Acerte na escolha dos sapatos




Ortopedista alerta que usar sapato errado ou apertado pode causar dores, artrose e até deformações no pé

Resultado de imagem para salto altoResultado de imagem para salto altoResultado de imagem para sapatilhasResultado de imagem para sapatilhas



Se você faz parte do grupo de mulheres que escolhe um sapato pela beleza e não pelo conforto, tome cuidado. Uma pesquisa feita pela Universidade de Framingham, nos Estados Unidos, com 3.378 pessoas, indica que usar sapatos desconfortáveis ou apertados durante a juventude pode causar dores, deformações e até artrose nos pés na velhice. Cerca de 60% das mulheres usam saltos, sandálias e chinelos que prejudicam sua postura e seus pés, afirmam os pesquisadores americanos.

O salto alto é o principal vilão das mulheres, de acordo com o ortopedista Marcos Fernandes, do Hospital Badim. Mesmo se você não é viciada em saltos com a Carrie, do seriado "Sex and the City", é preciso ficar atenta aos riscos. Além de causar dores nos dedos, na sola e no calcanhar, ele pode encurtar o tendão de Aquiles e causar dores crônicas na coluna.
- Não há problemas em usar o salto alto em uma festa ou para sair no fim de semana. Mas usar todo dia para trabalhar é ruim para a saúde. O efeito negativo é pior ainda se a mulher começou a usar este tipo de calçado com frequência na adolescência - explica o médico.
As sapatilhas também não estão isentas. Por não terem nenhum salto e pouquíssimo acolchoamento, sobrecarregam as articulações dos joelhos e da lombar, deixando a mulher mais sujeita à hérnia de disco. Como usar tênis todo dia é praticamente impossível, o médico ensina que o melhor é usar um sapato com a sola estável e um salto grosso e baixo, como os modelos anabela. O modelito fica intacto e a saúde agradece.


Resultado de imagem para sapatilhasResultado de imagem para sapatilhasResultado de imagem para modelos anabelaResultado de imagem para modelos anabela

Acerte na escolha dos sapatos:


- Na gravidez, aumentar um número do sapato pode trazer mais conforto. Por causa dos hormônios, os músculos relaxam e a sensação é de que o pé cresceu. Com a idade, os pés também podem ficar mais largos.
- Compre sapatos no fim do dia, quando os pés estão mais inchados. Experimente os sapatos em pé, para perceber o peso do corpo na sola.
- Alterne o tipo de sapato diariamente para não deformar o calçado nem causar possíveis machucados no pé.
- Na hora de escolher o salto, prefira os mais baixos e grossos, que não jogam tanto o peso do corpo para frente. Pessoas pesadas ou com joanetes devem evitar saltos com mais de 5 centímetros para não machucar os dedos. Mulheres com pé chato costumam se sentir confortáveis com um salto médio, que ajuda a aliviar a dor nos tendões e nos músculos.
- Guarde os saltos finos para os dias de festa. Saltos com mais de 7,5 centímetros jogam 90% do peso do corpo para frente, forçando demais os dedos e a sola do pé. Usados em excesso, causam bolhas na sola, calos, pioram a dor de joanetes e forçam a musculatura do peito do pé.
- Sapatos de bico fino aumentam a incidência de unhas encravadas. Na hora de escolher o modelo, veja se há espaço entre os dedos. Na dúvida, opte por um número maior.
- O calcanhar suporta 25% do peso do corpo. Busque modelos com esta área acolchoada ou compre palmilhas em lojas especializadas. Se o problema são as bolhas, opte por tiras de moleskine, mais confortáveis que outros curativos e muito mais discretos.
- Para não machucar a coluna, opte por saltos de bico arredondado com até 3 centímetros.
- Cuidado com as sapatilhas sem salto. Se o calcanhar não estiver bem acolchoado, é bem provável que elas causem dores nos joelhos e na lombar.

Resultado de imagem para saltos de bico arredondadoResultado de imagem para saltos de bico arredondadoResultado de imagem para saltos de bico arredondado
FONTE:
 http://extra.globo.com/noticias/saude-e-ciencia/ortopedista-alerta-que-usar-sapato-errado-ou-apertado-pode-causar-dores-artrose-ate-deformacoes-no-pe-203678.html#ixzz4HmojvAHy








Ad Code