O Açúcar: O Doce Veneno Que Engorda e Adoece



Quando falamos em açúcar pensamos logo em um doce, um brownie ou até mesmo em uma torta gelada não é mesmo? Mas o que quero te mostrar neste artigo é que existe açúcar em outros alimentos que você nem imagina.
A indústria de alimentos tem uma criatividade enorme para tirar a gordura natural de alguns alimentos e adicionar açúcar disfarçado no lugar. Quando ela faz isso ela dá o nome a esse alimento de light, e incentiva você a usar esses alimentos para fazer as famosas dietas da moda.
Dessa forma ela lucra de duas formas: usando um termo muito adequado para o marketing, já que o light vende muito e as pessoas acham que estão fazendo uma opção mais saudável.

LIGHT E DIET: O CARO QUE SAI MUITO CARO!


acucarengordamuito

E por outro lado eles ainda cobram mais caro! Mas o que eles não te falam é que os alimentos light engordam, pois eles são repletos de açucares que possuem nomes como: amido modificado ou maltodextrina.
Então o que eles fazem é enganar você e ainda cobrar mais caro por isso.
Outro alimento que possui muito açúcar é o trigo. E está presente em cerca de 70% dos alimentos da indústria alimentícia.
Ele é tão importante que irei escrever em breve uma série de artigos sobre ele.
Mas saiba por enquanto que quando você está comendo um biscoito integral, uma torrada light ou um pãozinho você está ingerindo açúcar puro.
O trigo é até pior do que o açúcar, pois causa outros malefícios para o seu corpo e contém glúten.

                          Resultado de imagem para Açúcar

PORQUE O AÇÚCAR ENGORDA E ADOECE?



Vou te convidar agora a fazer uma rápida viagem comigo pelo corpo. Quando você ingere açúcar, seja no seu doce preferido, no biscoito integral, sua pizza preferida, no iogurte adoçado ou até no queijo light que você come, acontece o seguinte no seu organismo:
  • → O açúcar é absorvido no intestino e cai na circulação na forma de glicose
  • → Essa glicose faz com que o seu pâncreas jogue insulina no seu sangue pra colocar a glicose para dentro das células, pois glicose no sangue por muito tempo é tóxica e até destrói células de vários órgãos.
Quando sua insulina fica alta no seu sangue, você não emagrece.
Você não queima gordura.


Pelo contrário, seu fígado transformará essa glicose em triglicerídeos que além de engordar, irá inflamar o seu corpo.
Pouco tempo depois, cerca de 3 horas o seu corpo já pede mais açúcar e o ciclo vicioso recomeça. Eu chamo isso de ciclos de fome.
                               Resultado de imagem para Açúcar
Com o passar dos anos nesse ciclo vicioso de comer açúcar em suas diversas formas, você vai ganhando peso e como já falei o seu corpo vai ficando num estado inflamatório, até desenvolver diabetes, pressão alta, triglicerídeos elevados e obesidade.
Chamamos tudo isso de síndrome metabólica e infelizmente a cada dia as pessoas estão chegando a esse estado.

Perguntas de Leitoras

São inúmeras as perguntas que recebo diariamente das minhas leitoras, todas estas perguntas são relacionadas ao açúcar ou doces, continue lendo e veja as perguntas mais frequentes:
  • Quais são os tipos de gorduras naturais que são retiradas dos produtos industrializados? A presença delas faria algum mal ao organismo? Se sim, qual?
    Alguns exemplos de gorduras naturais que são retiradas dos alimentos no processo de industrialização: no iogurte (retiram a gordura do leite), outros laticínios como queijo também. Em qualquer caso em que se retire a gordura natural, substituirá por carboidratos e desregulará o metabolismo, engordando e podendo até contribuir pra uma diabetes. A presença da gordura natural do alimento traz nutrição e saciedade ao corpo, sendo benéfico e não faz mal. Retirar a gordura faz mal.
  • Qual a diferença dos produtos light, diet para os normais? Algum deles é realmente saudável?
    Produtos lights são produtos onde se retira gorduras e se acrescenta açucares e conservantes. Nos diets também acontece a mesma coisa. Ambos são industriais e representam um marketing mentiroso que ainda cobra mais caro para te adoecer.
  • Já que o trigo possui muito açúcar, por qual alimento posso substituí-lo?
    O trigo deve ser substituído por proteínas de alto valor biológico (carnes, peixes, etc) e gorduras saudáveis (ovos, óleo de coco, etc). É uma questão de saúde retirar o trigo atual da alimentação e o prazer do trigo custa caro e adoece.
  • Existe algum meio de evitar este “ciclo vicioso” que o açúcar cria em nosso organismo?
    A única forma de cortar esse ciclo vicioso criado pelo açúcar é retirando ele totalmente e mantendo os níveis de insulina mais baixos. Nos primeiros dias pode ser difícil para algumas pessoas mas em alguns dias o corpo se adapta a uma alimentação estratégica e dessa forma esse ciclo vicioso é rompido e um novo estilo de vida pode ser desfrutado com um emagrecimento saudável, gradativo e definitivo.
  • Como descobrir se meu organismo está preso na síndrome metabólica? E como sair dela?
    A Síndrome Metabólica é um conjunto de doenças formado por: Obesidade, Diabetes tipo 2, triglicerídeos elevados no sangue e Hipertensão Arterial. Se você é obeso ou está com sobrepeso já tem boas chances de desenvolver síndrome metabólica e deve procurar o seu médico para fazer uma avaliação clínica e pedir exames para diagnosticar o quanto antes. O caminho para reverter a síndrome metabólica é a alimentação estratégica, a atividade física regular e a princípio a medicação pode ser necessária, geralmente sendo retirada à medida em que se perde peso e reverte a resistência à insulina, a causa chave da síndrome metabólica.
  • Aí você pode me perguntar: Dr. Rocha, então o que vou comer? Não estou vendo saída para minha situação!
    Eu te respondo: Calma, existe saída sim.

    Você irá usar a alimentação estratégica, baseada em gorduras estratégicas, proteínas de alto valor biológico e carboidratos fibrosos.
    Dessa forma você irá nutrir o seu corpo, manter os níveis de insulina baixos no sangue e encontrará assim o caminho para o emagrecimento saudável.
    E mais, poderá prevenir e até regredir diversas doenças como resistência à insulina, diabetes e hipertensão. 
    Elimine o açúcar da sua alimentação, seja na forma de doces, farináceos de trigo ou até mesmo alimentos light.








Postar um comentário

0 Comentários