Bolo Pão de Mel




Ingredientes

Para a massa:

200g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
180g de farinha
45g de chocolate em pó
5g de bicarbonato de sódio
1 pitada de sal
1 pitada de canela
1 pitada de noz-moscada
1 pitada de pimenta-do-reino
1 pitada de cravo-da-índia em pó
4 ovos
120g de creme azedo
150g de mel
10g de gengibre ralado fininho
10g de raspas de limão
5ml de extrato de baunilha
260g de açúcar mascavo
Para a cobertura:

270g de açúcar
75g de mel
60ml de água
5g de bicarbonato de sódio

Para o recheio:

400g de doce de leite


Modo de preparo

Como fazer a massa

Preaqueça o forno a 180ºC.
Em uma vasilha, coloque a farinha, a pitada de sal, o bicarbonato de sódio e o chocolate em pó. Rale a noz-moscada e o gengibre. Adicione a canela, o cravo em pó e a pimenta-do-reino
Em uma outra vasilha, adicione os ovos, o creme azedo e o extrato de baunilha. Bata até ficar homogêneo e derrame o mel.
Em uma terceira vasilha, misture a manteiga com o açúcar mascavo e bata até ficar um creme fofinho. Adicione os ingredientes secos nessa mistura e, em seguida, os ovos batidos. Mexa até ficar homogêneo e despeje a mistura em uma forma untada de 23cm. Se preferir um bolo grandão, dobre a receita.

Leve para assar e assim que o bolo criar uma crostinha dura, aproximadamente após 40 minutos de forno, faça o teste do palito. Se sair limpinho, o bolo estará pronto.
Para preparar a cobertura

Em uma panela grande, jogue o açúcar, a água e o mel. Cozinhe em fogo alto, até começar a borbulhar e a calda caramelizar. O ideal é que fique um caramelo escuro. Assim que o caramelo se formar, jogue o bicarbonato de sódio e misture rapidamente. Despeje em uma forma forrada com papel manteiga até as beiradas, espere secar por alguns minutos e antes que ele endureça, corte em formato de favo. Se tiver preguiça, pode quebrar que também dá certo, só não vai ficar uma fofura. Assim que ele solidificar, tire da forma e comece a soltar os seus favinhos.
Como preparar o recheio

Corte o bolo ao meio e encha de doce de leite. Coloque a outra metade de bolo por cima e passe mais doce de leite. Finalize com os favos de mel e seja a abelha-rainha da sua colmeia.

Fonte:GNT RECEITAS


Resultado de imagem para Bolo Pão de Mel

Veja também:



Resultado de imagem para Bolo Pão de Mel




Resultado de imagem para Bolo Pão de Mel

Ad Code