Santa Casa de BH pode fechar

By Leila Maria - maio 16, 2017



A Santa Casa de Belo Horizonte pode fechar as portas caso o governo do Estado não pague, em até 60 dias, uma dívida de R$ 21 milhões com o hospital. A afirmação foi feita pelo provedor da entidade, Saulo Coelho, durante um abraço simbólico no entorno da unidade, na tarde de ontem. Maior hospital de Minas, a Santa Casa já fechou mais de 400 dos 1.086 leitos por falta de recursos nos últimos dois meses. A instituição acusa o poder público de falta de repasses, e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) pode levar a questão para a Justiça.
 
“Estamos com nossas tabelas há oito anos sem reajuste. Sempre tivemos apoio do governo do Estado e federal, e agora não estamos nem recebendo”, afirmou Saulo Coelho.
 
De acordo com ele, o hospital vem acumulando, por mês, um déficit de R$ 4 milhões. Segundo o hospital, faltam recursos para compra de medicamentos e para pagamento de mão de obra, o que diminui a capacidade de atendimento.


 
DÉBITO. No último dia 10, a promotoria cobrou o pagamento da dívida do governo do Estado com a Santa Casa de Belo Horizonte. Na ocasião, três ofícios foram encaminhados ao Estado, por meio das secretarias de Saúde, Planejamento e Fazenda, com reivindicações de cumprimento dos compromissos financeiros. O prazo para resposta havia sido estipulado para terminar ontem, mas a data foi estendida para esta sexta-feira.
Apesar disso, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que encaminha os recursos para o município, que, por sua vez, define os valores disponibilizados para cada instituição, incluindo a Santa Casa. Em relação ao cumprimento dos prazos, a SES afirmou que alguns dos valores considerados pendentes são referentes a pagamentos de resoluções publicadas, e que o Estado tem um prazo de até um ano (desde que a resolução foi publicada) para realizar o pagamento”, destacou.
 
Em relação à citação do MPMG, o órgão informou que está verificando e conferindo cada valor informado. A prefeitura da capital afirma não ter relação com a dívida, que tem como responsáveis Santa Casa e Estado .



 

  • Share:

You Might Also Like

0 Comments