Super-Terras

By Leila Maria - abril 07, 2017

                                Detectada-atmosfera-em-super-Terra-a-39-anos-luz-daqui


Foi detectada, pela primeira vez na história, uma atmosfera considerável em um exoplaneta rochoso de dimensões semelhantes às da Terra – as famosas “super-Terras”, como Proxima B. GJ 1132b tem massa 60% maior que a do nosso planeta, e fica a 39 anos-luz do Sistema Solar, na órbita da anã-vermelha GJ 1132 (sim, a mesma coisa, só que sem o “b”).
Super-Terras são planetas rochosos de outros sistemas estelares que são só um pouco maiores que a Terra. Eles estão na mira de astrônomos porque, quando localizados na zona habitável de suas estrelas, representam uma boa chance de encontrar água e vida alienígena – ou, na pior das hipóteses, uma casa nova para nós mesmos. GJ 1132b já era conhecido antes – a novidade é mesmo o gás em seu entorno.
Do nosso ângulo de observação, GJ 1132b passa na frente de sua estrela em intervalos regulares. A fração de luz que ele “tampa” em cada passagem foi suficiente para a equipe do astrônomo britânico John Southworth calcular suas dimensões – afinal, quanto maior o guarda-sol, maior a sombra.




Fonte:http://www.msn.com/pt-br/noticias/ciencia-e-tecnologia/detectada-pela-primeira-vez-atmosfera-em-uma-%E2%80%9Csuper-terra%E2%80%9D/ar-BBzy1XQ?li=AAkXvDK&ocid=spartanntp#image=1

  • Share:

You Might Also Like

0 Comments