Casa Verdejante

By Leila Maria - novembro 18, 2017



A floresta amazônica se estende por 5,5 milhões de quilômetros quadrados - uma área muito maior que a maioria dos países do mundo. Só no Brasil sua área ocupa aproximadamente 4,9 milhões de quilômetros quadrados.
São nove os países em que a abrangido pela amazônia além do Brasil. São eles: Guiana, Guiana Francesa, Peru, Bolívia, Colômbia, Suriname, Equador e Venezuela.

                              Resultado de imagem para A floresta amazônica

Características gerais  

O clima é extremamente úmido e quente, é chamado também de clima equatorial úmido. Se relevo se caracteriza por ser predominantemente plano, e por isso favorece inundações formando assim ecossistemas de várzeas, floresta de igapó e pântanos.
A fauna e flora são indiscutivelmente a mais biodiversa do mundo. Estima-se que mais da metade das espécies de seres vivos que vivem por lá nem foram descobertas ainda.
É também a região com a maior concentração de rios do planeta, e como consequência de água doce.
Veja abaixo algumas curiosidades sobre a floresta amazônica..
  • O rio Amazonas, com todos os seus afluentes, contém 20% da água doce do mundo.
  • Embora a Amazônia cubra apenas quatro por cento da superfície terrestre, ela contém um terço de todas as espécies terrestres de plantas, animais e insetos conhecidas.
  • A floresta produz mais de 50 por cento de toda a chuva que cai na região e afeta os padrões de precipitação muito além da América do Sul.
  • A floresta amazônica contém 10% de toda a biomassa na Terra. A floresta, portanto, armazena grandes quantidades de carbono que é liberado para a atmosfera com o desmatamento. Esses lançamentos contribuem para o aquecimento global.

Uma casa verdejante

A floresta amazônica abriga mais de 30 milhões de pessoas. Cerca de 1,6 milhão desses habitantes amazônicos são indígenas e pertencem a mais de 400 grupos indígenas diferentes. Algumas são tribos isoladas e optam por evitar o contato com o mundo exterior.
Ao longo de milhares de anos, a população indígena da Amazônia conseguiu, proteger e conviver harmonicamente com a floresta tropical sendo assim uma parte integral do bioma amazônico. Hoje, os povos indígenas estabeleceram suas próprias organizações nos nove países da região amazônica. O movimento indígena desempenha um papel importante na batalha pela sobrevivência desta floresta única.

                   Resultado de imagem para A floresta amazônica

Desmatamento e destruição

A natureza levou milhões de anos para criar a floresta amazônica, mas as pessoas destroem grandes partes em poucas gerações. Começamos a consumir a floresta de forma desordenada quando surgiram os estados modernos da América do Sul. Desde a década de 1950, a floresta amazônica perdeu inteiramente 18% de sua cobertura florestal original e até 50% da floresta foi parcialmente destruída. Isto deve-se principalmente a:
  • Avanço do agronegócio através da agricultura e pecuária
  • Produção de petróleo e gás
  • Mineração
  • Uma variedade de projetos de infra-estrutura

             Amazônia leva umidade para toda a América do Sul, influencia regime de chuvas na região, contribui para estabilizar o clima global e ainda tem a maior biodiversidade do planeta.

Soluções para salvar a floresta amazônica

Obter reconhecimento do direito dos povos indígenas às suas terras tradicionais se mostrou extremamente eficaz na proteção da floresta tropical. As áreas florestais permanecem em pé, onde suas populações tradicionais garantem o direito legal de gerenciá-las.
Garantir o desenvolvimento sustentável da região, onde  preservação e pesquisa podem ser agentes impulsionadores da economia local.
Não há soluções prontas ou mágicas que vão resolver o problema da amazônia, mas se algumas ações não forem feitas essa floresta corre sim um grande risco. 

Referências para construção deste artigo:




  • Share:

You Might Also Like

0 Comments