Floreiras para Decoração

By Leila Maria - outubro 30, 2014


Floreiras na Decoração
Floreiras na Decoração – Fonte: ideiasgreen.com.br

Um ambiente com o colorido das flores e o verde das folhas é sempre mais agradável e convidativo. Mesmo que a pessoa more em um apartamento ou uma casa pequena, é possível investir no cultivo de um jardim ou uma horta. Com uma floreira, por exemplo, os vegetais podem estar presentes em cômodos de qualquer tamanho, sem deixar o espaço apertado e desconfortável.

Jardim de Monet
Jardim de Monet

Além de proporcionar uma ocupação prazerosa para quem gosta de trabalhar com terra e plantas, as floreiras podem complementar a decoração e dar um toque especial ao lugar. Elas podem ser colocadas em jardins, sacadas, varandas e outros espaços e são formadas por vasos suspensos, presos à parede, nos quais o plantio é feito.

Floreiras na Janela
Floreiras na Janela – Fonte: ideiasgreen.com.br

Para que isso seja possível, primeiro é preciso escolher o local ideal para instalá-las, levando em consideração condições como umidade e iluminação. Depois é fundamental avaliar o material que irá compô-las e, por fim, o tipo de flor que será plantado. Para quem aprecia ervas, a dica é substituir as flores e folhas por um herbário.

Jardim dos Ciclames Vermelhos
Jardim dos Ciclames Vermelhos

Os recipientes podem ser feitos com os mais diversos materiais, como cimento, plástico, cerâmica e alvenaria. No primeiro caso, a estrutura é fixa e pesada, sendo mais indicada para locais espaçosos. A segunda opção permite ao usuário uma melhor personalização, já que o plástico pode ser de várias cores e combinar com os outros itens do cômodo. Apesar dessa vantagem, esse material não é tão favorável à troca direta de água e ar entre as plantas e o meio, prejudicando o desenvolvimento das flores. Já a floreira feita de cerâmica é uma das mais aconselháveis, pois possui porosidades que não deixam a raiz úmida e facilitam as trocas com o meio ambiente. Caso prefira um modelo de alvenaria, tenha atenção especial à impermeabilização do vaso e à drenagem das plantas. Em todos os casos, é importante que os recipientes tenham um furo que possibilite a saída do excesso de água.

Floreiras na Parede
Floreiras na Parede – Fonte: soarts.com.br

Os cuidados com as floreiras são semelhantes aos que se deve ter no caso de um jardim, como regar, retirar os galhos mortos e evitar a exposição excessiva ao sol. O posicionamento das floreiras é outro cuidado essencial para a escolha do tipo de vegetação a ser cultivada. Caso elas fiquem na sombra, a hortênsia é uma opção viável. Para ficar em um local ensolarado, gerânios e petúnias são boas escolhas. A verbena e a azaleia são outros tipos bastante utilizados que vivem bem em espaços com boa incidência solar.


fonte: http://blog.giulianaflores.com.br



  • Share:

You Might Also Like

0 Comments