Você Pensa Diferente?

By Leila Maria - novembro 05, 2014



No mundo atual em que ocorrem as transformações mais rápidas de toda a História da Humanidade é necessário ter a mente aberta para, no mínimo, acompanhar a evolução. Mas se você não quiser ser apenas mais um na multidão, pense diferente.
O primeiro passo é permitir-se a pensar diferente, ter mais ideias. Seja no campo sentimental, profissional, pessoal, para solucionar problemas ou aproveitar oportunidades.
O segundo passo é deletar os bloqueios às novas ideias.
Todos nós temos criatividade, mas devemos cuidar dela como se fosse um bebê. Treina-la intensamente. Acostumar-se com uma coisa diferente a cada dia.
Por exemplo, você costuma investir suas economias em caderneta de poupança para priorizar a segurança. Mesmo sabendo que o rendimento é menor quando a segurança é maior.
Você já pensou em como obter um rendimento maior sem comprometer tanto a sua segurança? Agora, faça uma analogia com o trajeto que você faz diariamente para ir ao escritório. Procure caminhos diferentes. Observe os detalhes por onde você anda. Evite a rotina.
Uma boa maneira para incorporar um comportamento criativo é habituar a perguntar-se E SE............?
Voltando aos seus investimentos:
E SE você revisasse suas aplicações e separasse uns 20% em ações para tentar um rendimento maior do que a poupança?
Quando você for jantar fora, antes de decidir por um restaurante habitual pense E SE formos conhecer o restaurante X?
Quando for ao seu cabeleireiro pergunte-se: E SE eu fosse ao..............?
Você vai frequentemente a Maresias. E SE você fosse fazer turismo ecológico nas praias virgens de Iguapé? Será necessário menos tempo do que ir a Maresias.
Domingo pela manhã você costuma ir ao Ibirapuera. E SE fosse ao Parque Villa Lobos, no Alto de Pinheiros?
E SE no domingo à noite, ao invés de comer pizza, a gente fosse jantar num restaurante japonês da Liberdade? Sem sofisticação, mas num ambiente autêntico.
E SE não saísse de casa? Improvisar um almoço ou chamar alguns amigos?
E SE mudarmos a posição dos móveis da sala?
E SE eu mudar meu corte de cabelo?
E SE você, a partir de agora passasse a concentrar-se em suas próprias necessidades internas?
E SE você passasse a ouvir a sua voz interna da Criatividade?
Uma regra básica para você usar todo o seu potencial para pensar diferente é não permitir que suas crenças, que seus condicionamentos do passado afetem suas percepções do presente e as suas possibilidades de futuro. Veja as situações sob ângulos diferentes daqueles habituais.Pense pró ativamente. O exercício abaixo ilustra muito bem este conceito.
Esta é uma equação de feita com algarismos Romanos, montada com 10 palitos. Ela está errada. Como você pode corrigir esta equação sem tocar nos palitos e sem tirar ou adicionar nenhum?
X I + I = X
Para resolver este problema não olhe da maneira óbvia como você costuma ver as coisas.
Olhando este problema apenas sob um ponto de vista será impossível encontrar a solução.
Você deverá enxerga-lo sob um novo ângulo. A resposta está no rodapé desta página.
Retornando ao assunto de seus investimentos, olhe-os sob outros ângulos. Use sua criatividade para obter melhores resultados, para ser mais eficaz. Busque novas maneiras para fazer as coisas.
Não se esqueça que criatividade é um exercício. É a mesma coisa quando você matricula-se numa academia de ginástica para ficar sarada. Se você estiver parada há muito tempo, nos primeiros dias todos os músculos estarão doloridos. Depois, com o treino, vão doendo menos e você começa a gostar mais de suas formas cada vez mais definidas.
Com o exercício da Criatividade é a mesma coisa. No começo pode ser um pouquinho mais difícil. Mas, não dói tanto e realmente vale a pena. Quer testar? Feche os olhos e pense numa pessoa que você conhece e que está de bem com a vida. Concentre-se nas coisas que ela faz, no comportamento que ela tem, na posição que ela tem perante a vida.
Ela faz tudo sempre igual? Ela faz coisas diferentes? Como ela consegue isto?
Isto não quer dizer que você deva fazer o que ela faz. Cada um na sua. Mas pensando diferente cada um viverá bem melhor.
Mas a criatividade sozinha não faz nada. Ela tem uma parceira inseparável: a Motivação. Esta dupla é fundamental para você pensar em maneiras novas de fazer as coisas, de viver a sua vida mais prazerosamente. Mais produtivamente. Simplificando tudo para sobrar mais tempo para você.
Isto também só não basta. As idéias que sua mente produzirá não poderão ficar na gaveta. Você tem que agir. Colocá-las em prática. Policie-se para não encontrar desculpas tais como: "Vai ser muito difícil fazer isto agora"; "Vou esperar até ter mais tempo"; "Será complicado"; "Não tenho todas as informações de que preciso"; "Ninguém vai interessar-se por isto"; "Eu ando muito cansada"; "Já tenho muitas dores de cabeça".
Todos nós somos brilhantemente criativos para justificar nossa inércia. Porém, como superá-la?
Descubra qual é a causa da sua inércia perguntando-se: Por que?
Encontrou a resposta? Pergunte-se outra vez: Porque?
Siga perguntando-se "por que?" até você encontrar a causa original da sua inércia. Então tome uma ação de resistência a esta inércia.
Comece com um sonho. As grandes realizações começam com um sonho. Quase sempre visto como impossível, no início. Não se intimide com o tamanho do seu sonho. E nunca ria do sonho das outras pessoas.
Pense diferente e você começará a solucionar problemas ao invés de criá-los. Você destruirá os problemas antes que eles destruam você. Você fará mais com menos. Você identificará oportunidades.
Pense Diferente. Vale a pena.
RESPOSTA DO EXERCÍCIO: X =I + I X

Fonte:
Antonio Carlos Teixeira
http://www.pensediferente.com.br
pense@pensediferente.com.br
fone/fax: (0xx11) 3887-9700







  • Share:

You Might Also Like

0 Comments