Amigos de Leilanina

15 de abril de 2017

Como são feitos os ovos de Páscoa?






Você sabia que, em seu processo de produção, os ovos de Páscoa passam por diferentes etapas até chegar a você? Pois é! Tudo começa na colheita do cacau! Mas como será que essa matéria-prima se transforma nos ovos de chocolate?
Ficou curioso para saber como ele é feito? Hoje vamos contar um pouco sobre cada etapa de sua produção! Venha conferir!

                           Resultado de imagem para ovos de pascoa
Colheita do pé

O cacau é a matéria-prima do chocolate e a sua árvore, chamada de cacaueiro, se desenvolve em áreas tropicais, como o Brasil. A sua produção se concentra na Bahia, no Espírito Santo, no Pará, no Amazonas, em Roraima e no Mato Grosso.
Os frutos crescem grudados ao tronco e são colhidos duas vezes por ano: em março e em outubro. Cada um contém entre 25 e 50 sementes de cacau.

                                Resultado de imagem para ovos de pascoa
Banho de sol

Depois que os frutos são abertos, as sementes e a polpa são levadas para a fermentação. Nessa fase, que dura entre dois e seis dias, a polpa fermenta e libera um calor de 50 ºC, impedindo a germinação dos grãos.
A fermentação diminui a intensidade do gosto amargo do cacau e facilita o desenvolvimento de outros aromas. Em seguida, os grãos são expostos ao sol durante uma semana, para que a água evapore. No final dessa fase, eles estão com uma cor marrom-escura.

                             Resultado de imagem para ovos de pascoa
Manteiga de cacau

As sementes são limpas e passam pela torrefação. Quando são moídas, não dão origem a um pó, mas sim a uma massa pastosa e escura, que é um dos ingredientes do chocolate.
Em seguida, uma parte dessa massa é prensada, resultando na manteiga de cacau. Com esses ingredientes - a massa e a manteiga -, mais açúcar e leite em pó, fabrica-se o chocolate.
                                Resultado de imagem para ovos de pascoa

Gostinho de chocolate

Mas o chocolate gostoso, que derrete na boca, não fica pronto assim que os ingredientes são misturados. Para ter a consistência homogênea, essa massa formada na etapa anterior passa por um processo chamado de conchagem.
Em outras palavras, o chocolate é friccionado, sua temperatura aumenta e ele se liquefaz. É quando o gosto amargo deixa de existir. No processo de temperagem, com mudanças abruptas de temperatura, o chocolate ganha o sabor e a consistência que nós conhecemos.
                                Resultado de imagem para ovos de pascoa
Produção em série

Agora o chocolate já está pronto para ser depositado nas fôrmas e, depois de resfriado, ganhar as mais diversas embalagens!
Você pode ler um pouco mais sobre o assunto na matéria “Como nascem os ovos de Páscoa”, da Revista Nestlé Com Você , edição 57! 

                                       Resultado de imagem para chocolate movimento em gifs animados

                                                                                                                                                            


Resultado de imagem para chocolate gifs animated