6 dicas de economia doméstica

dicas de economia domestica


Está na missão de economizar, mas não sabe por onde começar? Que tal em casa? Confira agora nossas dicas de economia doméstica!

Economizar é possível. Basta ter um pouco de planejamento e estar disposto a mudar alguns hábitos. Confira essas dicas de economia doméstica que vão ajudá-lo a manter as finanças de casa em equilíbrio:

1. Mapeie seus gastos familiares


Uma das principais dicas de economia doméstica é conhecer o total da renda e dos gastos da sua casa. Identifique todo o dinheiro que entra (quantas pessoas contribuem com as despesas da casa mensalmente) e mapeie todas as despesas mensais.

O GuiaBolso.com pode ajudar nessa tarefa. A ferramenta de controle financeiro puxa e categoriza automaticamente todas as suas receitas e despesas feitas no cartão de débito ou crédito, dispensando o trabalho de ter que guardar todos os recibos e anotar cada um dos seus gastos em uma planilha.

O mais importante aqui é conseguir identificar onde os recursos financeiros da família estão sendo gastos. Qual o principal vilão do orçamento? Contas de consumo, como água e luz? Supermercado? Restaurantes? Sabendo para onde o dinheiro vai, fica mais fácil saber onde concentrar os esforços para colocar em prática essas dicas de economia doméstica.

2. Sempre faça uma lista antes de ir para o supermercado


Uma das maiores fontes de gastos de uma família é o supermercado. Principalmente quem tem crianças pequenas sabe que uma tarde de compras pode desequilibrar o orçamento da família.

Para não ir ao supermercado e voltar para casa com a sensação de que gastou bem mais do que devia e não comprou tudo o que realmente precisava (quem nunca?), faça uma lista antes de sair. Coloque no papel todos os itens que estão faltando em casa e se atenha a esta lista, resistindo aos apelos dos pequenos.

Existem alguns aplicativos que também podem ajudar nessa missão, como o BoaLista (que também permite comparar o preço dos produtos em tempo real, com base no que os outros usuários viram em outros supermercados) e o MeuCarrinho.

3. Economize energia


A conta de luz é o calcanhar de Aquiles do orçamento de muitas famílias e, ainda mais agora, em um contexto de restrição de água (lembre que as hidrelétricas são responsáveis por 90% da energia gerada no país), é muito importante aproveitar todas as oportunidades para economizar energia.

Uma das principais dicas de economia doméstica para não gastar tanto com a conta de luz é trocar todas as lâmpadas da casa por modelos fluorescentes que, apesar de custarem um pouco mais, valem a pena pela economia no longo prazo. Uma lâmpada incandescente de 60W, por exemplo, pode ser substituída sem problemas por uma fluorescente de 15W. Só por essa troca você já registra uma economia de 75% na conta de luz.

De qualquer forma, vale lembrar que as lâmpadas incandescentes de 100W e 60W não podem mais ser fabricadas e compradas pelos supermercados desde junho de 2014. Os estoques poderão ser vendidos somente até o final deste ano e, a partir daí, não haverá outras opções a não ser as fluorescentes (que estão ficando mais baratas: já é possível comprá-las por menos de R$ 10,00) e as de LED, bem mais caras, mas ainda mais eficientes até que as fluorescentes (uma lâmpada incandescente de 60W pode ser substituída por uma de LED de 4,5W).

Mudar alguns hábitos também é importante. Sempre que sair de um cômodo apague a luz e recomende que todos da sua família façam o mesmo. Outro ponto importante é passar a aproveitar a luz natural: abra todas as janelas e cortinas durante o dia. Além de economizar na energia elétrica você ainda renova o ar da casa.

4. Reaproveite


Sempre que cozinhar verduras, aproveite a água do cozimento para fazer molhos, sopas ou para cozinhar o arroz. Já as sobras do pão do café da manhã podem ser aproveitadas para fazer pudins, acompanhar sopas e saladas e até mesmo rechear aves. É possível, ainda, economizar gás fazendo vários pratos de forno ao mesmo tempo, para que possam ser assados juntos.

Confira aqui mais algumas dicas do Banco de Alimentos para reaproveitar mais na hora de cozinhar.

5. Prefira medicamentos genéricos


Os medicamentos genéricos passam por testes e têm o mesmo efeito dos remédios de marca. Uma das nossas dicas de economia doméstica é não se apegar ao nome dos medicamento e, sim, à fórmula. Sempre que for até a farmácia com uma receita médica, pergunte ao farmacêutico se ele tem a opção genérica com o mesmo princípio ativo.

O Procon calcula que os medicamentos genéricos custam em média 56% do que os originais.

6. Use a internet para comparar preços


Não dá mais para sair de casa comprar uma coisa sem pesquisar o preço antes pela internet. Se você não é adepto das compras online, use a web pelo menos como fonte de informação e de barganha na hora de fechar a compra. Os preços variam muito de site para site e loja para a loja e saber esses números pode ajudar muito a conseguir descontos mesmo nas lojas físicas.
Existem sites especialzados na comparação de preços, como o Zoom e o Bom de Faro. Eles chegam até a mostrar a evolução dos preços nas últimas semanas para que você saiba se é um bom momento para comprar aquele produto ou não.

 Fonte:blog.guiabolso.com.br