerem parte da dieta diária.
Resultado de imagem para Sene

2. Sene, Laxativo Natural

Como chá de limpeza, o sene pode ser usado como vermífugo e depurativo.
Esse chá é benéfico para quem passou por cirurgia no reto ou tem hérnia. É também útil quando se precisa fazer uma colonoscopia. Beber esse chá antes desse exame, limpará os intestinos e contribuirá para se obter uma imagem mais nítida do exame. Siga todavia a recomendação médica!

3. Propriedades e Utilidades do Sene

O sene tem propriedades laxativa, purgativa, antiácida, depurativa e vermífuga.
Devido a todas a essas propriedades, o sene pode ser utilizado no tratamento de doenças venéreas, doenças causadas por fungos, pressão alta, colesterol alto, prisão de ventre, cólica biliar, febre, gases, fissura anal, hemorroidas, doenças de pele e dos olhos.

4. Efeitos Colaterais

Esse chá oferece alívio da prisão de ventre. Entretanto, para usá-lo com segurança, não se deve tomá-lo por longos períodos.
O uso exagerado do chá de sene pode enfraquecer o intestino e provocar a descoloração da urina.

5. Precauções com o consumo do Chá de Sene

Mesmo sendo utilizado há centenas de anos, é recomendável consultar o médico antes de tomá-lo, especialmente idosos.
Apesar dos muitos benefícios que o sene possui, deve-se utilizá-lo com cautela e sob orientação médica, pois o uso constante dessa planta pode provocar alterações intestinais, desencadear cólicas fortes e até gerar predisposição ao câncer de colo retal.
O chá de sene pode reduzir os níveis de potássio, por isso não se deve combiná-lo com alimentos diuréticos que têm o mesmo efeito.
Níveis baixos de potássio, conhecidos como desequilíbrio eletrólito, podem alterar os batimentos cardíacos e levar à fraqueza física.
Infusões de sene podem interagir com medicamentos bloqueadores de cálcio e causar reações adversas.
A ação do sene diminui a absorção de nutrientes no cólon, privando o organismo das vitaminas e minerais importantes.

6. Excesso de Chá de Sene Faz Mal

Beber muito chá de sene, pode levar a sentir dores abdominais, náusea, diarreia, vômito, perda de peso, erupções cutâneas, inchaço nas pontas dos dedos e pigmentação escura no cólon.
O uso do chá de sene por longos períodos ou em excesso pode causar danos crônicos no fígado e nos rins; pode danificar o cólon e reto; provocar enfraquecimento nos ossos; fraqueza muscular e retenção de líquidos.
Imagem relacionada
cha de sene 2

7. Contraindicações

O chá de sene é contraindicado nos seguintes casos:
  • gravidez
  • mulheres que estão amamentando ou têm um útero inflamado
  • crianças
  • indivíduos anêmicos
  • portadores de hérnia abdominal
  • pessoas com doenças renal ou hepática
  • aqueles que sofrem de cistite, desidratação ou náusea
  • pacientes que estão tomando medicamentos
  • doentes com problemas cardíacos ou vasos sanguíneos
  • quem sofre de apendicite ou de desordens intestinais inflamatórias, como doença de Crohn, colite ulcerativa, hemorroidas ou úlceras.

8. Como usar o Sene para emagrecer

As propriedades laxativas do sene ajudam a emagrecer, pois aumentam a frequência de evacuações e inibem a absorção de água e de gordura pelo intestino.
O uso do sene não é recomendado por mais de 7 diase nem em concentrações muito altas, pois pode comprometer o equilíbrio da microbiota intestinal e desencadear o surgimento de doenças.
Uma opção para emagrecer utilizando essa planta é o chá de sene, feito com folhas verdes da planta. Quanto mais verde a folha, mais forte o seu efeito no organismo, em comparação com a folha seca e o fruto.

9. Como fazer o chá emagrecedor?

Seguem 3 formas de preparo do chá de sene:
RECEITA 1
Coloque água quente (não fervente) sobre 0,5 a 2 gramas (um quarto de colher de chá) de sene.
Evite o uso chá de sene em saquinhos, pois podem conter muito ou pouco da erva.
Devido aos efeitos do sene é melhor controlar a quantidade que entra na xícara de chá. Deixe o chá em infusão por 10 minutos, coe e beba.
RECEITA 2
Pode-se fazer o chá de sene macerando as folhas em água fria por 12 horas.
Feito dessa forma, o chá tem diminuída a quantidade de resina do sene, reduzindo o efeito laxante.
O chá de sene tem sabor amargo, cor âmbar e aroma fraco.
RECEITA 3
Ingredientes:
  • ½ colher de sopa de folhas secas de sene
  • 250 ml de água
  • Modo de preparo:
  • Coloque a erva em uma panela, acrescente água e deixe ferver por 5 minutos.
    Deixe esfriar um pouco, coe e beba esta quantidade de chá dividida em duas vezes no mesmo dia.
    Observação: Não adoce esse chá.
  • Chá de Sene

    Segue algumas dicas e recomendações para uma melhor utilização do chá de sene:
    Para reduzir a possibilidade do efeito de cólicas e dores estomacais, use pequena quantidade de sene e o misture com outras ervas como: funcho, canela, coentro casca de laranja, anis ou gengibre. É melhor beber o chá de sene antes de dormir.
    Esse chá leva um tempo de 6 a 12 horas para agir, então os efeitos se darão pela manhã. Não beba mais de duas xícaras por dia. Caso seja a primeira vez que esteja usando o sene, tome menores quantidades, para verificar sua reação e para evitar possíveis cólicas.
    O chá de sene pode aliviar prisão de ventre e, tomado em pequenas quantidades, por um curto período, pode ser até ser refrescante para o organismo.
    É bom ressaltar que chás podem ser aliados para o emagrecimento, entretanto, a melhor forma de emagrecer tem como base e diretriz a alimentação saudável e a prática regular de atividade física.
    Como deu para perceber, essa planta não é brincadeira! Não se automedique. Consulte um médico até mesmo para fazer uso de chás e remédios naturais.


Postar um comentário

0 Comentários

Ad Code