Garrafas - Benefícios da Garrafa de PET

By Leila Maria - maio 13, 2014



 

Quando o consumidor opta por um produto, a embalagem, naturalmente, vai junto. Ela faz parte do produto e muitas vezes não pode ser separada antes do término do consumo daquilo que realmente interessa: o que está dentro da embalagem. Neste momento o consumidor pode optar entre simplesmente jogar sua embalagem no lixo ou dar a ela o destino correto, para o qual foi concebida: a reciclagem.

 

100% recicláveis e de ótima performance ambiental, as embalagens de PET representam o mais moderno conceito de embalagem e oferecem inúmeros benefícios ao longo da cadeia de produção econsumo:

Para o consumidor: - São extremamente leves, permitindo que grandes volumes sejam carregados com facilidade; - Transparentes, permitem visualizar o produto que será consumido; - Possuem sistemas de fechamento eficientes; - Inquebráveis, permitem que crianças possam usá-las; - Preservam o produto até o fim do consumo; - Evitam desperdício; - Democrática, está presente em artigos destinados a todas as classes; - Com o barateamento dos custos de produção, os produtos tornaram-se mais acessíveis; - São 100% recicláveis e podem ser facilmente separadas de outros produtos. 
 
 




Para a indústria e o comércio: - São brilhantes e chamativas; - O sistema produtivo versátil permite variedade de formas; - Não quebram na linha de produção; - Evitam desperdício de material, embalagem e produto; - Possuem ótima resistência química, permitindo o envase dos mais variados produtos; - Leves, tornam o transporte mais eficiente;
 
Para o meio ambiente: - A resistência permite carregar muito mais produto que embalagem – as garrafas de PET têm a melhor relação peso/conteúdo do mercado; - Num caminhão carregado, as embalagens de PET ocupam apenas 2% da carga, enquanto algumas embalagens ocupam até 48% do peso – ocupando desnecessariamente o lugar do produto; - Nos sistemas retornáveis, esse peso morto ainda tem que voltar para a fábrica do produto, gerando ainda mais emissões de CO2 e outros gases de efeito estufa; - A garrafa de PET para dois litros de refrigerante tem, em média, apenas 47 gramas. Uma garrafa de vidro de 01 litro para refrigerante pesa 950 gramas. - Para produzir 01 Litro de bebidas em PET, apenas 02 Litros de água são usados – incluindo a água que está na bebida; - Sistemas retornáveis utilizam até 6 litros de água para cada litro produzido. Isso é devido à água necessária para a lavagem das garrafas e dos engradados que as transportam; - O sistema de fechamento eficiente evita desperdício, o que também é ambientalmente correto; - São inertes e não geram chorume em lixões e aterros, o que preserva a água subterrânea e os rios; - Por serem leves, usam o mínimo de matéria-prima na sua fabricação, além de economizar muito combustível e evitar a emissão de gases de efeito estufa




 


Estas últimas duas características das embalagens de PET representam o que há de mais importante para o meio ambiente, segundo a ONU: evitar o efeito estufa e preservar a água.




 
 
Todos podemos contribuir para que as embalagens de PET sejam efetivamente recicladas, aumentando e potencializando todos os benefícios acima: basta encaminhar as garrafas e frascos para a reciclagem. 

 Fonte:www.abipet.org.br





 

  • Share:

You Might Also Like

0 comentários